sábado, 30 de outubro de 2010

Brasil disputa Mundial de Judô por equipes neste final de semana

O judô brasileiro entra no tatame neste fim de semana, na disputa pelo Campeonato Mundial por Equipes, em Antalaia, na Turquia. No sábado (30) será a vez das mulheres lutarem, enquanto o domingo (31) ficará reservado para os homens. O evento conta com as oito melhores equipes do mundo. Estão confirmados no masculino a Geórgia, Coréia do Sul, Japão, Mongólia, Rússia, França, Brasil e Turquia. Já no feminino, lutam o Japão, Mongólia, China, Holanda, França, Alemanha, Brasil e Turquia. 

O medalhista olímpico Flávio Canto vê o Mundial por Equipes como uma oportunidade de ganhar ritmo para o restante da temporada. "Eu fui pego meio de surpresa com esta convocação, pois acabei de voltar de férias, mas acredito que será uma ótima oportunidade para me preparar para o Grand Slam do Japão, em dezembro. Estou bem animado para trazer um ótimo resultado para o Brasil", disse.

A seleção masculina foi prata nas edições de 1998 e 2007 do Mundial, além de ter conquistado o bronze em 2008. A seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Flavio Canto e Rafaela Silva são convocados para o Mundial de Judô


Alvos de polêmica no Mundial Sub-20, Flavio e Canto e Rafaela Silva estão entre os convocados para o Mundial de Equipes, que começa neste sábado, na Turquia. A judoca fora cortada da competição de sua categoria por ter, segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), deixado a concentração sem ter sido autorizada. Coordenador do projeto Reação, que revelou a atleta, Canto se insurgiu contra a CBJ, afirmando ser uma injustiça o ocorrido.

Além dos dois, a jovem Mayra Aguiar, que se despediu do Sub-20 com medalha de ouro, também está na equipe. No masculino, o Brasil terá a companhia de Georgia, Coreia do Sul, Japão, Mongólia, Rússia, França e Turquia. Já no feminino, os representantes são Japão, China, Holanda, Franla, Alemanha, Brasil e Turquia.

A seleção masculina, que foi prata nas edições de 1998 e 2007 e bronze em 2008, busca mais uma medalha. Enquanto a seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998.

Pelo regulamento, há combates em cinco pesos para homens/mulheres: até 66kg/até 52kg, 73kg/57kg, 81kg/63kg, 90kg/70kg e acima de 90kg/acima de 70kg.

O treinador Luiz Shinohara convocou para a seleção masculina praticamente a mesma equipe que disputou o Mundial Sênior, em Tóquio, em setembro.

-66kg
Leandro Cunha (66kg).
Alex Pombo (66kg)

-73kg
Bruno Mendonça

-81 kg
Flávio Canto

-90kg
Rodrigo Luna

+90kg
Rafael Silva
David Moura (+90kg).

Equipe feminina (técnica: Rosicléia Campos)

-52kg
Erika Miranda

-57kg
Rafaela Silva

-63kg
Mariana Silva

-70kg
Maria Portela, Nadia Merli,

+78kg
Mayra Aguiar


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gaúcha Mayra Aguiar é campeã mundial júnior de judô no Marrocos


A brasileira Mayra Aguiar chegou ao Marrocos com favoritismo comparável ao das superseleções de basquete dos EUA em olimpíada. Afinal, aos 19 anos, ela mal acabara de derrotar, uma a uma, todas as medalhistas dos Jogos de Pequim e conquistar o vice-campeonato mundial adulto — a façanha aconteceu mês passado, no Japão. A dúvida era: sucumbirá a moça à pressão advinda da certeza da vitória?

A resposta veio firme, inquestionável. Numa chave composta por 21 judocas, ela precisou de quatro lutas para se despedir da classe júnior, reservada a atletas de até 20 anos, com a glória do Campeonato Mundial simbolizada na medalha de ouro pendurada no pescoço e na japonesa Misaki Shimoda, a quem derrotou na semifinal, com cara de pouquíssimos amigos na foto do pódio. Algumas coisas não tem preço.

Mayra é uma espécie de cometa do judô brasileiro. Até 2007, só um círculo razoavelmente pequeno de pessoas tinha ouvido falar dela. Assim mesmo porque treinava como sparring de João Derly no do-jô da Sogipa, clube porto-alegrense onde o então campeão mundial meio-leve e principal judoca brasileiro treinava — e treina até hoje.

Ainda faixa marron, venceu a seletiva nacional e classificou-se para o Pan do Rio. Teve, por isso, que prestar exame às pressas para competir já como faixa preta. Assim foi feito e ela chegou à final com 17 anos incompletos. Mas não venceu. Saiu do Rio com a medalha de prata.

Desde então, só progride. Chegou ao pódio nos três campeonatos mundiais de que participou como júnior. Tem a coleção completa de medalhas, um bronze, uma prata e agora um ouro. Este conseguido no mesmo bimestre em que desbancou toda a elite do ranking mundial peso meio-pesado, para lutadoras de menos de 78 quilos.

Quem é ela
Nome: Mayra Silva Aguiar
Nascimento: 3/8/1991, em Porto Alegre (RS)
Idade: 19 anos
Peso: 77kg
Altura: 1,75m
Clube: Sogipa
Categoria: peso meio-pesado
Principais títulos: Campeã mundial júnior (sub-20) Marrocos-2010
Vice-campeã mundial adulta Tóquio-2010
Vice-campeã mundial júnior (sub-20) Tailândia-2008
Bronze no Mundial júnior (sub-20) França-2009
Prata Jogos Pan-Americanos do Rio-07



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

João Gabriel retorna em grande estilo










João Gabriel Schlittler retornou em grande estilo às competições de alto nível. No último dia 17, o judoca peso-pesado do Flamengo disputou o Aberto de Nova York (EUA) e foi um dos destaques ao subir no lugar mais alto do pódio.

A competição, New York Open Judo Championship, é considerada uma das mais importantes do calendário norte-americano e conta com a participação ativa dos melhores judocas da atualidade.

Este ano, o torneio foi realizado no Hunter College, em West Building. O Campeão de cada categoria ganhou um prêmio de US$1000.

sábado, 23 de outubro de 2010

Avaliação do Judô em 2010


A Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Judô realizou na última quarta-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, uma reunião de avaliação do ano de 2010. O encontro também serviu como planejamento para os dois anos que restam do ciclo olímpico para as Olimpíadas de Londres 2012.


Na reunião, dirigida pelo coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, houve a apresentação do calendário de 2011 e cada uma das áreas avaliou o que realizou em 2010 e fizeram propostas para aperfeiçoamentos das ações para o próximo ano.

Além disso, houve um cruzamento de dados  de todos os atletas da seleção brasileira sênior na parte técnica, médica, fisioterapia, nutrição, psicológica e estrategismo. Esta última área apresentou um relatório com avaliações de todas as lutas dos brasileiros da equipe sênior em 2009 e 2010.


DICA DO BLOG: DVDs com PROMOÇÔES imperdíveis

Judô do Brasil ganha medalha no Mundial Sub-20


Depois de ter conquistado duas medalhas na quinta-feira, a seleção brasileira de judô subiu novamente ao pódio no segundo dia de disputa do Mundial Sub-20, nesta sexta, em Agadir, no Marrocos. Dessa vez, o Brasil levou prata com Eleudis Valentim, na categoria até 52kg.

Na abertura do Mundial Sub-20, o Brasil tinha conquistado uma prata com Águeda Silva e um bronze com Nathália Brígida. E foi novamente o judô feminino quem levou a seleção brasileira ao pódio nesta sexta-feira, com a medalha de Eleudis Valentim.

Veja produtos de ARTES MARCIAIS

Para chegar ao pódio, Eleudis venceu a chinesa Li Minting, a húngara Barbara Maros, a francesa Priscilla Gneto e Majlinda Kelmendi, de Kosovo. Aí, já na final, a brasileira foi derrotada pela japonesa Anzu Yamamoto e ficou com a prata.

"Quando eu entrei para o judô eu não imaginava que um dia seria medalhista num Mundial, mas, desde o começo deste ano, eu acreditei que seria possível subir no pódio. Não foi a medalha de ouro, mas veio a prata e estou bem satisfeita", comemorou Eleudis.

DICA DO BLOG: DVDs com PROMOÇÔES imperdíveis

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Primeira medalhista brasileira no Judô se aposenta após nascimento da filha

Primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais, Danielle Zangrando teve sua primeira filha, Lara, no último sábado, em São Paulo, que nasceu com 3,075 kg e 48 cm.

"É a medalha mais importante que ganhei na minha vida", diz Danielle, que usou a experiência de atleta para superar o incômodo das contrações do parte normal. "Respirava fundo, pensava nas dores que senti durante toda a minha carreira e o autocontrole que aprendi a ter diante de situações adversas", explicou.

No momento do nascimento, a vida de judoca também ajudou. "Minha amiga e obstetra Tatyana Parmigiano segurou minha mão e disse: "Dani, imagine que você vai fazer uma luta de cinco minutos. Portanto, coloque toda a sua força de lutadora no momento das contrações'."

"Deu certo. Em poucos minutos, a Lara começou a nascer. Como ela estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço, assim que a cabecinha dela surgiu, a dra. Elisabeth D'Elia Matheus desenrolou o cordão e rapidamente a minha filhota nasceu", lembra Danielle, emocionada. "Como uma boa menina, tirou nota 9/10 no exame Apgard e em seguida já começou a mamar", contou.

Com a gravidez, descoberta em maio, a ex-judoca teve de antecipar a aposentadoria. Danielle pretendia se despedir nos Jogos Abertos do Interior, no próximo mês, em Santos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Flávio Canto é o novo reforço do judô tricolor


O Fluminense anunciou nesta quinta-feira a contratação do judoca Flávio Canto. Medalhista olímpico, Canto será apresentado no sábado, no ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras, e traz consigo alguns destaques de seu projeto social, o "Reação".

Além do judoca, o Tricolor vai anunciar o atirador carioca Julio Almeida, medalhista de ouro no Mundial de tiro esportivo da Alemanha, disputado nesta temporada. Os dois se juntam ao nadador Kaio Márcio, grande nome dos esportes olímpicos do clube.


Rogerio Sampaio é destaque na Special Olympics


O campeão olímpico Rogério Sampaio marcou presença no Brasileiro Absoluto de Judô das Olimpíadas Especiais, realizadas na última terça-feira em São Paulo. O atleta Breno Viola sagrou-se campeão, Anderson Silva ficou com a prata, e em terceiro lugar terminaram Jesse Barbosa e Fábio Cunha.

Com a ilustre presença do judoca Rogério Sampaio a apresentação para o público foi completa. O atleta fez demonstrações de golpes e contou um pouco de sua história como esportista. Rogério destacou como é gratificante apoiar a iniciativa:

"Temos que incentivar esse projeto, estar com esses atletas e passar um pouco da minha experiência é maravilhoso."

A Special Olympics Brasil 2010 contou com cerca de 250 atletas portadores de deficiência intelectual, de sete estados que competirão em sete modalidades incluindo o Judô.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Esportes » Esportes Felipe Kitadai conquista o ouro no Mundial de judô


O brasileiro Felipe Kitadai venceu o judoca sul-coreano Won-Jim Kim por ippon e conquistou neste sábado a medalha de ouro na categoria até 60kg na Copa do Mundo de judô, que está sendo disputado em Roma (Itália).

Antes de chegar à final, Kitadai conseguiu derrotar o japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico da história do judô.

Na mesma categoria, Breno Alves conquistou a medalha de bronze. Já Bruno Mendonça ficou com a prata na categoria leve.

No feminino, que está sendo disputado em Birmingham, na Inglaterra, a judoca Taciana Lima ficou com a prata no ligeiro e a meio-médio Camila Minakawa conquistou o bronze.

Danielli Yuri Barbosa, Alex Pombo e Luiz Revite também competiram, mas não conseguiram medalhas. Os torneios valem pontos no ranking para a classificação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

domingo, 3 de outubro de 2010

Brasileiro derrota o único tricampeão olímpico do judô e depois leva ouro

Ao passar pelo japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico do judô, Felipe Kitadai já poderia se considerar o campeão dos ligeiros na Copa do Mundo de Roma. Depois da façanha, embalado, o brasileiro venceu outras três lutas e conquistou o ouro. A categoria teve outra medalha verde-amarela, com o bronze de Breno Alves. Bruno Mendonça ficou com a prata na leve e, em Birmingham, no feminino, a ligeiro Taciana Lima faturou a prata e a meio-médio Camila Minakawa abocanhou o bronze.

A vitória de Felipe sobre Nomura foi por waza-ari, na segunda luta. Depois, ele derrotou o inglês Ashley Mackenzie, o alemão Robert Kopiske e o coreano Won-Jin Kim.

- Kitadai fez uma luta muito consciente, dominando o combate por inteiro. Usou seu poderoso ouchi-gari para vencer - contou o Major Ricardo Calixto, que acompanha a delegação do Brasil.

Brasil ganha mais quatro medalhas na Copa do Mundo de Roma de judô


Depois das três medalhas do sábado, o judô do Brasil subiu ao pódio mais quatro vezes neste domingo na Copa do Mundo de Roma. O peso pesado Rafael Silva e o meio-pesado Leo Leite ganharam a prata, enquanto os pesados Walter Santos e Luiz Carmo ficaram com o bronze.

No sábado, o Brasil tinha conseguido o lugar mais alto do pódio com o ligeiro Felipe Kitadai. Breno Alves, também ligeiro, e Bruno Mendonça, leve, tinham ficado com o bronze, totalizando sete medalhas para o Brasil na competição.

Em Birmingham, na Inglaterra, onde está sendo disputada a competição feminina, Taciana Lima ficou com a prata na categoria ligeiro. Camila Minakawa foi bronze entre as meio-médios.