quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rio oficializa candidatura ao Mundial de Judô de 2013


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, cumpriu a promessa feita ao presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, durante o Grand Slam de Judô, no Maracanãzinho, em maio, e nesta quarta-feira assinou o termo de compromisso que faz da cidade carioca candidata a sede do Mundial de Judô, em 2013.

- O Rio está se candidatando a mais um desafio. O Mundial acrescenta ainda mais valor ao calendário de eventos que teremos até a Olimpíada de 2016, nos ajudando no processo de preparação para os Jogos. Já fizemos um documento inicial, aprovado pela CBJ, e agora vamos partir para a elaboração do dossiê de candidatura - afirmou a secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins.


  • SMARTPHONE com R$ 200,00 de desconto. Aproveite!!!

Salvador receberá a Copa do Mundo de Judô por equipes


No ritmo dos tambores do Olodum, começa nesta quinta-feira, às 16h, no Centro de Convenções, em Salvador (BA), a reta final da Copa do Mundo por Equipes. O torneio é inédito e será disputado até sábado, quando acontece a final. Após cinco rodadas, disputadas em Belo Horizonte (MG), três países estão matematicamente garantidos na semifinal:Coreia do Sul, Japão e Brasil. 

Até o momento, Japão e Coreia do Sul dividem a liderança com 13 pontos. O Brasil está em terceiro, com 12 pontos. Na competição por equipes, os países se enfrentam nos cinco pesos, podendo os combates acabarem empatados, com a vitória valendo três pontos e o empate um. 

seleção brasileira masculina, formada por Alex Pombo (-66kg), Leandro Cunha (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Maicon França (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Bruno Altoé (-90kg), Luciano Corrêa (+90kg), Walter Santos (+90kg) e Rafael Silva (+90kg), acredita que a torcida baiana e o clima de festa que é característico da cidade de Salvador sejam um elemento a mais para o sucesso do país na Copa do Mundo por Equipes. 

"Eu sou do Rio de Janeiro, mas cresci ouvindo aquela história de quando você pisa na Bahia a energia é diferente, tem uma alegria contagiante. Já lutei em Salvador outras vezes e só tenho boas lembranças. A Copa do Mundo por Equipes é um evento muito importante, fundamental para a nossa preparação para o Mundial do Japão, em setembro. Tenho certeza que se depender da torcida baiana já estamos com a medalha de ouro no peito", disse o medalhista olímpico Flávio Canto. 

seleção brasileira terá duas novidades em Salvador. Maicon França e Bruno Altoé substituem os lesionados Leandro Guilheiro e Hugo Pessanha, respectivamente. Para o baiano Maicon, a chance de voltar a lutar pela seleção, em casa, é mais que especial. 

"Eu tenho uma grande responsabilidade, que é substituir um atleta do nível do Leandro. Mas, em Salvador, com a torcida e a família me apoiando tenho certeza que vou lutar muito para dar um ponto para a nossa seleção", afirmou Maicon, que lutou pela seleção em 2004 num Ibero-Americano, também disputado em Salvador. 


  • Seja MEMBRO em nossa comunidade no ORKUT e seguidor no TWITTER
  • SMARTPHONE com R$ 200,00 de desconto. Aproveite!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Luciano Corrêa fatura ouro em Grand Slam de judô



O judoca brasileiro Luciano Corrêa conquistou neste domingo a medalha de ouro no Grand Slam de Moscou, uma das etapas do Circuito Mundial. O campeão mundial na categoria até 100 kg subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer na decisão o russo Tagir Khaybulaev por yuko.

O grande destaque do brasileiro, porém, foi a vitória na semifinal, sobre o japonês Takamasa Anai, atual líder do ranking mundial. "Todos sabem como é complicado disputar uma competição desse porte. Tem grandes atletas, com um nível bem elevado e, por isso, conquistar uma medalha é muito difícil. Eu consegui vencer um ótimo competidor. O Takamasa tem muita habilidade, porém encaixei um ippon e saí com a vitória da semifinal", comemorou.

Antes de enfrentar o líder do ranking, Corrêa superou o russo Zafar Makhmadov, na estreia, e o ucraniano Artem Bloshenko, ambos por ippon. Nas quartas de final, bateu Maxim Rakov, do Casaquistão, que sofreu duas punições.

"Estou muito feliz por vencer, por estar no pódio e por representar o judô brasileiro. Aos poucos estou conquistando meu espaço no cenário mundial e esse título faz com que cada vez mais eu tenha confiança para os próximos desafios. Quero ganhar sempre mais", avisou o judoca.

Com a conquista de Corrêa, o Brasil encerrou sua participação na capital russa com três medalhas, na quinta colocação do quadro geral. Ainda neste domingo, Flávio Canto levou o bronze na categoria até 81 kg, mesma colocação de Bruno Mendonça, até 73 kg, no sábado. Canto venceu três lutas seguidas, mas caiu na semifinal diante do sul-coreano Dae-Nam Song, por ippon.

Na mesma categoria, Leandro Guilheiro foi derrotado pelo italiano Antonio Ciano por yuko no golden score e ficou de fora do pódio pela primeira vez desde que mudou de categoria em dezembro do ano passado.

Entre os demais brasileiros, o mais bem colocado foi Rafael Silva, que ficou em quinto lugar na categoria acima de 100 kg após ser batido pelo húngaro Barna Bor, por ippon, nas quartas de final. Hugo Pessanha, até 90 kg, caiu logo na estreia, assim como Utkur Kurbanov, do Usbequistão.

No feminino, Mayra Aguiar, até 78 kg, venceu Lkhamdegd Purevjargal, da Mongólia, por ippon logo na estreia, mas perdeu da japonesa Tomomi Okamura no golden score ao ser penalizada com um shido. Maria Suelen Althaman, acima de 78 kg, também caiu na segunda luta, assim como Helena Romaneli, até 70 kg. Já Aline Puglia, acima de 78 kg, caiu no primeiro confronto. 

DICA DO BLOG: Veja faixas para artes marciais, de várias cores e Kimono para treino de Judô

Flávio Canto leva bronze no Grand Slam de Judô em Moscou


O medalhista de bronze em Atenas-2004 Flávio Canto confirmou a boa fase com mais uma medalha nesta temporada. Das últimas cinco competições internacionais que disputou ( Pan-Americano de Judô, Grand Slam do Rio, Copa do Mundo de Madrid, Copa do Mundo de Portugal e Grand Slam de Moscou), Canto conquistou duas medalhas de ouro e três medalhas de bronze.

O Grand Slam de Moscou foi disputado por 488 atletas de 53 países, entre eles os principais judocas do planeta, já que é a última grande competição antes do Mundial de Judô, em setembro.

Na Rússia, Flávio Canto estreou contra Sergiu Toma, da Moldávia, e venceu no Golden Score por yuko. Na segunda luta, vitória por ippon em cima do marroquino Safouane Attaf. No terceiro combate, Canto derrotou o italiano Antonio Ciano por ippon, em apenas 51 segundos.

Na semifinal, no entanto, Flávio acabou perdendo para o sul-coreano Dae-Nam Song por ippon e ficou com o bronze na categoria meio-médio (-81kg) conquistando a sua quinta medalha em cinco competições seguidas.

Os outros judocas do Instituto Reação (projeto social de Canto) no Grand de Slam de Moscou foram Rafaela Silva, na categoria leve (-57kg) e Leonardo Leite, na meio-pesado (-100kg). Rafa Silva acabou perdendo na estreia para a russa Irina Zabludina por yuko. Léo Leite foi derrotado por wasari para Utkur Kurbanov, do Uzbesquitão.

Os judocas seguem na Rússia com a seleção brasileira fazendo treinamento de campo e irão retornar ao Brasil apenas no próximo final de semana.

DICA DO BLOG: Veja faixas para artes marciais, de várias cores.