terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasil decepciona no último dia do Grand Slam de Judô

O Brasil não conquistou medalhas ontem, terceiro e último dia de disputa do Grand Slam de Tóquio, no Japão. Os destaques foram Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen (+78kg) que ficaram na quinta colocação. A seleção brasileira terminou a competição na quarta colocação no quadro geral de medalhas, com uma prata (Tiago Camilo) e dois bronzes (Sarah Menezes e Leandro Guilheiro). Donos da casa, os japoneses dominaram o evento com impressionantes 11 medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze. França e Coreia do Sul ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Mayra Aguiar venceu a japonesa Asami Hiraoka por ippon na estreia em Tóquio. Na rodada seguinte, bateu por ippon a canadense Amy Cotton, mas acabou derrotada nas quartas de final pela chinesa Xiuli Yang. Já Maria Suellen superou a coreana Ji-Youn Kim por yuko na primeira luta, mas no segundo confronto perdeu por wazari para a cubana Idalys Ortiz.

No masculino Luciano Correa (100kg) venceu na estreia o húngaro Balint Farkas por yuko e perdeu pela mesma pontuação para o japonês Ryunosuke Haga. No peso pesado, Daniel Hernandes foi superado na estreia pelo holandês Luuk Verbij por wazari, enquanto Rafael Silva perdeu para o japonês Hiroki Tachiyama por wazari.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sarah Menezes é bronze no Grand Slam de judô, em Tóquio


A judoca brasileira Sarah Menezes conquistou neste sábado a medalha de bronze na categoria ligeiro (até 48 quilos) na primeira rodada do Grande Slam de Tóquio. Sarah derrotou a romena Carmen Bogdan por wazari nas quartas de final e garantiu o bronze, mas sofreu uma luxação na mão direita, que a impediu de enfrentar a japonesa Kaori Kondo nas semifinais.

Outros brasileiros não repetiram o bom desempenho da judoca em Tóquio. Leandro Cunha e Erika Miranda foram derrotados na segunda rodada nas categorias meio-leve (até 66 quilos) e meio-ligeiro (até 52 quilos), respectivamente.


Camilo fica com a prata, e Guilheiro é bronze no Grand Slam de Tóquio

Em uma luta dura, decidida por duas advertências, Tiago Camilo (-90kg) viu a medalha de ouro escapar, e o Brasil fechou o segundo dia do Grand Slam de Tóquio com uma prata e um bronze. Pouco antes, Leandro Guilheiro tinha parado nas semifinais da categoria 81kg. No sábado, Sarah Menezes também foi bronze, na - 48kg. As disputas continuam nesta segunda-feira.

Em casa e menos desgastado fisicamente, o japonês Masashi Nishiyama ameaçou o brasileiro em todo momento. A 1 minuto do fim, Camilo recebeu a segunda advertência, que se transformou em uma punição, e ficou em situação delicada.

Nono do mundo, Tiago tinha derrotado o uzbeque Khurshid Nabiev, 12º do ranking, nas semifinais. Antes, deixou para trás o japonês Yuki Haruyama, o espanhol David Alarza e o georgiano Varlam Liparteliani.

Número três do ranking da - 81kg, onde compete há 1 ano, Guilheiro foi derrotado na bandeirada, em decisão dividida, pelo japonês Takahiro Nakai, 16º do mundo, em um combate sem pontos no tempo regulamentar e no "golden score". Takahiro ficou com o ouro ao derrotar, por yuko, o compatriota Masahiro Takamatsu.

Entre as mulheres, Ketleyn Quadros perdeu logo na estreia para a alemã Miryam Roper, na categoria até 57kg. Mariana Silva, até 63 kg, ganhou a primeira luta contra a australiana Kylie Koenig, mas foi superada em seguida pela alemã Claudia Malzahn, terceira do mundo.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tiago Camilo viaja com a Seleção Brasileira de Judô para o Grand Slam de Tóquio


O judoca Tiago Camilo viajou para o Japão, para disputar o Grand Slam de Tóquio, entre os dias 11 e 13 de dezembro, em busca de mais um bom resultado para o Brasil. A competição marca o retorno de Tiago Camilo ao tatame após quase dois meses de recuperação de uma lesão sofrida no Campeonato Mundial, também disputado no Japão.

Embora não seja nenhum pouco bom ficar parado por lesão, a experiência de Tiago Camilo o preparou para esse tipo de situação e comemora seu retorno aos treinos sem dor alguma. "Foi tudo bem, tive uma boa recuperação e consegui voltar curado aos treinos e ficar parado por causa de lesão é sempre ruim, mas como já faz parte da vida do atleta, encaro numa boa", destaca o judoca.

O Brasil é reconhecido como uma grande força no cenário mundial e sempre que chega a uma competição figura entre os favoritos a medalha. Para Tiago, os bons resultados são frutos do cotidiano de treinamentos, alimentação e seriedade, isso faz do Brasil uma das principais potências do Judô mundial. "Sempre são boas, hoje a Judô Brasileiro está entre as pricipais potencias do Judô Mundial e isso nos credencia a ter bons resultados".


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lesão tira Flávio Canto de seleção brasileira de judô no Grand Slam de Tóquio


O peso meio-médio Flávio Canto desfalcará a seleção brasileira de judô no Grand Slam que será realizado em Tóquio entre os dias 11 e 13 deste mês. O medalhista olímpico sofreu um trauma no joelho direito e deve voltar aos tatames apenas na primeira semana de janeiro.

"O Flávio bateu com o joelho durante um treino e a região está muito inchada. Vamos fazer um exame mais detalhado daqui a 15 dias, mas não é um problema grave", explicou o médico da seleção brasileira, Breno Schor.

O time do Brasil já está viajando para o Japão e será representado no Grand Slam de Tóquio por Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg) no feminino.

Já a seleção masculina contará com Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

O Grand Slam de Tóquio faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e conta pontos para o ranking mundial e olímpico do esporte. A medalha de ouro vale 300 pontos, enquanto a prata garante 180 pontos na lista e o bronze 120.



domingo, 5 de dezembro de 2010

Mayra Aguiar embarca para o Grand Slam de Tóquio

A judoca da equipe Oi/Sogipa de judô Mayra Aguiar viaja na próxima segunda-feira para disputar o Grand Slam de Tóquio, no Japão. A competição será o último torneio do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e, uma medalha de ouro equivale a 300 pontos no ranking mundial.

A atleta é a atual 8ª colocada no ranking na categoria meio-pesado (-78kg), mesmo sem ter pontuado em 2009 (o ranking mundial é feito a partir dos resultados dos judocas nos últimos dois anos).

A competição ocorre entre os dias 10 e 12. O ranking mundial é o principal critério de seleção dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

"Eu vou com tudo para conseguir uma medalha. É claro que o meu corpo está cansado por ser final de temporada, mas esta competição é tão difícil quanto uma Olimpíada", disse Mayra.

Victor Penalber é bronze na Copa do Mundo da Coreia


Foram dois anos longe dos tatames por suspensão por doping pelo uso de diurético e, apenas 22 dias depois do retorno, o brasileiro Victor Penalber (73kg) voltou a subir no pódio de um evento internacional. Nesta sexta-feira, na Copa do Mundo de Suwon, na Coreia do Sul, Victor faturou com a medalha de bronze. O torneio conta pontos para o ranking olímpico e mundial da modalidade.

Para ficar com a medalha de bronze, Victor, atleta que faz parte do projeto Time Rio, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), fez uma campanha de cinco lutas, com quatro vitórias por ippon e uma derrota.

Na primeira rodada, Victor venceu o argentino Alejandro Clara, depois passou pelo chinês Chi Hang Wu. Na terceira luta, foi parado pelo sul-coreano Ki-Chun Wang, vice-campeão olímpico e bicampeão mundial, com um wazari. Pela repescagem, o brasileiro venceu o eslovaco Martin Zagorov e, na disputa do bronze, bateu o chinês Liu Wei.

A Copa do Mundo da Coreia é o segundo evento que Victor Penalber disputa após o gancho de dois anos. O retorno aconteceu na última semana no Grand Prix de Abu Dhabi. Na ocasião Victor ficou com a quinta colocação.

Aos 20 anos, Victor Penalber surgiu no cenário internacional em 2007, quando conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de Belo Horizonte. No mesmo ano, foi vice-campeão mundial por equipes na China. Em 2008, Victor representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Miami e ficou com a medalha de ouro, além de ser bronze no Campeonato Mundial Sub 20 na Tailândia.

> Resultados:

-60kg
1. Gwang-Hyeon Choi, KOR
2. Tumurkhuleg Davaadorj, MGL
3. Boldbaatar Chimed-yondon, MGL
3. Won-Jin Kim, KOR
5. Sergio Pessoa, CAN
5. Hirofumi Yamamoto, JPN
7. Nabor Castillo, MEX
7. Toru Shishime, JPN

-66kg
1. Dan Gheorghe Fasie, ROU
2. Jun-Ho Cho, KOR
3. Renwang Liu, CHN
3. Tomofumi Takajo, JPN
5. Jeong-Hwan An, KOR
5. Colin Oates, GBR
7. Bo-Bae Hwang, KOR
7. Sasha Mehmedovic, CAN

73kg
1. Ki-Chun Wang, KOR
2. Won-Jung Kim, KOR
3. Hwan Ku, KOR
3. Victor Penalber, BRA
5. Wei Liu, CHN
5. Nicholas Tritton, CAN
7. Adriano Santos, BRA
7. Martin Zagorov, SVK

48kg

1. Urantsetseg Munkhbat, MGL
2. Seung-Min Shin, KOR
3. Jung-Yeon Chung, KOR
3. Qinqin Mo, CHN
5. Oiana Blanco, ESP
5. Nataliya Kondrateva, RUS
7. Carmen Bogdan, ROU
7. Liudmila Bogdanova, RUS

52kg

1. Yuki Hashimoto, JPN
2. Laura Gomez, ESP
3. Solongo Baatarsaikhan, MGL
3. Eun-Hyae Lee, KOR
5. Sophie Cox, GBR
5. Kalpana Devi Thoudam, IND
7. Lucie Chytra, CZE
7. Natalia Sinitsyna, RUS

57kg
1. Corina Oana Caprioriu, ROU
2. Gemma Howell, GBR
3. Sumiya Dorjsuren, MGL
3. Jan-Di Kim, KOR
5. Andreea Stefania Chitu, ROU
5. Battugs Tumen Od, MGL
7. Morgane Ribout, FRA
7. Guirong Zhu, CHN

63kg

1. Lili Xu, CHN
2. Da-Woon Joung, KOR
3. Vera Koval, RUS
3. Miku Tashiro, JPN
5. Ja-Young Kong, KOR
5. Marta Labazina, RUS
7. Leilani Akiyama, USA
7. Nyamjargal Mungunshagai, MGL

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Salvador vai sediar mundial de Judô

A capital baiana foi confirmada, na sexta-feira (29), como cidade-sede do Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Judô (FIJ), em Antalaia, Turquia.

"A escolha de Salvador deve-se, entre outros motivos, ao bom momento econômico e esportivo do Brasil, palco da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016", afirmou o secretário estadual do Esporte, Nilton Vasconcelos.

O presidente da Confederação Brasileira de Judô e da Confederação Pan-Americana de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, esteve na Turquia e comemorou de perto a conquista.

"Trazer três mundiais num espaço de apenas quatro anos comprova a força do nosso judô, que com sua estrutura e inovações faz com que a Federação Internacional de Judô tenha plena confiança na nossa capacidade de realização".

Além do Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012 em Salvador, serão realizados o Campeonato Mundial Individual Sênior 2013, em São Paulo, e o Campeonato Mundial Individual Sênior 2015, no Rio de Janeiro.

Salvador concorreu com Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda) e Dubai (Emirados Árabes). A defesa da candidatura da capital baiana foi feita em Tóquio pelo Governo do Estado, em setembro, durante reunião com o comitê executivo da FIJ.

Festa para Mayra Aguiar em Porto Alegre

Já está quase virando rotina. Praticamente sempre que a judoca Mayra Aguiar chega em Porto Alegre, vinda de algum compromisso com a Seleção Brasileira, é recebida com festa pelo seu clube, a Sogipa. Nesta quarta-feira, não foi diferente. Acompanhada de Rodrigo Luna, que conquistou a prata no Mundial por equipes no último final de semana, ela recebeu o carinho dos fãs e colegas sogipanos, que foram lhe cumprimentar pelo título mundial sub-20, conquistado no dia 24 de outubro, no Marrocos.

"São quase frequentes esses nossos almoços de confraternização, mas isso é fruto do trabalho de vocês", reconheceu o treinador da Oi/Sogipa e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

Ao abraçar a judoca por mais uma conquista, ele salientou que o Rio Grande do Sul já soma oito medalhas em Campeonatos Mundiais Sub-20 – apenas Mayra tem quatro. João Derly, Moacir Mendes Júnior, Taciana Lima e Rochele Nunes também já subiram no pódio da competição, em edições anteriores.

Mayra comemorou bastante seu retorno com mais um título. Com apenas 19 anos, ela se firma como uma das principais judocas do planeta na categoria meio pesado. Mas numa Porto Alegre ensolarada, cuja temperatura batia na casa dos 30 graus, ela quer sossego.

"Vou descansar um pouco, porque ainda tem Japão neste ano", disse ela, no colo da mãe, referindo-se ao Grand Slam de Tóquio, agendado para dezembro.

Já para Rodrigo Luna, a prata que trouxe da Turquia tem muito valor. Foi sua primeira láurea na nova categoria, a -90 kg. Além disso, o Campeonato Mundial por equipes marcou seu retorno à Seleção Brasileira.

"Quero agarrar a chance e ficar", assegurou.

sábado, 30 de outubro de 2010

Brasil disputa Mundial de Judô por equipes neste final de semana

O judô brasileiro entra no tatame neste fim de semana, na disputa pelo Campeonato Mundial por Equipes, em Antalaia, na Turquia. No sábado (30) será a vez das mulheres lutarem, enquanto o domingo (31) ficará reservado para os homens. O evento conta com as oito melhores equipes do mundo. Estão confirmados no masculino a Geórgia, Coréia do Sul, Japão, Mongólia, Rússia, França, Brasil e Turquia. Já no feminino, lutam o Japão, Mongólia, China, Holanda, França, Alemanha, Brasil e Turquia. 

O medalhista olímpico Flávio Canto vê o Mundial por Equipes como uma oportunidade de ganhar ritmo para o restante da temporada. "Eu fui pego meio de surpresa com esta convocação, pois acabei de voltar de férias, mas acredito que será uma ótima oportunidade para me preparar para o Grand Slam do Japão, em dezembro. Estou bem animado para trazer um ótimo resultado para o Brasil", disse.

A seleção masculina foi prata nas edições de 1998 e 2007 do Mundial, além de ter conquistado o bronze em 2008. A seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Flavio Canto e Rafaela Silva são convocados para o Mundial de Judô


Alvos de polêmica no Mundial Sub-20, Flavio e Canto e Rafaela Silva estão entre os convocados para o Mundial de Equipes, que começa neste sábado, na Turquia. A judoca fora cortada da competição de sua categoria por ter, segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), deixado a concentração sem ter sido autorizada. Coordenador do projeto Reação, que revelou a atleta, Canto se insurgiu contra a CBJ, afirmando ser uma injustiça o ocorrido.

Além dos dois, a jovem Mayra Aguiar, que se despediu do Sub-20 com medalha de ouro, também está na equipe. No masculino, o Brasil terá a companhia de Georgia, Coreia do Sul, Japão, Mongólia, Rússia, França e Turquia. Já no feminino, os representantes são Japão, China, Holanda, Franla, Alemanha, Brasil e Turquia.

A seleção masculina, que foi prata nas edições de 1998 e 2007 e bronze em 2008, busca mais uma medalha. Enquanto a seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998.

Pelo regulamento, há combates em cinco pesos para homens/mulheres: até 66kg/até 52kg, 73kg/57kg, 81kg/63kg, 90kg/70kg e acima de 90kg/acima de 70kg.

O treinador Luiz Shinohara convocou para a seleção masculina praticamente a mesma equipe que disputou o Mundial Sênior, em Tóquio, em setembro.

-66kg
Leandro Cunha (66kg).
Alex Pombo (66kg)

-73kg
Bruno Mendonça

-81 kg
Flávio Canto

-90kg
Rodrigo Luna

+90kg
Rafael Silva
David Moura (+90kg).

Equipe feminina (técnica: Rosicléia Campos)

-52kg
Erika Miranda

-57kg
Rafaela Silva

-63kg
Mariana Silva

-70kg
Maria Portela, Nadia Merli,

+78kg
Mayra Aguiar


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gaúcha Mayra Aguiar é campeã mundial júnior de judô no Marrocos


A brasileira Mayra Aguiar chegou ao Marrocos com favoritismo comparável ao das superseleções de basquete dos EUA em olimpíada. Afinal, aos 19 anos, ela mal acabara de derrotar, uma a uma, todas as medalhistas dos Jogos de Pequim e conquistar o vice-campeonato mundial adulto — a façanha aconteceu mês passado, no Japão. A dúvida era: sucumbirá a moça à pressão advinda da certeza da vitória?

A resposta veio firme, inquestionável. Numa chave composta por 21 judocas, ela precisou de quatro lutas para se despedir da classe júnior, reservada a atletas de até 20 anos, com a glória do Campeonato Mundial simbolizada na medalha de ouro pendurada no pescoço e na japonesa Misaki Shimoda, a quem derrotou na semifinal, com cara de pouquíssimos amigos na foto do pódio. Algumas coisas não tem preço.

Mayra é uma espécie de cometa do judô brasileiro. Até 2007, só um círculo razoavelmente pequeno de pessoas tinha ouvido falar dela. Assim mesmo porque treinava como sparring de João Derly no do-jô da Sogipa, clube porto-alegrense onde o então campeão mundial meio-leve e principal judoca brasileiro treinava — e treina até hoje.

Ainda faixa marron, venceu a seletiva nacional e classificou-se para o Pan do Rio. Teve, por isso, que prestar exame às pressas para competir já como faixa preta. Assim foi feito e ela chegou à final com 17 anos incompletos. Mas não venceu. Saiu do Rio com a medalha de prata.

Desde então, só progride. Chegou ao pódio nos três campeonatos mundiais de que participou como júnior. Tem a coleção completa de medalhas, um bronze, uma prata e agora um ouro. Este conseguido no mesmo bimestre em que desbancou toda a elite do ranking mundial peso meio-pesado, para lutadoras de menos de 78 quilos.

Quem é ela
Nome: Mayra Silva Aguiar
Nascimento: 3/8/1991, em Porto Alegre (RS)
Idade: 19 anos
Peso: 77kg
Altura: 1,75m
Clube: Sogipa
Categoria: peso meio-pesado
Principais títulos: Campeã mundial júnior (sub-20) Marrocos-2010
Vice-campeã mundial adulta Tóquio-2010
Vice-campeã mundial júnior (sub-20) Tailândia-2008
Bronze no Mundial júnior (sub-20) França-2009
Prata Jogos Pan-Americanos do Rio-07



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

João Gabriel retorna em grande estilo










João Gabriel Schlittler retornou em grande estilo às competições de alto nível. No último dia 17, o judoca peso-pesado do Flamengo disputou o Aberto de Nova York (EUA) e foi um dos destaques ao subir no lugar mais alto do pódio.

A competição, New York Open Judo Championship, é considerada uma das mais importantes do calendário norte-americano e conta com a participação ativa dos melhores judocas da atualidade.

Este ano, o torneio foi realizado no Hunter College, em West Building. O Campeão de cada categoria ganhou um prêmio de US$1000.

sábado, 23 de outubro de 2010

Avaliação do Judô em 2010


A Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Judô realizou na última quarta-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, uma reunião de avaliação do ano de 2010. O encontro também serviu como planejamento para os dois anos que restam do ciclo olímpico para as Olimpíadas de Londres 2012.


Na reunião, dirigida pelo coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, houve a apresentação do calendário de 2011 e cada uma das áreas avaliou o que realizou em 2010 e fizeram propostas para aperfeiçoamentos das ações para o próximo ano.

Além disso, houve um cruzamento de dados  de todos os atletas da seleção brasileira sênior na parte técnica, médica, fisioterapia, nutrição, psicológica e estrategismo. Esta última área apresentou um relatório com avaliações de todas as lutas dos brasileiros da equipe sênior em 2009 e 2010.


DICA DO BLOG: DVDs com PROMOÇÔES imperdíveis

Judô do Brasil ganha medalha no Mundial Sub-20


Depois de ter conquistado duas medalhas na quinta-feira, a seleção brasileira de judô subiu novamente ao pódio no segundo dia de disputa do Mundial Sub-20, nesta sexta, em Agadir, no Marrocos. Dessa vez, o Brasil levou prata com Eleudis Valentim, na categoria até 52kg.

Na abertura do Mundial Sub-20, o Brasil tinha conquistado uma prata com Águeda Silva e um bronze com Nathália Brígida. E foi novamente o judô feminino quem levou a seleção brasileira ao pódio nesta sexta-feira, com a medalha de Eleudis Valentim.

Veja produtos de ARTES MARCIAIS

Para chegar ao pódio, Eleudis venceu a chinesa Li Minting, a húngara Barbara Maros, a francesa Priscilla Gneto e Majlinda Kelmendi, de Kosovo. Aí, já na final, a brasileira foi derrotada pela japonesa Anzu Yamamoto e ficou com a prata.

"Quando eu entrei para o judô eu não imaginava que um dia seria medalhista num Mundial, mas, desde o começo deste ano, eu acreditei que seria possível subir no pódio. Não foi a medalha de ouro, mas veio a prata e estou bem satisfeita", comemorou Eleudis.

DICA DO BLOG: DVDs com PROMOÇÔES imperdíveis

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Primeira medalhista brasileira no Judô se aposenta após nascimento da filha

Primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais, Danielle Zangrando teve sua primeira filha, Lara, no último sábado, em São Paulo, que nasceu com 3,075 kg e 48 cm.

"É a medalha mais importante que ganhei na minha vida", diz Danielle, que usou a experiência de atleta para superar o incômodo das contrações do parte normal. "Respirava fundo, pensava nas dores que senti durante toda a minha carreira e o autocontrole que aprendi a ter diante de situações adversas", explicou.

No momento do nascimento, a vida de judoca também ajudou. "Minha amiga e obstetra Tatyana Parmigiano segurou minha mão e disse: "Dani, imagine que você vai fazer uma luta de cinco minutos. Portanto, coloque toda a sua força de lutadora no momento das contrações'."

"Deu certo. Em poucos minutos, a Lara começou a nascer. Como ela estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço, assim que a cabecinha dela surgiu, a dra. Elisabeth D'Elia Matheus desenrolou o cordão e rapidamente a minha filhota nasceu", lembra Danielle, emocionada. "Como uma boa menina, tirou nota 9/10 no exame Apgard e em seguida já começou a mamar", contou.

Com a gravidez, descoberta em maio, a ex-judoca teve de antecipar a aposentadoria. Danielle pretendia se despedir nos Jogos Abertos do Interior, no próximo mês, em Santos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Flávio Canto é o novo reforço do judô tricolor


O Fluminense anunciou nesta quinta-feira a contratação do judoca Flávio Canto. Medalhista olímpico, Canto será apresentado no sábado, no ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras, e traz consigo alguns destaques de seu projeto social, o "Reação".

Além do judoca, o Tricolor vai anunciar o atirador carioca Julio Almeida, medalhista de ouro no Mundial de tiro esportivo da Alemanha, disputado nesta temporada. Os dois se juntam ao nadador Kaio Márcio, grande nome dos esportes olímpicos do clube.


Rogerio Sampaio é destaque na Special Olympics


O campeão olímpico Rogério Sampaio marcou presença no Brasileiro Absoluto de Judô das Olimpíadas Especiais, realizadas na última terça-feira em São Paulo. O atleta Breno Viola sagrou-se campeão, Anderson Silva ficou com a prata, e em terceiro lugar terminaram Jesse Barbosa e Fábio Cunha.

Com a ilustre presença do judoca Rogério Sampaio a apresentação para o público foi completa. O atleta fez demonstrações de golpes e contou um pouco de sua história como esportista. Rogério destacou como é gratificante apoiar a iniciativa:

"Temos que incentivar esse projeto, estar com esses atletas e passar um pouco da minha experiência é maravilhoso."

A Special Olympics Brasil 2010 contou com cerca de 250 atletas portadores de deficiência intelectual, de sete estados que competirão em sete modalidades incluindo o Judô.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Esportes » Esportes Felipe Kitadai conquista o ouro no Mundial de judô


O brasileiro Felipe Kitadai venceu o judoca sul-coreano Won-Jim Kim por ippon e conquistou neste sábado a medalha de ouro na categoria até 60kg na Copa do Mundo de judô, que está sendo disputado em Roma (Itália).

Antes de chegar à final, Kitadai conseguiu derrotar o japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico da história do judô.

Na mesma categoria, Breno Alves conquistou a medalha de bronze. Já Bruno Mendonça ficou com a prata na categoria leve.

No feminino, que está sendo disputado em Birmingham, na Inglaterra, a judoca Taciana Lima ficou com a prata no ligeiro e a meio-médio Camila Minakawa conquistou o bronze.

Danielli Yuri Barbosa, Alex Pombo e Luiz Revite também competiram, mas não conseguiram medalhas. Os torneios valem pontos no ranking para a classificação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

domingo, 3 de outubro de 2010

Brasileiro derrota o único tricampeão olímpico do judô e depois leva ouro

Ao passar pelo japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico do judô, Felipe Kitadai já poderia se considerar o campeão dos ligeiros na Copa do Mundo de Roma. Depois da façanha, embalado, o brasileiro venceu outras três lutas e conquistou o ouro. A categoria teve outra medalha verde-amarela, com o bronze de Breno Alves. Bruno Mendonça ficou com a prata na leve e, em Birmingham, no feminino, a ligeiro Taciana Lima faturou a prata e a meio-médio Camila Minakawa abocanhou o bronze.

A vitória de Felipe sobre Nomura foi por waza-ari, na segunda luta. Depois, ele derrotou o inglês Ashley Mackenzie, o alemão Robert Kopiske e o coreano Won-Jin Kim.

- Kitadai fez uma luta muito consciente, dominando o combate por inteiro. Usou seu poderoso ouchi-gari para vencer - contou o Major Ricardo Calixto, que acompanha a delegação do Brasil.

Brasil ganha mais quatro medalhas na Copa do Mundo de Roma de judô


Depois das três medalhas do sábado, o judô do Brasil subiu ao pódio mais quatro vezes neste domingo na Copa do Mundo de Roma. O peso pesado Rafael Silva e o meio-pesado Leo Leite ganharam a prata, enquanto os pesados Walter Santos e Luiz Carmo ficaram com o bronze.

No sábado, o Brasil tinha conseguido o lugar mais alto do pódio com o ligeiro Felipe Kitadai. Breno Alves, também ligeiro, e Bruno Mendonça, leve, tinham ficado com o bronze, totalizando sete medalhas para o Brasil na competição.

Em Birmingham, na Inglaterra, onde está sendo disputada a competição feminina, Taciana Lima ficou com a prata na categoria ligeiro. Camila Minakawa foi bronze entre as meio-médios.



domingo, 26 de setembro de 2010

João Derly planeja retorno para 2011


O bicampeão mundial João Derly não está no tatame no Troféu Brasil, em Porto Alegre. Mas o judoca passou todo o sábado acompanhando a competição e torcendo pelos companheiros de clube da Sogipa. Entre um chimarrão e outro, Derly falou sobre o retorno às competições e o desempenho do Brasil no Mundial do Japão.

 

O brasileiro lesionou o joelho esquerdo em dezembro de 2009, no Rio de Janeiro, durante a seletiva final para a Seleção Brasileira. Segundo o atleta, o retorno deve acontecer no início de 2011.

 

"Estou me recuperando bem da cirurgia e já estou na fase de trabalho voltado para a parte física. Mas só posso retornar aos torneios nos primeiros meses do ano que vem, porque preciso de um tempo para treinar. Minha intenção é voltar com chances de lutar bem nas principais competições", diz.

 

Primeiro brasileiro a ser campeão mundial e único bicampeão no sênior, João Derly ficou feliz com o resultado obtido pelo Brasil no Campeonato Mundial do Japão, no início do mês.

 

"O Brasil teve um excelente desempenho no Mundial do Japão e toda a equipe está de parabéns pelo resultado. A medalha de prata da Mayra veio para confirmar o ótimo momento que vive o judô feminino, que, após a primeira medalha olímpica chegou à sua primeira final de Mundial. É um resultado do investimento da CBJ e fico feliz em ver esta evolução do judô, pois, no passado, os atletas não tinham as oportunidades que existem hoje", afirma Derly.

 

O judoca também fez questão de ressaltar a prata conquistada por Leandro Cunha, consagrando a categoria pela qual Derly foi bicampeão.

 

"Foi muito legal ver a categoria meio-leve novamente numa final de Mundial, principalmente o Leandro Cunha. O Coxinha é um grande atleta e também um amigo. A categoria está muito bem representada."


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Flamengo Quer Voltar a Ser Grande no Judô
















O Flamengo optou por não disputar o Campeonato Brasileiro de Judô de 2009 (Grand Prix) e este ano foi forçado a disputar uma fase preliminar para tentar disputar a competição que tem os principais clubes de judô do país.

No Feminino, três times vão disputar duas vagas: Associação de Judô Rogério Sampaio (SP), Flamengo e FTC EAD (BA). Betim (MG), Castelo Branco, Espaço Futuro (DF), Minas TC (MG), Pinheiros (SP), AD São Caetano (SP), Sogipa (RS) e UNISUL (SC) disputaram o Grand Prix do ano passado.

No Masculino, teremos Associação de Judô Rogério Sampaio (SP), Flamengo, Grêmio Náutico União (RS), Judô Clube Piauiense (PI) e SESC Bahia (BA) na disputa. Em 2009, Castelo Branco, Espaço Futuro (DF), FTC EAD (BA), Grêmio Barueri (SP), Jequiá, Minas TC (MG), Pinheiros (SP), Santo André (SP), AD São Caetano (SP), SESC Bahia (BA), Sogipa (RS), UNISUL (SC) disputam a etapa principal do Brasileiro Interclubes.

Neste sábado, também no ginásio da 
Sogipa, tem início o Troféu Brasil.

sábado, 18 de setembro de 2010

Judô: Vice-campeã mundial, Mayra Aguiar receberá homenagem do Grêmio


A judoca Mayra Aguiar será homenageada na noite desta quarta-feira pelo Grêmio, instantes antes da partida diante do Palmeiras, no Olímpico, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. 


Mayra, atleta da equipe Oi/Sogipa, acaba de conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Judô, realizado em Tóquio, no Japão. Ela foi a primeira mulher brasileira a participar de uma final dessa competição.

Leandro Guilheiro sobe para 3.º em novo ranking do judô


Federação Internacional de Judô divulgou nesta sexta-feira o novo ranking mundial e olímpico da modalidade, já com os pontos computados após a realização do Mundial, disputado em Tóquio, encerrado na última segunda-feira. Entre os brasileiros, destaque para Leandro Guilheiro, judoca mais bem colocado do País.

Nacho Doce/Reuters - 30/5/2010
Nacho Doce/Reuters - 30/5/2010
Leandro Guilheiro é o judoca brasileiro mais bem colocado

"Com certeza esta boa colocação no ranking dá mais tranquilidade para trabalhar, principalmente agora que restam menos de dois anos para os Jogos Olímpicos de Londres. Ter conquistado a medalha de prata no Mundial e estar entre os mais bem colocados do ranking mundial foram metas que tracei para esta temporada e fico feliz em ver que elas foram alcançadas", declarou Guilheiro, terceiro colocado na categoria até 81 kg, que está à frente de Flávio Canto, sétimo na mesma categoria.

A equipe brasileira que foi ao Japão teve bom desempenho, igualando seu recorde de medalhas em uma mesma edição do Mundial: quatro, assim como no Rio de Janeiro, em 2007. Foram três pratas (Mayra Aguiar, Leandro Guilheiro e Leandro Cunha) e um bronze (Sarah Menezes).

Com o segundo lugar em Tóquio, Leandro Cunha subiu para a 12.ª colocação no ranking da categoria até 66 kg. Já Mayra Aguiar chegou à sétima posição entre os judocas de até 78 kg, enquanto Sarah Menezes é a quinta entre as mulheres de até 48 kg.

Apesar de não terem conseguido medalhas, Luciano Corrêa (até 100 kg) e Hugo Pessanha (até 90 kg) também garantiram boas posições no ranking e estão na quinta colocação de suas respectivas categorias. 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Brasil fica sem pódio no último dia do Mundial


O Brasil se despediu nesta segunda-feira do Mundial de Judô com três pratas e um bronze, sétimo melhor desempenho de um país no Japão. Três judocas brasileiros lutaram no último dia do torneio, na categoria absoluto. Walter dos Santos conquistou uma vitória.

O judoca venceu Aminjon Chonov, do Tadjiquistão, na primeira luta do dia com um ippon. Na sequência, foi superado pelo sul-coreano Hee-Tae Hwang e deu adeus ao sonho de uma medalha.

Rafael Silva e Luciano Correa também competiram nesta segunda-feira, mas foi eliminados logo na primeira luta. O primeiro perdeu para o estoniano Martin Padar, enquanto o segundo caiu diante de Ramziddin Sayidov, do Uzbequistão.

As medalhas de prata brasileiras foram conquistadas por Leandro Cunha, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar. Sarah Menezes foi a responsável pelo bronze do país.

domingo, 12 de setembro de 2010

Leandro Cunha leva a prata, e Sarah Menezes é bronze no Mundial de judô


O ouro ainda não veio. Mas, no quarto dia de disputas no Mundial de Tóquio, o Brasil conquistou mais duas medalhas em Tóquio. No meio-leve, Leandro Cunha caiu na final e ficou com a prata. No ligeiro, Sarah Menezes ficou com o bronze. No total, o Brasil já soma quatro medalhas na competição.

Antes, o Brasil já havia conquistado duas medalhas em Tóquio. Nos dois primeiros dias de Mundial, Mayra Aguiar (78kg) e Leandro Guilheiro (81kg) haviam conquistado medalhas de prata.

Leandro começou o dia com vitórias sobre o indiano Sanju Irom e o japonês Masashi Ebinuma. Depois, passou por Mathews Punza, da Zâmbia, e sobre o uzbeque Mirzhaid Farmonov. Na semifinal, passou pelo espanhol Sugoi Uriarte. Na final, porém, ele caiu por ippon para o japonês Junpei Morishita.

Já Sarah Menezes passou pela indiana Khumujam Tombi Devi na estreia e pela mexicana Edna Camilo nas oitavas. Depois, venceu a chinesa Jung-Yeon Chung nas quartas, conquistando vaga na semifinal.

Na sequência, ela caiu para a japonesa Tomoko Fumuki, campeã mundial em 2009. Na disputa pelo bronze, Sarah derrotou a francesa Frederique Jossinet, de 35 anos. Esta já é a melhor participação feminina do Brasil em Mundiais. Antes das conquistas em Tóquio, o judô feminino brasileiro só havia conquistado medalhas de bronze em mundiais. Edinanci Silva terminou em terceiro em 1997 e 2003, e Danielle Zangrando em 1995.

Além deles, Felipe Kitadai e Erika Miranda entraram no tatame neste domingo. O brasileiro começou bem, com uma vitória sobre Yat Hei Chan, de Hong Kong, mas perdeu em seguida para o austríaco Ludwig Paischer. Já a judoca terminou na quinta colocação, após perder por um wazari para a russa Natalia Kuzyutina.

sábado, 11 de setembro de 2010

Judô brasileiro com participação discreta em Tóquio


O sonho do primeiro ouro para o Brasil no Mundial de Judô, em Tóquio, não foi cumprido graças a um waza-ari no golden score. Nesta sexta-feira, o judoca Leandro Guilheiro perdeu para o sul-coreano Jae-Bum Kim na decisão da categoria meio-médio (-81 kg), e ficou com a medalha de prata.

Esta é a segunda medalha brasileira no Mundial. Na disputa da categoria meio-pesado (-78 kg), Mayra Aguiar, 19 anos, ficou com a prata após cair na final para a americana Kayla Harrison. O Brasil também tem dois quintos e um sétimo lugar.

Abandono

Tiago Camilo teve um problema gástrico, passou mal e abandonou a luta diante do russo Kirill Denisov, nesta manhã de sexta-feira, em Tóquio, no Japão. Desta forma, o brasileiro deu adeus a disputa por medalha no Mundial de Judô, na categoria até 90 kg, encerrando sua participação apenas com o sétimo lugar.

Camilo lutava na repescagem e uma vitória o colocaria na disputa pela medalha de bronze. No entanto, o brasileiro teve que abandonar com pouco mais de três minutos para o fim do combate. O placar ainda apontava 0 a 0.

Repescagem


Depois de perder para o compatriota Leandro Guilheiro e ficar de fora da disputa pela medalha de ouro na categoria até 81 kg do Mundial de Judô em Tóquio, no Japão, o judô brasileiro ficou também sem Flávio Canto, que foi superado pelo britânico Euan Burton na repescagem e ficou sem a medalha de bronze, nesta sexta-feira. Canto foi derrotado pelo rival por um yuko, conquistado logo no início do combate. 

Eliminados

O judô feminino brasileiro começou o segundo dia do Mundial da modalidade, disputado no Japão, sem repetir o desempenho da abertura do torneio, quando Mayra Aguiar conquistou uma medalha de prata.

Maria Portela foi eliminada já na rodada inicial da disputa da categoria até 70kg, com derrota para a coreana sul-coreana Ye-Sul Hwang, a 15s do fim, por yuko. Hugo Pessanha foi outro representante do País a ser eliminado precocemente, na segunda rodada, contra o francês Romain Buffet, na categoria até 90kg.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mundial de Judô inicia luta por vaga olímpica


O Campeonato Mundial de Judô tem início nesta quarta-feira, em Tóquio, no Japão, e promete intensas disputas pelas medalhas de ouro. Será a primeira competição a distribuir pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Por isso, conta com o maior número de participantes da História: 792 atletas (número ainda a ser confirmado pelo Congresso Técnico).

Os primeiros brasileiros a competirem serão os pesos pesados Rafael Silva, Walter Santos e Maria Suellen Altheman, e os meio-pesados Luciano Correa e Mayra Aguiar. As eliminatórias têm início programado para as 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, quando já será manhã de quinta-feira no Japão.

- Já vivi todas as experiências em um Mundial: fui bronze, fui campeão e voltei de mão vazia. Essa bagagem me deixa mais tranquilo para lutar. Desde o Mundial de Roterdã, em 2009, investi bastante na parte técnica, sem descuidar do físico que sempre foi meu trunfo - disse Luciano Correa.

O judoca vive uma boa temporada e ocupa o quinto lugar no ranking mundial. No Grand Slam de Moscou, na Rússia, ficou com o ouro após vencer o líder da lista, o japonês Takamasa Anai.

- Essa é a prova da minha evolução técnica. Tinha lutado cinco vezes com o Anai sem conseguir aplicar nenhum golpe. Agora já sei o caminho. A maturidade vai ser importante para controlar a cabeça nesse Mundial - afirmou.

Um total de 17 judocas brasileiros vão lutar pelas medalhas no Mundial. Além dos estreantes desta quarta-feira, também competem Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva e Maria Portella.

domingo, 1 de agosto de 2010

Brasil leva a medalha de bronze da Copa do Mundo de judô por equipes


Tiago Camilo judô Brasil Copa do Mundo

O Brasil havia perdido a chances de disputar o ouro, mas não desperdiçaria a medalha de bronze. Neste sábado, no lotado Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o time brasileiro venceu Portugal por 4 lutas a 0 e garantiu o terceiro lugar no pódio da Copa do Mundo de judô por equipes,  que reuniu oito das principais escolas do judô mundial. O Japão ficou com o título da competição, seguido da Coreia do Sul.

Bruno Mendonça (-73kg) abriu o marcador para o Brasil vencendo Jorge Fernandes por yuko. Na luta seguinte, o baiano Maicon França (-81kg) empatou com João Neto. O Brasil fez 2 a 0 com Tiago Camilo, que bateu Diogo Lima por yuko. Na seqüência, Luciano Corrêa (+90kg) levantou a torcida com um ippon em João Taveira. Alex Pombo (-66kg) fechou o placar em 4 a 0 com ippon em Sergiu Oleinic.

- O judô é um esporte individual, mas neste tipo de torneio mostra o quanto cada parte do grupo é importante. O torneio por equipes é a prova de quanto cada um precisa do outro no dia a dia - resumiu o campeão mundial Luciano Corrêa.

A final entre Japão e Coréia do Sul foi emocionante. Após o empate na primeira rodada entre o japonês Riki Nakaya (-73kg) e o coreano Gui-Man Bang, a Coreia fez 1 a 0 no placar com Ki-Chun Wang (-81kg), que foi favorecido por um golpe inválido de Masahiko Tomouchi. Masashi Nishiyama bateu o coreano, atual campeão mundial, Kyu-Won Lee por wazari. O Japão chegou ao segundo ponto com Yasuyuki Muneta (+90kg), que venceu por ippon Sung-Min Kim. Na última luta, Tatsuaki Egusa e o campeão olímpico Min-Ho Choi empataram.

- Gostei da competição e o nível foi muito bom. O Japão teve muita união e estratégia para ser campeão desta Copa do Mundo - analisou o bicampeão mundial Yasuyuki Muneta.
 

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rio oficializa candidatura ao Mundial de Judô de 2013


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, cumpriu a promessa feita ao presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, durante o Grand Slam de Judô, no Maracanãzinho, em maio, e nesta quarta-feira assinou o termo de compromisso que faz da cidade carioca candidata a sede do Mundial de Judô, em 2013.

- O Rio está se candidatando a mais um desafio. O Mundial acrescenta ainda mais valor ao calendário de eventos que teremos até a Olimpíada de 2016, nos ajudando no processo de preparação para os Jogos. Já fizemos um documento inicial, aprovado pela CBJ, e agora vamos partir para a elaboração do dossiê de candidatura - afirmou a secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins.


  • SMARTPHONE com R$ 200,00 de desconto. Aproveite!!!

Salvador receberá a Copa do Mundo de Judô por equipes


No ritmo dos tambores do Olodum, começa nesta quinta-feira, às 16h, no Centro de Convenções, em Salvador (BA), a reta final da Copa do Mundo por Equipes. O torneio é inédito e será disputado até sábado, quando acontece a final. Após cinco rodadas, disputadas em Belo Horizonte (MG), três países estão matematicamente garantidos na semifinal:Coreia do Sul, Japão e Brasil. 

Até o momento, Japão e Coreia do Sul dividem a liderança com 13 pontos. O Brasil está em terceiro, com 12 pontos. Na competição por equipes, os países se enfrentam nos cinco pesos, podendo os combates acabarem empatados, com a vitória valendo três pontos e o empate um. 

seleção brasileira masculina, formada por Alex Pombo (-66kg), Leandro Cunha (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Maicon França (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Bruno Altoé (-90kg), Luciano Corrêa (+90kg), Walter Santos (+90kg) e Rafael Silva (+90kg), acredita que a torcida baiana e o clima de festa que é característico da cidade de Salvador sejam um elemento a mais para o sucesso do país na Copa do Mundo por Equipes. 

"Eu sou do Rio de Janeiro, mas cresci ouvindo aquela história de quando você pisa na Bahia a energia é diferente, tem uma alegria contagiante. Já lutei em Salvador outras vezes e só tenho boas lembranças. A Copa do Mundo por Equipes é um evento muito importante, fundamental para a nossa preparação para o Mundial do Japão, em setembro. Tenho certeza que se depender da torcida baiana já estamos com a medalha de ouro no peito", disse o medalhista olímpico Flávio Canto. 

seleção brasileira terá duas novidades em Salvador. Maicon França e Bruno Altoé substituem os lesionados Leandro Guilheiro e Hugo Pessanha, respectivamente. Para o baiano Maicon, a chance de voltar a lutar pela seleção, em casa, é mais que especial. 

"Eu tenho uma grande responsabilidade, que é substituir um atleta do nível do Leandro. Mas, em Salvador, com a torcida e a família me apoiando tenho certeza que vou lutar muito para dar um ponto para a nossa seleção", afirmou Maicon, que lutou pela seleção em 2004 num Ibero-Americano, também disputado em Salvador. 


  • Seja MEMBRO em nossa comunidade no ORKUT e seguidor no TWITTER
  • SMARTPHONE com R$ 200,00 de desconto. Aproveite!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Luciano Corrêa fatura ouro em Grand Slam de judô



O judoca brasileiro Luciano Corrêa conquistou neste domingo a medalha de ouro no Grand Slam de Moscou, uma das etapas do Circuito Mundial. O campeão mundial na categoria até 100 kg subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer na decisão o russo Tagir Khaybulaev por yuko.

O grande destaque do brasileiro, porém, foi a vitória na semifinal, sobre o japonês Takamasa Anai, atual líder do ranking mundial. "Todos sabem como é complicado disputar uma competição desse porte. Tem grandes atletas, com um nível bem elevado e, por isso, conquistar uma medalha é muito difícil. Eu consegui vencer um ótimo competidor. O Takamasa tem muita habilidade, porém encaixei um ippon e saí com a vitória da semifinal", comemorou.

Antes de enfrentar o líder do ranking, Corrêa superou o russo Zafar Makhmadov, na estreia, e o ucraniano Artem Bloshenko, ambos por ippon. Nas quartas de final, bateu Maxim Rakov, do Casaquistão, que sofreu duas punições.

"Estou muito feliz por vencer, por estar no pódio e por representar o judô brasileiro. Aos poucos estou conquistando meu espaço no cenário mundial e esse título faz com que cada vez mais eu tenha confiança para os próximos desafios. Quero ganhar sempre mais", avisou o judoca.

Com a conquista de Corrêa, o Brasil encerrou sua participação na capital russa com três medalhas, na quinta colocação do quadro geral. Ainda neste domingo, Flávio Canto levou o bronze na categoria até 81 kg, mesma colocação de Bruno Mendonça, até 73 kg, no sábado. Canto venceu três lutas seguidas, mas caiu na semifinal diante do sul-coreano Dae-Nam Song, por ippon.

Na mesma categoria, Leandro Guilheiro foi derrotado pelo italiano Antonio Ciano por yuko no golden score e ficou de fora do pódio pela primeira vez desde que mudou de categoria em dezembro do ano passado.

Entre os demais brasileiros, o mais bem colocado foi Rafael Silva, que ficou em quinto lugar na categoria acima de 100 kg após ser batido pelo húngaro Barna Bor, por ippon, nas quartas de final. Hugo Pessanha, até 90 kg, caiu logo na estreia, assim como Utkur Kurbanov, do Usbequistão.

No feminino, Mayra Aguiar, até 78 kg, venceu Lkhamdegd Purevjargal, da Mongólia, por ippon logo na estreia, mas perdeu da japonesa Tomomi Okamura no golden score ao ser penalizada com um shido. Maria Suelen Althaman, acima de 78 kg, também caiu na segunda luta, assim como Helena Romaneli, até 70 kg. Já Aline Puglia, acima de 78 kg, caiu no primeiro confronto. 

DICA DO BLOG: Veja faixas para artes marciais, de várias cores e Kimono para treino de Judô

Flávio Canto leva bronze no Grand Slam de Judô em Moscou


O medalhista de bronze em Atenas-2004 Flávio Canto confirmou a boa fase com mais uma medalha nesta temporada. Das últimas cinco competições internacionais que disputou ( Pan-Americano de Judô, Grand Slam do Rio, Copa do Mundo de Madrid, Copa do Mundo de Portugal e Grand Slam de Moscou), Canto conquistou duas medalhas de ouro e três medalhas de bronze.

O Grand Slam de Moscou foi disputado por 488 atletas de 53 países, entre eles os principais judocas do planeta, já que é a última grande competição antes do Mundial de Judô, em setembro.

Na Rússia, Flávio Canto estreou contra Sergiu Toma, da Moldávia, e venceu no Golden Score por yuko. Na segunda luta, vitória por ippon em cima do marroquino Safouane Attaf. No terceiro combate, Canto derrotou o italiano Antonio Ciano por ippon, em apenas 51 segundos.

Na semifinal, no entanto, Flávio acabou perdendo para o sul-coreano Dae-Nam Song por ippon e ficou com o bronze na categoria meio-médio (-81kg) conquistando a sua quinta medalha em cinco competições seguidas.

Os outros judocas do Instituto Reação (projeto social de Canto) no Grand de Slam de Moscou foram Rafaela Silva, na categoria leve (-57kg) e Leonardo Leite, na meio-pesado (-100kg). Rafa Silva acabou perdendo na estreia para a russa Irina Zabludina por yuko. Léo Leite foi derrotado por wasari para Utkur Kurbanov, do Uzbesquitão.

Os judocas seguem na Rússia com a seleção brasileira fazendo treinamento de campo e irão retornar ao Brasil apenas no próximo final de semana.

DICA DO BLOG: Veja faixas para artes marciais, de várias cores. 

domingo, 13 de junho de 2010

Canto vence cinco por ippon e leva ouro na Copa do Mundo de Lisboa

Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, o brasileiro Flávio Canto venceu suas cinco lutas por ippon neste domingo e conquistou o ouro na categoria até 81 kg da Copa do Mundo de Lisboa. Na final, ele derrotou, pela primeira vez na carreira, o americano Travis Stevens. Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) foram bronze.

O Brasil deixa a competição na quarta colocação, atrás de França, Portugal e Alemanha. No sábado, Breno Alves (-60kg) tinha conquistao um bronze. A Copa do Mundo de Lisboa conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ). A seleção feminina competiu em Tallin, na Estônia, mas não conquistou medalhas.

Na estreia em Lisboa, Canto bateu o tcheco Josef Kopecky. Depois, passou pelo francês Vincent Boussiron e pelo italiano Matteo Marconcini. Nas semifinais, derrotou o japonês Takahiro Nakai.

Tiago Camilo conquistou sua quarta medalha em Copas do Mundo. Após três vitórias por ippon, ele foi superado pelo francês Ludovic Gobert. Na disputa pelo bronze, bateu o argelino Lyes Bouwakoub por ippon.

Campeão na etapa de Madri, Rafael Silva foi parado pelo francês bicampeão mundial Teddy Riner. Na luta pelo bronze, forçou três punições sobre o lituano Marius Paskevicius e ficou com a medalha.