quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Boa finalizacao de Flavio canto

Um video de uma boa finalização do Flavio Canto em um torneio em Nova York.


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Canto se recupera e está convocado para Mundial por equipes

Canto se recupera e está convocado para Mundial por equipes

O judoca Flávio Canto, medalhista olímpico em 2004, já treina normalmente depois de se recuperar da contusão sofrida na semifinal dos Jogos Pan-Americanos. Ele foi convocado pela comissão técnica da seleção para lutar no Campeonato Mundial por Equipes, que será realizado em novembro, na China. O judoca Flávio Canto apoiando o braço depois de sua contusão no Pan-AmericanoCanto e Tiago Camilo, atual campeão mundial, foram chamados para a categoria até 81 kg. O que promete ser a grande disputa pela vaga olímpica, terá o primeiro capítulo em Pequim. Segundo a comissão técnica, não há definição de titular e reserva ainda para a disputa. "Depende da conveniência para cada luta. Por se tratar de uma competição de equipe, veremos na hora", afirmou Ney Wilson, coordenador da seleção. Canto teve uma lesão no cotovelo direito durante a luta contra o norte-americano Travis Stevens, que acabou campeão do Pan do Rio. O incidente tirou o atleta da disputa pela vaga no Mundial. Tiago Camilo, sem rivais no Brasil, foi confirmado como titular e ficou com o ouro. O fato deixou a disputa pela vaga olímpica ainda mais acirrada. Recuperado e treinando há pouco mais de 20 dias, o judoca se concentra para chegar forte na seletiva olímpica de 2008. No Pan, Canto lutou na categoria até 81 kg, e Camilo foi para os médios (até 90 kg), quando também conquistou o ouro. Neste Mundial de novembro apenas dois países representarão o continente americano. O Brasil no masculino e Cuba no feminino. Estão convocados: Charles Chibana (-60kg), João Derly e Leandro Cunha (-66kg), Pedro Guedes e Victor Penalber (-73kg), Tiago Camilo e Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Correa e Leonardo Leite (-100kg) e João Gabriel Schilittler (+100kg). "Não estávamos focados nisso. Por causa da mudança de gestão da Federação Internacional, o torneio aconteceu agora. Ele era de 4 em 4 anos. Não era alvo para gente agora, mas estamos indo com uma equipe forte", completou Wilson. Outras três atletas são novidades na seleção. Charles Chibana, na categoria até 60 kg, entra no lugar de Alexandre Lee (titular machucado), Denílson Lourenço (fora da seleção por causa de excesso de peso) e Breno Alves (titular no Mundial). Victor Penalber (até 73 kg) substitui Leandro Guilheiro, que ainda está em recuperação de uma lesão nas costas após o Mundial. Até 91 kg, a volta de Hugo Pessanha, que se machucou antes do Pan, é uma esperança para a categoria. Outro evento em Pequim marcará a passagem brasileira. João Derly e Tiago Camilo participarão de um teste para os Jogos Olímpicos ainda antes do Mundial por equipes.

Tecnicas do Judo

Na aplicação de waza (técnicas), tori é quem aplica a técnica e uke é aquele em que a técnica é aplicada. As técnicas do judô classificam-se em:

Nage-waza (técnicas de arremesso)
Tachi-waza (técnicas em pé)
Te-waza (técnicas de braço)
Koshi-waza (técnicas de quadril)
Ashi-waza (técnicas de perna)
Sutemi-waza (técnicas de sacrifício)
Mae-sutemi-waza (técnicas de sacrifício para frente)
Yoko-sutemi-waza (técnicas de sacrifício para o lado)
Katame-waza (técnicas de domínio no solo)
Osaekomi-waza ou osae-waza (técnicas de imobilização)
Shime-waza (técnicas de estrangulamento)
Kansetsu-waza (técnicas de luxação)

COB cria núcleo científico visando ao desenvolvimento do esporte

COB cria núcleo científico visando ao desenvolvimento do esporte
brasileiro


Em mais visando ao desenvolvimento do esporte olímpico nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro criou a área de Ciência do Esporte, subordinada ao Departamento Técnico da entidade. As informações sobre os estudos e os conhecimentos científicos relacionados às práticas esportivas terão espaço no site oficial do COB, que também listará eventos acadêmicos ligados ao setor, realizados no Brasil e no exterior.

Supervisionados pelo Gerente Geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, Luis Eduardo Viveiros de Castro, mestre em Educação Física na área de Fisiologia do Exercício, especialista em treinamento de força e treinamento esportivo e com Licenciatura Plena e Bacharelado com ênfase em Esporte; e Isadora Britto, bacharel em Educação Física com Licenciatura Plena com ênfase em Esporte, mestre em Esporte, Cultura e Sociedade pela University of Brighton (Inglaterra) e especialista em preparação física, formam a área científica do COB. O novo setor tem como objetivo permitir que dados científicos se tornem um instrumento concreto de auxílio e desenvolvimento do esporte de alto nível no país. O núcleo procura fazer uma ligação entre o meio acadêmico e as Confederações Brasileiras Olímpicas, buscando um melhor desempenho dos atletas nacionais.

"Em qualquer explicação para um processo evolutivo estão subentendidas idéias de aprimoramento, de mudança para melhor. O setor de Ciência do Esporte do COB pretende empregar dinamismo que viabilize uma transição visando ao progresso do esporte olímpico brasileiro. Para que aconteça o crescimento deve haver uma interação entre as partes que cercam o esporte de alto rendimento", define Luis Eduardo, coordenador da área de Ciência do Esporte do COB.

"O calendário de eventos acadêmicos também facilitará os técnicos na hora de escolherem cursos de atualização profissional, pois nem sempre a divulgação desses eventos tem um longo alcance. Para que se obtenha sucesso no esporte de alto rendimento é necessário conhecer e controlar as muitas variáveis do treinamento esportivo. Nossa proposta é levar o conhecimento da ciência do esporte para a realidade dos treinadores, permitindo que os planos de treinamento sejam aperfeiçoados", acrescenta Isadora.

Além da divulgação dos eventos e do acompanhamento da rotina de treinamentos, os pesquisadores preparam o lançamento de um boletim técnico-científico, com informações relacionadas à área de treinamento de alto rendimento.

"Os resultados obtidos pelas grandes potências esportivas, das Américas, Europa e Ásia, encontram explicações na maneira cada vez mais aplicada com que se encara o esporte. O COB enxerga que o crescimento do nosso esporte olímpico só tem a lucrar com mais essa ferramenta de aprimoramento", conclui José Roberto Perillier, gerente geral do Departamento Técnico do COB.

Comitê Olímpico Brasileiro

domingo, 21 de outubro de 2007

Ideologias do Judo

1) Quem teme perder já está vencido.
2) Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
3) Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
4) Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
5) O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
6) Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
7) O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
8) Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
9) Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Judô Mineiro : Luciano e Érika no Mundial por equipes

O judocas da Belo Dente/Minas Luciano Corrêa (meio-pesado) e Pedro

Guedes (leve) irão representar o Brasil no Campeonato Mundial por

equipes, que acontecerá em Pequim, nos dias 17 e 18/11. Ainda na

China, a minastenista Érika Miranda participará de um evento teste

para os Jogos Olímpicos de 2008, nos dias 15 e 16/11.


Minas Tênis Clube

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Integrantes da Seleção Brasileira de Judô participa de homenagem

Integrantes da Seleção Brasileira de Judô participam nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, às 17h30, da entrega de placa de agradecimento à marca esportiva Mizuno, patrocinadora oficial do Campeonato Mundial de Judô, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

O evento contará com a presença dos judocas brasileiros João Derly (medalha de ouro no Mundial e único judoca masculino já classificado para as Olimpíadas de Pequim); Luciano Correa (medalha de ouro no Mundial na categoria meio pesado até 100kg), Tiago Camilo (medalha de ouro no Mundial até 81kg e prata nas Olimpíadas de Sidney); Érika Miranda (5ª colocada no Mundial na categoria meio leve até 52kg, prata no Pan do Rio e única judoca do feminino já classificada para Pequim), Daniela Polzin (medalha de prata no Pan do Rio na categoria ligeira feminina); além do técnico da equipe Luiz Shinohara e do presidente da Confederação Brasileira de Judô Paulo Wanderley Teixeira.

A entrega da placa acontece na sede da Alpargatas, empresa representante da marca Mizuno no Brasil (rua Funchal, 160 – Vila Olímpia).

Fonte: Assessoria de imprensa Mizuno
Confederação Brasileira de Judô

sábado, 13 de outubro de 2007

Quinta edição do Grand Prix Nacional de Judô é adiada para 2008

Quinta edição do Grand Prix Nacional de Judô é adiada para 2008


Devido ao calendário muito apertado da temporada 2007, a Confederação de Judô decidiu adiar para 2008 a realização da quinta edição do Grand Prix Nacional de Judô, principal competição de clubes do país.

Somente neste ano foram realizados no Brasil eventos de peso como a etapa da Copa do Mundo de Judô, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial e diversas concentrações. Além disso, importantes competições objetivando os Jogos Olímpicos 2008 aconteceriam em meio ao Grand Prix, como o evento teste em Pequim, o Campeonato Mundial por Equipes e a Copa Jigoro Kano.

“Voltaremos com força total em 2008, com um evento padrão CBJ, onde será focado o fortalecimento dos clubes. Chegou a ser estudada a possibilidade de diminuir as etapas do Grand Prix, mas isso iria descaracterizar a sua fórmula original”, explica o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira

terça-feira, 9 de outubro de 2007

João Gabriel e Sabino competem na Índia

João Gabriel e Sabino competem na Índia


Medalha de bronze em mundiais civis, os judocas Mario Sabino e João Gabriel Schlittler são os destaques da delegação brasileira para os Jogos Mundiais Militares. A competição acontece de 14 a 21 de outubro em Hydebara, na Índia.

O pesado João Gabriel foi medalhista de bronze no último Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, em setembro. Entre seus adversários está o francês Pierre Robin. Sabino também foi bronze, mas no Mundial de Osaka-2003.

A delegação brasileira é complementada pelo ligeiro Ricardo Ayres, pelo meio-leve Victor Ferraz, pelo leve Renan Pinto, pelo meio-médio Marcelo Souza e pelo médio Gabriel Silveira.

sábado, 6 de outubro de 2007

Pré-Seletiva Olímpica seleciona 14 judocas

A Pré-Seletiva Olimpíca de Judô, realizada neste sábado, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, selecionou os 14 classificados para a Seletiva Olímpica Final, que acontece no dia 24 de novembro. Os vencedores enfrentam os atletas que foram reservas da equipe que representou o Brasil no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro.

Das 14 categorias olímpicas, duas já tem o nome do atleta garantido nos Jogos: meio-leve masculino e feminino, com João Derly e Érika Miranda. Os dois atletas atingiram os critérios estipulados pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô. Derly foi campeão dos Jogos Pan-Americanos 2007 e campeão Mundial 2007, e Érika ficou com a prata no Pan e foi quinta no Mundial.



Confira os classificados:

peso atleta
Feminino
-48kg Taciana de Lima (RS)
-52kg Andressa Fernandes (SP)
-57kg Mariana Barros (SP)
-63kg Amanda Cavalcante (PB)
-70kg Maria de L. M. Portela (SC)
-78kg Paloma Rocha (SP)
+78kg Aline Barbosa (SP)
Masculino
-60kg Charles Chibana (SP)
-66kg Tiago Takara (SP)
-73kg Victor Penalber (RJ)
-81kg Felipe Braga (DF)
-90kg Eduardo Santos (SP)
-100kg Mario Sabino (SP)
+100kg Walter Santos (SP)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

É injusto eu não ir à China, diz Camilo

É injusto eu não ir à China, diz Camilo
17'Set'2007 - Divulg. JUDOBRASIL


O campeão mundial do peso meio-médio, Tiago Camilo, não cogita ficar mais uma vez fora dos Jogos Olímpicos.

"Não vou aceitar isso. Não vou permitir que isso volte a acontecer na minha vida", disse, ao ser indagado sobre a possibilidade de não ir a Pequim.

A CBJ estipulou, para os homens, que o judoca que fosse campeão do Pan e finalista do Mundial se garantiria em 2008. Camilo não ficou com a vaga porque lutou os Jogos no peso médio (90 kg).

Ele disse que, quando as regras foram expostas, entendera que não haveria exceção por ter subido de classe no Pan. Afirma ser injusto não ir a Pequim.

A CBJ espera que Camilo dispute com Flavio Canto, que se recupera de lesão, uma seletiva para os Jogos. Camilo subiu de categoria no Pan e abriu espaço para Canto lutar nos meio-médios.

O campeão mundial diz acreditar que não exista um "queridinho" dos dirigentes, mas indaga. "Se eu tivesse em recuperação de lesão e ele tivesse vencido o Mundial como eu [com seis ippons em sete lutas], será que ia ter seletiva?"

Para Camilo, o rival poderia tentar a sorte nos 90 kg, como ele fez neste ano.

No qualificatório para Atenas-2004, Canto superou Camilo graças a uma punição a dois segundos do último confronto.

"Ele é o melhor do Mundial, mas as regras foram definidas antes e temos que ser criteriosos", diz Ney Wilson, diretor técnico da CBJ.