quinta-feira, 31 de março de 2011

Judoca medalhista olímpica comete suicídio na Áustria


http://i0.ig.com/fw/ei/u3/iz/eiu3iz8mflmdzi0gxpy94k1gb.jpg

A Federação Austríaca de Judô informou nesta quinta-feira que a medalhista de prata olímpica Claudia Heill se suicidou, após se atirar da janela do sexto andar de um prédio em Viena. Ela tinha 29 anos. A entidade afirmou que "ninguém poderia prever esse ato de desespero".

O presidente da federação, Hans Paul Kutschera, disse à rede de televisão local ORF que Heill "era uma pessoa muito ativa. Todos que a conheciam estão devastados". Não foram revelados maiores detalhes sobre a morte.

A judoca ganhou a medalha de prata na categoria até 63 kg nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e foi medalhista de ouro nos Campeonatos Europeus de 2001 e 2005. Ela havia se aposentado um ano depois de terminar em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e, desde então, trabalhava como técnica das categorias inferiores em seu país.


terça-feira, 29 de março de 2011

Flávio Canto e Tiago Camilo são substituídos na Seleção

A Seleção Brasileira sofreu duas alterações na equipe que irá disputar o Pan-Americano de judô, que será relizado neste final de semana em Guadalajara (México). Lesionado, Tiago Camilo deu lugar a Rodrigo Luna no peso médio, enquanto o febril Flavio Canto será substituído por Leandro Guilheiro no meio-médio.

O Pan de judô será a última classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que serão realizados em outubro deste ano. A vaga é assegurada por país, segundo o ranking continental da modalidade.

Nesta terça-feira, a delegação brasileira desembarcou em Guadalajara. Taciana Lima (48 kg), Erika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg) e Maria Suellen Altheman (+78 kg) compõem a equipe feminina.

Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg), Leonardo Leite (100 kg) e Rafael Silva (+100 kg), ao lado de Luna e Guilheiro, representam a seleção masculina do Brasil.

"Será um termômetro importante para nós, tanto no que se refere ao nível dos atletas quanto à qualidade das instruções e estrutura oferecidas", afirmou Ney Wilson, coordenador técnico internaiconal da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

As lutas do Pan-Americano de judô começam nesta sexta-feira, dia 1º de abril, sendo que os combates individuais vão até sábado, dia 2. Enquanto no domingo, dia 3, é a vez das competições por equipes.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Seleção Brasileira de judô viaja em busca de vagas no Pan

http://img.terra.com.br/i/2010/09/08/1646348-1624-atm14.jpg

Mais do que a medalha, um bom resultado no Campeonato Pan-Americano de Judê em Guadalajara, de 1º a 3 de abril, dará aos brasileiros pontos importantes rumo à classificação para a Olimpíada de Londres 2012. Além disso, a competição classifica os judocas aos Jogos Pan-Americanos. A competição será evento teste para os Jogos, já que o torneio será disputado na mesma cidade e ginásio da do Pan, em outubro.

O Brasil embarca para Guadalajara no dia 29 de março. Nos dias 1º e 2, serão disputadas as categorias individuais. A competição por equipes está marcada para ser realizada no dia 3 de abril. A delegação retorna ao Brasil no dia 4 do mesmo mês.

O Brasil está escalado com Taciana Lima (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Miranda (73kg), Flavio Canto (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Leonardo Leite (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

"Vai ser minha primeira competição na temporada e estou animado em voltar a pontuar no ranking", afirmou o medalhista olímpico Flavio Canto, afastado dos tatames há três meses para tratar uma lesão no joelho. O meio-médio ocupa a oitava posição no ranking mundial.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Seleções de base do judô brasileiro vencem 11 medalhas na Europa


As seleções sub-17 e sub-20 do Brasil de judô conquistaram neste fim de semana 11 medalhas (uma de ouro, três de prata e sete de bronze) em torneios na Europa. O feminino participou do Torneio Internacional de Thuringia, enquanto o masculino competiu em Bremen.

Tawany Silva, da categoria até 40 kg, conquistou o melhor resultado brasileiro nas competições, a medalha de ouro. A judoca do sub-17 venceu a alemã Janina Tessmann na decisão.

As medalhas de prata ficaram com Lucas Nogueira (66 kg), Leonardo Diniz (73 kg) e Victor Silva (superior a 90 kg). O torneio de Bremen teve 924 competidores de 25 países diferentes, enquanto Thuringia contava com 600 judocas, vindos de 22 nações.

A próxima parada do judô brasileiro é em Portugal, no próximo fim de semana, com a European Cup de Coimbra. Em abril, os atletas devem voltar à Europa para o Mundial Sub-20, também na Alemanha.

Ano passado foi o primeiro ano que a Confederação Brasileira de Judô proporcionou ao seus atletas a experiência de treinos no continente europeu, buscando melhorar os o nível dos competidores nacionais em competições ao redor do mundo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Equipes de base do judô viajam para treinos e competições na Europa

As equipes brasileiras sub-17 e sub-20 de judô embarcam nesta
quarta-feira (16) para a Europa, onde participação de treinamentos e
competições, entre Alemanha e Portugal: o Torneio de Thuringia
(Alemanha) (masculino sub-17 e sub-20), Torneio de Bremen (Alemanha)
(feminino sub-17 e sub-20) e o Júnior European Cup de Coimbra
(Portugal).

A delegação viaja com 43 judocas, quatro treinadores, três
fisioterapeutas e dois chefes de delegação.

Para o técnico Fúlvio Miyata, a experiência em países europeus
acrescenta muito na carreira dos jovens, que poderão perceber melhor
as diferenças entre as duas escolas do judô, do Brasil e da Europa.

Outra viagem está programada para abril, com os medalhistas do Mundial
Sub-20. Nathália Brígida (48 kg), Eleudis Valentim (52 kg) e Flávia
Gomes (57 kg) também irão com o grupo para Itália, República Tcheca e
Rússia.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Brasil termina Copa Pan-Americana de Judô no topo do quadro de medalhas, com sete ouros

O Brasil terminou a Copa Pan-Americana de Judô, em Guayaquil, Equador, com mais quatro medalhas de ouro, e uma de prata, na noite do sábado (5). Com sete ouros no total, três pratas e dois bronzes. O país ficou no topo do quadro de medalhas.

Andressa Fernandes, Ketleyn Quadros, Daniel Moraes e Marcelo Contini foram os campeões de sábado.

Andressa (52 kg) venceu na final a medalhista olímpica Yanet Bermoy, de Cuba, por yuko, no golden score, quando faltavam apenas nove segundos para o encerramento da luta.

- Estou muito feliz, pois ela é uma adversária forte e sabia que a luta seria dura. Já tinha enfrentado a Bermoy outras vezes e não tinha conseguido vencer. É uma vitória muito importante para mim.

Na categoria até 57 kg, Ketleyn - bronze olímpico em Pequim-2008 - derrotou por ippon a venezuelana Flor Velásquez, no golden score.

- Minha categoria é forte no continente e termino esta competição com a certeza de que fiz boas lutas.

Daniel Moraes (60 kg), que competiu pela primeira vez pelo Brasil, venceu o venezuelano Javier Gedes por ippon.

- Estava otimista, mas não sabia que ia ser uma estreia tão boa. Tinha me preparado para surpreender meus adversários, mas é só o começo. Tudo deu certo.

Marcelo Contini (73 kg) superou por ippon o cubano Ronald Girones.

- Estava precisando de uma vitória como esta. Ainda falta um pouco de confiança, mas consegui impor meu judô e deu tudo certo.

Na sexta-feira (4), os judocas brasileiros alcançaram sete medalhas, sendo que Mariana Silva (63 kg), Nacif Elias (81 kg) e João Gabriel Schlittler (+100 kg) foram ouro, Maria Suellen (+78 kg) e Alex Aguiar (-100 kg), prata, Maria Portela (70 kg) e Rodrigo Luna (90 kg), bronze.

A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

sábado, 5 de março de 2011

Judô brasileiro fatura sete medalhas no primeiro dia no Equador

O Brasil começou muito bem sua campanha na Copa Pan-Americana de judô, que está sendo disputada em Guaiaquil (EQU). Os lutadores brasileiros chegaram a cinco finais e conquistaram três medalhas de ouro, duas de prata e mais duas de bronze em solo equatoriano.

Os três triunfos brasileiros vieram por meio de Mariana Silva, que foi ouro na categoria até 63kg entre as mulheres, Nacif Elias, vencedor na categoria até 81kg e João Gabriel Schlittler, que foi o grande campeão na categoria de atletas que tem mais de 100kg.

Dos atletas verde-amarelos que foram à decisão no Equador, apenas Maria Suellen (categoria acima de 78kg) e Alex Aguiar (até 100kg) foram derrotados. Maria perdeu para Idalis Ortiz, de Cuba, enquanto Alex foi derrotado por Oreidis Despaigne, também de Cuba.

Rodrigo Luna, até 90kg, e Maria Portela (menos de 70g) foram os medalhistas de bronze do Brasil.