sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mário Sabino é apresentado como novo treinador da equipe de Bauru


Na manhã de ontem, o prefeito municipal, Rodrigo Agostinho, e o secretário municipal de Esportes, José Carlos Batata, oficializaram a notícia de que o judoca bauruense Mário Sabino Júnior, que possui aproximadamente 30 anos de carreira, será o treinador da equipe de judô de Bauru nos Jogos Regionais e nos Abertos do Interior. Atualmente Sabino é membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Judô.

Com um sorriso no rosto, Sabino destacou a importância de poder formar atletas em sua cidade natal. "Nós sempre queremos retornar. Eu lutei por Bauru por quase dez anos. O que mais gosto de fazer é estar nos tatames. Para mim é muito importante treinar uma equipe daqui de Bauru", destacou.

Como Sabino seguirá em sua funções na Seleção Brasileira, o treinador da equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi), Marinho Esteves Moreira Júnior, atuará na equipe bauruense. "Se eu precisar competir pela seleção eu tenho que ir. Então o Marinho estará trabalhando comigo neste período".

Batata afirma que desde que assumiu o cargo já pensava em trazer de volta os atletas bauruenses para incentivar os jovens competidores. "Eu espero que ele seja um espelho para os nossos competidores. Serão escolhidos 25 atletas para compor a equipe que competirá nos Jogos Regionais, que ocorrerão em Barra Bonita e nos Abertos do Interior, que serão em Mogi das Cruzes".

A apresentação contou ainda com as presenças da vice-prefeita, Estela Almagro, do chefe de Gabinete, Giasone Candia, do coordenador do Sesi Bauru, Clóvis Cavenaghi, do coordenador da modalidade de Judô da Semel, Sérgio Caumo, do diretor de Esportes da Semel, Roger Barude, e da professora de Judô da Semel responsável pelo Projeto "Atleta do Futuro", desenvolvido em parceria com o Sesi, Fernanda Assis.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Brasil fatura 3 medalhas em Copa do Mundo de judô


O Brasil conquistou três medalhas no primeiro dia de disputa das etapas de Copa do Mundo que acontecem neste final de semana. Duas pratas vieram de Oberwart, na Áustria, onde luta a equipe feminina. O bronze foi conquistado em Budapeste, na Hungria, onde está o time masculino do País.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Ketleyn Quadros venceu a austríaca Anja Mayr, a coreana Jan-Di Kim, a húngara Kantinka Szabo e a holandesa Shareen Richardson, mas perdeu na decisão para a japonesa Aiko Sato, ficando com a prata na categoria até 57kg.

Em uma categoria abaixo, a de até 52kg, Érika Miranda também faturou uma medalha de prata. Ela passou pela chinesa Cancan He, pela polonesa Zuzana Pawlikowska, pela checa Lucie Chytra e pela ucraniana Mariia Buiok. Na decisão, perdeu por ippon para Ilse Heylen, da Bélgica.

Na categoria até 48kg, Taciana Lima ficou em quinto, perdendo para a turca Akkus Sumeyye na disputa pelo bronze. Andressa Fernandes, nos 52kg, e Rafaela Silva, nos 57kg, caíram logo na primeira luta. Na categoria até 63kg, Mariana Silva chegou até a segunda luta, enquanto Camila Minakawa foi até a terceira.

Já em Bucareste, a única medalha brasileira foi de Felipe Kitadai, que ficou com o bronze na categoria até 60kg após vencer quatro lutas em sequência, perder para o armênio Hovhannes Davtyan na semifinal e vencer com ippon o alemão Tobias Englmaier na disputa pelo terceiro lugar.

 

Na mesma categoria, o também brasileiro Breno Alves também chegou à disputa pelo bronze, mas acabou em quinto depois de ser derrotado por Betkli Shukvani, da Geórgia. Na mesma posição ficou Marcelo Contini, na categoria até 73kg.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tiago Camilo é prata e Mayra é bronze em Paris

Tiago Camilo e Mayra Aguiar deram mais duas medalhas para o Brasil no Grand Slam de Paris, a abertura da temporada 2011 do Circuito Mundial. Camilo ficou com a prata entre os médios, enquanto a meio-pesado Mayra ganhou o bronze. No sábado, Sarah Menezes já havia conquistado o bronze no peso ligeiro. Luciano Correa, no meio pesado, foi quinto. A seleção nacional contou com sete judocas de um total de 521 atletas de 81 países na competição.

"Trouxemos para Paris apenas atletas que tiveram medalhas em Grand Slam e Mundiais em 2010 e o resultado mostra o acerto dessa estratégia. A comissão técnica pode se concentrar em cada um deles e em seus adversários. Todos tiveram uma participação muito boa, mesmo aqueles que ao conquistaram medalha", avaliou o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

Tiago Camilo fez, em Paris, sua segunda final consecutiva em Grand Slam, depois da prata no GS de Tóquio em dezembro de 2010. O brasileiro tem ainda, desde que subiu de categoria (do 81kg para o 90kg), bronze nos GS de Rio de Janeiro (2009), Moscou (2009) e Paris (2010).

"Hoje temos toda a estrutura da Confederação Brasileira de Judô para apenas pensar em treinar e competir bem. Não falta nada para nós e estamos perto da condição perfeita. Os resultados são a prova disso", resume Camilo.
 
Tiago Camilo venceu todas suas lutas por ippon: contra Max Schirnhofer (AUT), Valentyn Grekov (UKR), Varlam Liparteliani (GEO) e Romain Buffet (FRA) até perder para Daiki Nishiyama por ippon na decisão do ouro.

"A final foi equilibrada e, faltando um minuto, tentei arriscar e entrar um ouchigari. Acabei sofrendo um contragolpe. Judô é assim, é preciso tomar decisões rápidas. Fiz isso durante toda a competição, sempre buscando o ippon, o que mais sei e gosto de fazer", comentou Camilo. "Vou avaliar a melhor estratégia de participação nas próximas competições. Estou subindo no ranking. Mas isso é consequecia dos meus treinos e lutas. Sei que competindo feliz e solto vou chegar onde quero. Voltei a lutar com a alegria de antes e os ippons estão saindo", completou o médio.

No feminino, mais uma medalha conquistada nos tatames do Ginásio de Bercy, a primeira de Mayra Aguiar na tradicional competição:

"Como dizia a Edinanci, minha antecessora no meio-pesado, a gente tem que ser que nem piolho, estar sempre nas cabeças", brincou a jovem judoca, referindo-se ao fato de figurar sempre entre as primeiras de sua categoria e, com isso, estar entre as dez mais bem colocadas do ranking mundial.
 
Até perder para a francesa Audrey Tcheumeu por yuko na semifinal, Mayra tinha vencido todas por ippon contra Jennifer Kuijpers (NED), Kaliema Antomarchi (CUB) e a americana Kayla Harrison.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lista da Seletiva Nacional do Projeto Londres 2012

A lista de atletas classificados na primeira fase da Seletiva Nacional do Projeto Londres 2012, divulgada neste domingo, contou com quatro atletas da Sogipa. São eles : Diego Santos, Manoela Braga, Moacir Mendes Júnior e Renan Nunes.

Vale lembrar que dois atletas em cada uma das 14 categorias olímpicas se classificaram para a fase final do processo seletivo, que acontecerá no dia 25 de março em Salvador (BA). Os classificados já estão garantidos no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de São Paulo.

Judoca há sete anos, Manoela teve a inspiração para a vaga bem perto de casa. 

"Minha inspiração é a Mayra Aguiar, com quem eu treino todos os dias na Sogipa. Sou muito fã do judô dela e treinei muito para chegar aqui e me classificar entre os atletas da categoria sênior", conta.

Confira os atletas classificados para a segunda fase da seletiva Projeto Londres 2012

Feminino
48kg: Cristiane Pereira (RJ) e Nathália Brígida (MG)
52kg: Eleudis Valentin (SP) e Milena Mendes (SP)
57kg: Giullia Penalber (RJ) e Mariana Barros (SP)
63kg: Katherine Campos (RJ) e Manoela Braga (RS)
70kg: Gláucia Lima (SP) e Nádia Merli (SP)
78kg: Rosangela Moraes (SC) e Samantha Soares (SP)
+78kg: Aline Puglia (SP) e Claudirene Cesar (SP)

Masculino
60kg: Daniel Moraes (MG) e Diego Santos (RS)
66kg: Charles Chibana (SP) e Luis Revite (SP)
73kg: Leonardo Luz (SP) e Moacir Mendes (RS)
81kg: Felipe Costa (SP) e Rodrigo Rocha (RJ)
90kg: Bruno Cunha (RJ) e Felipe Oliveira (SP)
100kg: Alex Aguiar (SP) e Renan Nunes (RS)
+100kg: Leandro Gonçalves (SP) e Luiz Carmo (SP)