terça-feira, 10 de maio de 2011

Grandes nomes do judô se encontram em Salvador para Copa do Mundo


Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico, dá conselhos aos jovens judocas brasileiros antes de os atletas embarcarem para competições na Europa. Foto: Eladio Machado/Terra

Tiago Camilo participará da competição em Salvador

Algumas das maiores potências do judô mundial se encontram em Salvador, na Copa do Mundo de Judô por equipes, que reúne sete das principais seleções do planeta. O campeonato será realizado no Ginásio de Esportes Sesc Aquidabã, no bairro de Nazaré, entre quarta-feira e sábado, com entrada gratuita. Cerca de 70 judocas medalhistas olímpicos e mundiais participam da competição.

Além do Japão, Coreia do Sul, Cuba e Argentina; Brasil, Tunísia e Portugal também estão na disputa. A equipe brasileira será formada por nomes como o de Tiago Camilo (90 kg), Hugo Pessanha (90 kg), Rodrigo Luna (90 kg), Bruno Ferreira (90 kg) e Rafael Silva (+100 kg).

Juntos, eles sonham com o ouro para o Brasil. Na primeira edição da Copa, realizada em 2010, a equipe brasileira ficou com o bronze. A fase classificatória será disputada entre os dias 11 e 13, às 16h. As semifinais estão marcadas para o dia 14, a partir das 9h, e a final às 20h. Todas as etapas pelo horário de Brasília.

Pela segunda vez, Salvador é sede da Copa do Mundo por pquipes de judô, evento que abre a "Brazil Judo World Tour", circuito de torneios internacionais no País. Na próxima temporada a capital baiana receberá um dos maiores eventos do calendário do judô internacional: o Campeonato Mundial de equipes.

A equipe brasileira no campeonato, que começa quarta-feira, contará com: Leandro Cunha (66 kg), Luz Revite (66 kg), Charles Chibana (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg), Marcelo Contini (73 kg), Nacif Elias (81 kg), Felipe Costa (81 kg), Tiago Camilo (90 kg), Hugo Pessanha (90 kg), Rodrigo Luna (90 kg), Bruno Ferreira (90 kg), Rafael Silva (+100 kg), Walter Santos (+100 kg) e David Moura (+100 kg).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Judocas chegam a Salvador para participar de Copa do Mundo

A capital baiana começou a receber, na tarde desta segunda-feira, atletas que vão participar da Copa do Mundo de Judô por Equipes 2011. Os judocas do Japão, Coréia do Sul, Cuba e parte da delegação brasileira foram os primeiros a desembarcar na tarde desta segunda-feira, no aeroporto internacional da cidade, para participar da competição, que acontece do dia 11 a 14 deste mês, no ginásio do Sesc-Aquidabã. A entrada é gratuita e o torneio vai contar também com atletas da Argentina, Tunísia e Portugal.

Nesta competição, que abre o Brazil Judo World Tour, circuito de torneios internacionais no país, a Seleção Brasileira terá 14 judocas, dentre eles os medalhistas Tiago Camilo (90kg), Leandro Cunha (66kg), Hugo Pessanha (90kg) e Bruno Mendonça (73kg).

Além dos destaques citados, a Seleção Brasileira de Judô contará com Luz Revite (66kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Nacif Elias (81kg), Felipe Costa (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Bruno Ferreira (90kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).

Na edição do ano passado, o Brasil levou a medalha de bronze. O campeão do torneio foi o Japão, seguido pela Coréia do Sul.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Judô fortalece sistema cardiorrespiratório


O judô, além de ser uma forma de defesa pessoal, é também um esporte recomendado à todas as idades, contribuindo para o controle e fortalecimento dos músculos do corpo.

Fortalece o sistema cardiorrespiratório, ajuda a melhorar os reflexos e o raciocínio, trabalha o equilíbrio mental, aumenta a autoconfiança e auto-estima. É certamente a modalidade de arte marcial mais praticada no mundo inteiro, sendo ensinada às crianças e adolescentes em escolas, colégios e universidades. Isso porque, além de ser excelente para o condicionamento físico, também desenvolve a agilidade mental e contribui para a integração social.