quinta-feira, 26 de junho de 2008

'Dor do Pan' impulsiona Guilheiro em Pequim

'Dor do Pan' impulsiona Guilheiro em Pequim
Amanda Sampaio, especial para a GE.Net

São Paulo (SP) - Um ano após a frustração de perder a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do ano passado devido a uma lesão nas costas, o judoca Leandro Guilheiro superou a dor física e emocional para seguir no caminho rumo ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Pequim.

Após perder a luta do primeiro lugar do Pan-2007 para o norte-americano Ryan Reser, Guilheiro falou que se sentia 'envergonhado'. Entretanto, atualmente, ele garante que conseguiu enxergar o lado positivo daquela derrota e superar a dor física e emocional que o abalou. "A dor do Pan me levou para um caminho melhor e que pode me levar até o ouro em Pequim. Doeu fisicamente e no coração, mas foi algo que me mostrou um outro lado, me levou aonde eu precisava estar. De lá para cá, melhorei em vários aspectos. Hoje, sou um cara que está mais perto de alcançar uma medalha na Olimpíada do que há um ano", afirma.

"Aquela derrota me deu um baque, porque eu estava vindo de uma série de lesões e, de repente, veio mais uma lesão séria que acabou me prejudicando em uma competição importante como o Pan e me deixando frustrado por ter lutado mal", revela o peso leve. "Foi uma coisa dolorosa, mas que de alguma forma me fez crescer como pessoa e como atleta. Foi ali que eu mudei umas coisas na minha vida, na minha preparação, o que acabou influenciando no meu desempenho como atleta", continua o atleta, que garante que evoluiu nesse ano que passou.

Com diversos tratamentos, Guilheiro recuperou-se da lesão nas costas a tempo de competir o Mundial de 2007, quando terminou em nono lugar. Após esta competição, o judoca prosseguiu com sua preparação para os Jogos Olímpicos. Agora, já recuperado, ele aposta que está pronto para as lutas que ainda enfrentará.

"Tenho me preparado para tentar chegar ao primeiro lugar do pódio em Pequim. Acredito que possuo condições para isso e tenho treinado para alcançar meu objetivo. A cada dia tento evoluir em termos de treinamento e o que passei no Pan me ajudou a crescer e melhorar meu desempenho como atleta", afirma.

Quanto às dificuldades e aos adversários que enfrentará nas Olimpíadas, Guilheiro miniminiza o favoritismo nipônico e aposta em sua própria garra. "Os japoneses não merecem mais atenção que os atletas da Argélia, por exemplo, até porque não existe favoritismo. O nível é bastante igual e todo mundo vai estar com muita vontade de ganhar", diz. "Acho que aquele que mais acreditar (na conquista) será o ganhador do ouro. Eu quero ser campeão, eu quero ganhar e não importa se for contra um japonês ou contra um argelino, eu quero ganhar", fala entusiasmado o judoca.

Bronze em Atenas-2004, o judoca afirmou que nunca pensou em desistir com as dificuldades. "Os problemas pelos quais passei me deram mais vontade de atingir meu objetivo, pois eu vi como aquilo (o judô) era importante. Foi ali (no Pan) que eu realmente percebi que era aquilo que eu queria", complementa.

Guilheiro alcançou o seu primeiro objetivo para este ano em maio, quando foi bronze na etapa de Moscou da Copa do Mundo, conquista que lhe garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos. Agora, com o passaporte carimbado e a frustração superada, o brasileiro espera ajudar a seleção verde-amarela a conquistar expressivos resultados em Pequim.

A equipe de judô que defenderá o Brasil nas Olimpíadas é formada por 14 atletas. Além de Guilheiro, a seleção masculina conta com Denilson Lourenço, João Derly, Tiago Camilo, Eduardo Santos, Luciano Correa e João Gabriel. Já o feminino será representado por Sarah Manezes, Erika Miranda, Ketleyn Quadros, Danielli Yuri, Mayra Aguiar, Edinanci Silva e Priscilpa Marques.

domingo, 22 de junho de 2008

Seleção feminina de judô viaja para treinos na Europa

 Na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção brasileira feminina de judô embarca neste sábado para a Europa, onde treinará por três semanas. Nesse período, a equipe do Brasil estará em três cidades diferentes: Paris (França), Castelldefels (Espanha) e Algarve (Portugal).

Nessa viagem, a seleção brasileira estará com a equipe olímpica completa, que conta com seis judocas: Sarah Menezes (categoria até 48kg), Érika Miranda (até 52kg), Ketleyn Quadros (até 57kg), Danielli Yuri (até 63kg), Mayra Aguiar (até 70kg) e Edinanci Silva (até 78kg).

"Será um laboratório com essas três escolas de judô. É sempre importante estar em contato com essas atletas, que poderão vir a ser nossas adversárias em Pequim", contou a técnica do Brasil, Rosicléia Campos. "Além disso, é importante o grupo estar reunido, inclusive com acompanhamento de uma nutricionista. Esta união que vem nos tornando uma equipe cada vez mais forte." (AE)

sábado, 14 de junho de 2008

Situação dos pesados já preocupa judô; Hernandes luta em São Paulo

O veterano Daniel Hernandes, terceira opção do judô brasileiro nos pesos pesados, foi convocado nesta sexta-feira para disputar o Desafio Internacional Brasil e Japão, no próximo domingo, no Ibirapuera, em São Paulo. A presença do paulista no time já é indício de que o judô brasileiro começa a se preocupar com a situação da categoria para Pequim-2008.

Tanto o titular olímpico João Gabriel Schlittler, quanto o reserva Walter Santos estão com problemas parecidos no joelho. O carioca Schlittler, bronze no Mundial do Rio de 2007, sofreu uma torção na Copa do Mundo de Belo Horizonte, em maio, lesionou o ligamento cruzado do joelho esquerdo e não compete desde então.

A lesão é mais grave do que a comissão técnica previa inicialmente. Ele já voltou aos treinos no tatame, junto com reforço muscular e fisioterapia, mas ainda não está liberado para competição.

Santos, que disputou a Copa do Mundo de Moscou e participou do treinamento de campo da seleção na França, voltou da Europa reclamando de falta de estabilidade no joelho, com uma lesão muito parecida com a de Schlittler. A Confederação Brasileira optou por poupar o atleta do desafio como precaução, caso a lesão de Schlittler se agrave e sua participação nas Olimpíadas fique a perigo.

Hernandes, que foi derrotado na seletiva brasileira do ano passado por Santos, está competindo normalmente. Ele participou do treinamento com a equipe francesa em São Paulo, no mês passado, e, na última semana, terminou em quinto lugar na etapa da Espanha da Copa do Mundo

Judô: Tiago Camilo e Leandro Guilheiro disputam desafio Brasil x Japão

Os judocas Tiago Camilo e Leandro Guilheiro entram no tatame neste domingo, às 12h30, para disputar o Desafio Internacional Brasil x Japão de Judô, que acontece no ginásio do Clube Atlético Paulistano, em São Paulo. O evento marca a última apresentação da Seleção Brasileira masculina no país antes do início das Olimpíadas de Pequim 2008.

Esta é a segunda vez que os dois países se enfrentam em um desafio. Em 2006, o evento aconteceu em Maringá (PR) e o Brasil ficou com a vitória.

O peso leve Leandro Guilheiro não participou do Desafio Brasil x Espanha, no último domingo, em Brasília (DF), devido a uma contratura nas costas, mas já está recuperado e tem presença confirmada contra a Seleção Japonesa.

- Queria muito ter lutado no Desafio contra a Espanha, mas não tive condições. Fiz um exame nas costas e já me sinto bem para lutar contra o Japão. Ter a oportunidade de se apresentar diante da torcida brasileira é algo que qualquer atleta gostaria antes de embarcar para uma olimpíada - disse o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Leandro Guilheiro.

Tiago Camilo enfrentará o japonês Shinya Yoshinaga (prata na Copa do Mundo de Hamburgo-2006), na categoria até 81kg. Já Guilheiro terá pela frente Yasutaka Narita (prata no Mundial Universitário 2006).

Judô: Mayra Aguiar receberá homenagem no Citadino


O Campeonato Citadino de Judô promete ser emocionante neste. Cerca de 300 atletas de nove entidades diferentes se inscreveram para a disputa do Troféu ABE 150 anos, no Colégio Farroupilha. O horário de início das lutas está marcado para as 9 horas, com as categorias infanto-juvenil e máster.

Logo em seguida, às 11h, a Federação Gaúcha de Judô (FGJ), organizadora do evento, vai homenagear Mayra Aguiar. A gaúcha, de 16 anos, será a mais nova integrante da Seleção Brasileira de judô nos Jogos Olímpicos.

Além dela, outro atleta confirmado para Pequim estará no Colégio Farroupilha, João Derly. Ele vai conferir a estréia dos meninos de seu projeto social, o Instituto Pódium, que estarão estreando em competições oficiais.

O Colégio Farroupilha fica na rua Carlos Hubber, 425, no bairro Três Figueiras. Mais informações podem ser obtidas no site da FGJ. A entrada é franca.

sábado, 7 de junho de 2008

Seleção feminina de judô se despede do Brasil em amistoso contra Espanha

As integrantes da equipe olímpica brasileira de judô participam neste domingo do último evento no país antes dos Jogos de Pequim-2008. A seleção faz um amistoso contra a Espanha, em Brasília.

"É legal a seleção feminina ter essa despedida da torcida brasileira em Brasília. Com certeza, a impressão que deixaremos para os Jogos Olímpicos será muito boa", afirmou Sarah Menezes, da categoria até 48 kg.

A equipe masculina, que também participará do desafio, terá ainda pela frente um amistoso nos mesmos moldes contra o Japão, em 15 de junho.

O Brasil terá representantes em 13 das 14 categorias do judô olímpico. Apenas Priscila Marques, que compete entre atletas acima de 78 kg, não conseguiu a classificação para os Jogos.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Judô: Rochele, Mayra, Derly e Camilo lutam em no final de semana



Rochele Nunes embarca nesta quinta-feira para Brasília onde disputa o Campeonato Sul-Americano Sênior no sábado. Será a primeira competição da judoca da Ulbra após confirmar a vaga no seu segundo Mundial Júnior da carreira.

No Sul-Americano Sênior, o Brasil será representado pela seleção Sub-23 e Rochele é a titular da categoria pesado feminino. Também participam da competição as equipes de Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina, Peru, Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela.

- Seleção Olímpica compete no domingo

Não será apenas no sábado que o judô do Rio Grande do Sul sobe em tatames da capital federal. No domingo, a Seleção Olímpica do Brasil – da qual fazem parte João Derly, Tiago Camilo e Mayra Aguiar – enfrenta a Espanha no desafio internacional, a partir das 9 horas. As lutas serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv (39 da Net/Sky).