sábado, 28 de março de 2009

Brasil vence três finais no Pan-Americano de Judô


O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Judô com a conquista de três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, nesta sexta-feira. Com isso, os atletas deixam Buenos Aires com 14 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e quatro de bronze.

Nesta sexta, Leandro Guilheiro (até 73kg) conquistou a medalha de ouro ao vencer o canadense Nicholas Tritton por yuko. João Derly (até 66kg) ganhou a sua final contra o argentino Miguel Albarracin com um ippon.

Luciano Corrêa conseguiu a medalha de ouro na categoria absoluto ao vencer o cubano Oscar Braison com um ippon. "O ouro pan-americano tem um sabor especial. Estou muito feliz e vejo que o trabalho está sendo bem-feito", comemorou.

Danielle Zangrando (até 57kg) ficou com a medalha de prata ao perder a final para a cubana Yurisleidy Lupetey por ippon. As medalhas de bronze foram conquistadas por Sarah Menezes (até 48kg) e Claudirene César na categoria absoluto.

quinta-feira, 26 de março de 2009

João Gabriel Schlittler é prata no Pan de Judô

RIO - O judoca carioca João Gabriel Schlittler ficou com a medalha de prata na categoria pesado do Campeonato Pan-Americano de Judô, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina.

João Gabriel Schlittler derrotou o americano Daniel Mccormick, por ippon, e o canadense Andrew Goulet por wazari. Na final, João Gabriel perdeu para o cubano Oscar Braison.

Seis brasileiros vão às finais no Pan de Judô; Canto revê algoz do Rio


O Brasil teve um bom início de competição nesta quinta-feira, na disputa do Campeonato Pan-Americano de judô, realizado em Buenos Aires. Seis atletas do país conquistaram vagas nas finais, em oito categorias disputadas na abertura do evento. As decisões acontecem ainda nesta quinta-feira.

FI
Flávio Canto teve de deixar o Pan do Rio, em 2007, por uma luxação no cotovelo
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE JUDÔ
Nas categorias masculinas, Flávio Canto venceu seus dois combates e voltou a uma final de Pan-Americano, contra um rival conhecido. Ele enfrentará o americano Travis Stevens, seu algoz nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, uma lesão no cotovelo direito tirou as chances de pódio do brasileiro.

Para chegar à decisão da categoria até 81 kg, ele teve um ippon contra o colombiano Cesar Bebbeo na abertura e depois venceu o chileno Luis Retamales na semifinal.

Eduardo Santos (até 90 kg), bateu o uruguaio Pablo Aprahaman e o argentino Diego Rosati até chegar à decisão, enfrentando Alexandre Edmond, do Canadá. O pesado João Gabriel Schlittler também bateu dois rivais e enfrentará Oscar Braison, de Cuba, um medalhista olímpico com o bronze em Pequim.

Pelas mulheres, Danielli Yuri (até 63 kg) terá uma judoca da casa como adversária pelo ouro: Daniela Krukower. Yuri, ouro no Pan de 1999 e prata no de 2007, passou na semifinal pela atleta do México Karina Acosta, com um ippon.

Entre as judocas de até 70 kg, Maria Portela teve um triunfo contra a canadense Kelita Zupancic pela vaga na decisão e enfrentará Yuri Avelar, da Colômbia. E, completando as finais femininas, Claudirene César (acima de 78 kg) bateu Alyssa Cauchy, do Canadá, e pega a cubana Idalis Ortiz, bronze em Pequim-2008, na final.

Os outros dois brasileiros que não chegaram à final, Deborah Souza (até 78 kg) e Luciano Correa (até 100 kg), disputarão o bronze. Outros seis lutadores terão seus combates na sexta-feira.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Luciano Correa e Ketleyn Quadros são destaques no Torneio Início em BH


Os judocas Luciano Corrêa e Ketleyn Quadros entram novamente em ação neste sábado pelo Torneio Início. A disputa será realizada no Colégio Militar, em Belo Horizonte, a partir das 15h, e contará com a participação da nata do judô mineiro.

Para Luciano Corrêa, que embarca na próxima terça-feira para a disputa do Pan-Americano, em Buenos Aires, este é o primeiro de dois grandes desafios:

"É muito bom participar do Torneio Início. Um campeonato que vem mostrando potencial, revelando mais atletas e a importância de Minas Gerais para o judô brasileiro". Luciano aproveitará o torneio para se preparar para o Pan, apesar de já estar em boa forma física e técnica".

O judoca disputou seu último torneio há um mês, quando conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria.

Ketleyn Quadros, já recuperada de uma virose que a deixou sem treinar por alguns dias, é promessa de muita garra no tatame:

"Estou tranqüila, me sentindo bem. Darei o meu máximo. O resultado será conseqüência"

O Torneio Início garante ao campeão de cada categoria vaga na disputa do Campeonato Brasileiro Região IV, que conta com Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de Minas Gerais. A disputa está prevista para os dias 3, 4 e 5 de abril, no Rio de Janeiro.

domingo, 15 de março de 2009

Thiago Camilo e Pessanha ficam com vaga na Seleção Brasileira de judô

Os judocas Tiago Camilo e Hugo Pessanha conquistaram neste sábado, em Salvador, as duas últimas vagas da categoria médio (-90kg) na Seleção Brasileira da modalidade. Os dois se juntaram a Eduardo Santos.

Camilo venceu os dois combates que realizou. Na primeira luta, passou por Hugo Pessanha com um ippon, em apenas 57 segundos. Na sequência, superou Ricardo Trevisan também por ippon, mas em quase três minutos de duelo.

- Eu amo o que faço. É uma alegria muito grande garantir a vaga na Seleção Brasileira e o desafio é o combustível da minha carreira. O resultado conquistado nesta seletiva é reflexo de muito trabalho - disse o judoca, que resolveu mudar de categoria para o novo ciclo olímpico.

Já Pessanha, que no seu segundo duelo também aplicou um ippon em Ricardo Trevisan, em 2min31s de combate, ficou aliviado com a conquista da vaga.

- Estava muito apreensivo para esta seletiva, pois toda a temporada dependia do resultado daqui. Sabia que se fosse eliminado ficaria fora da Seleção em todo o ano e quero muito competir para poder buscar o ranqueamento para as Olimpíadas de Londres - afirmou.

Neste novo ciclo olímpico, a Seleção Brasileira de judô é formada por três judocas em cada categoria. A classificação para Londres-2012 levará em conta os resultados obtidos entre 1º de maio de 2010 e 30 de abril de 2012.

Confira os atletas que compõe a seleção brasileira 2009:

Masculino
-60kg Denilson Lourenço, Felipe Kitadai e Ricardo Ayres
-66kg João Derly, Leandro Cunha e Luiz Revite
-73kg Leandro Guilheiro, Marcelo Continni e Rodrigo Rocha
-81kg Flávio Canto, Rodrigo Luna e Nacif Elias
-90kg Eduardo Santos, Tiago Camilo e Hugo Pessanha
-100kg Luciano Correa, Leonardo Leite e Carlos Honorato
+100kg João Gabriel Schlittler, Walter Santos e Daniel Hernandes
Técnico: Luiz Shinohara

Feminino
-48kg Sarah Manezes, Daniela Polzin e Taciana Resende
-52kg Erika Miranda, Andressa Fernandes e Raquel Lopes
-57kg Ketleyn Quadros, Danielle Zangrando e Mariana Barros
-63kg Danielli Yuri, Vania Ishii e Camila Minakawa
-70kg Mayra Aguiar, Maria Portela e Márcia Costa
-78kg Edinanci Silva, Claudirene Cesar e Deborah Almeida
+78kg Priscilpa Marques, Aline Puglia e Maria Suelen Althaman
Técnica: Rosicléia Campos