sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Brasil fecha ano em segundo em ranking de nações de site europeu


O Brasil encerrou o ano na segunda colocação do ranking feminino de países elaborado pelo site europeu Judo Inside. Na lista divulgada nesta terça-feira, a equipe nacional aparece apenas atrás do Japão. No masculino, o time brasileiro fica na quarta colocação, atrás da Rússia, Japão e Coreia do Sul.

A principal conquista do judô brasileiro na temporada 2012 foi a medalha de ouro da piauiense Sarah Menezes nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela encerrou o ano como líder do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) na categoria ligeiro, mas o País tem outras três atletas em posições de destaque na lista: Érika Miranda ficou em segundo na meio-leve, Maria Portela foi terceira na médio e Mayra Aguiar terminou em segundo na meio-pesado.

"Esse resultado é fruto de um trabalho sério feito por várias mãos, com muito empenho e seriedade. Pessoalmente, é a realização de um sonho: eu coloquei como objetivo de vida ter um judô feminino respeitado e reconhecido mundialmente. Não encontro palavras para descrever a minha felicidade", comemorou a técnica Rosicléia Campos.

A quarta colocação do Brasil no ranking masculino do Judo Inside também foi visto com alegria pelos comandantes da equipe nacional. Na temporada, os atletas nacionais falharam em conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres-2012, mas voltaram para casa com os bronzes de Felipe Kitadai e Rafael Silva, o Baby.

"Para nós, chegarmos a essas posições num ranking mundial é muito gratificante, é fruto do comprometimento de toda a comissão técnica multidisciplinar. Esses resultados coroam o trabalho realizado e servem de motivação para encarar os novos desafios", comentou Ney Wilson, coordenador da Seleção sênior.

Rússia receberá Campeonato Mundial de Judô de 2014


Sede do Campeonato Europeu deste ano, a cidade russa de Chelyabinsk recebe o Mundial de Judô em 2014. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Judô (IJF) nesta terça-feira.

Neste ano, Chelyabinsk recebeu 377 atletas e cerca de 50 mil espectadores de 45 países diferentes no Campeonato Europeu. O sucesso na competição credenciou a cidade a receber o Mundial do próximo ano.

"Chelyabinsk já está familiarizada com muitos dos atletas que aqui estarão e a cidade receberá cada um como se fosse um velho amigo", afirma Marius Vizer, presidente da Federação Internacional da categoria.

Durante o anúncio, como forma de divulgação do esporte na Rússia, foram homenageados Mansur Isaev, judoca do país medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, e Ezio Gamba, treinador da seleção russa de judô.

Esta será a segunda vez que a Rússia recebe a principal competição internacional da modalidade. Antes de Chelyabinsk, Moscou sediou o mundial em 1983.

Sarah Menezes é única brasileira líder no ranking final da temporada


A Federação Internacional de Judô (IJF) divulgou nesta segunda o ranking final da temporada 2012. Medalhista de ouro na categoria até 48kg nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Sarah Menezes é a única representante nacional a liderar a lista. Com 1708 pontos, Sarah é seguida pelas japonesas Haruma Asami, que tem 1440, e Tomoko Fukumi, que soma 1310.

Entre as mulheres, também se destacam Erika Miranda, vice-líder na categoria até 52kg, Maria Portela, terceira colocada na até 70kg, e Mayra Aguiar, segunda melhor na até 78kg.

Entre os homens, porém, o Brasil tem desempenho mais modesto que nas categorias femininas. O único destaque brasileiro entre as sete categorias é Rafael Silva, vice-líder na até 100kg, com 1444 pontos, 246 atrás do líder Teddy Riner, da França.

Durante o ano, dois brasileiros lideraram o ranking oficial de suas categorias. Antes dos Jogos Olímpicos, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar eram os melhores de suas divisões, mas perderam posições após não comprovarem os seus favoritismos em Londres-2012.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rafaela Silva supera seletiva e volta a integrar seleção brasileira de judô


Atleta olímpica do Brasil na categoria até 57kg do judô, Rafaela Silva optou por subir de categoria, para a até 63kg e, para permanecer na seleção brasileira, precisava passar por uma seletiva. Mas isso não foi problema para a judoca, que levou a melhor sobre as adversárias e assegurou um lugar na equipe bancada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A seletiva aconteceu neste domingo no Pinheiros, em São Paulo, e envolveu 73 atletas, de todas as categorias. Só os atletas olímpicos e/ou os que estão entre os 14 melhores do ranking feminino e entre os 22 no masculino já estavam garantidos na seleção e não precisaram subir no tatame.

A seleção não é definitiva e, durante o ciclo olímpico, serão outras duas seletivas, envolvendo quem já está no grupo e quem briga para entrar. Os atletas que estiverem dentro do grupo de classificação olímpica no ranking mundial furam a seletiva.

O objetivo da CBJ é trabalhar com três atletas em cada um dos 14 pesos olímpicos até 2015, com investimentos em viagens e preparação multidisciplinar. A confederação espera gastar cerca de R$ 30 milhões para preparar a equipe visando os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Neste domingo, nenhuma surpresa para definir a seleção que vai começar o ciclo olímpico em 2013. Duas vagas, porém, ainda estão em aberto. Na categoria até 57kg, Camila Minakawa vai esperar Flávia Gomes se recuperar de contusão para lutar com ela por uma vaga na seleção. O mesmo com Rafael Buzacarini, que fica à espera de Hugo Pessanha na categoria até 100kg.

Veja a seleção brasileira de judô:

48kg - Sarah Menezes, Gabriela Chibana e Nathália Brígida.

52kg - Erika Miranda, Eleudis Valentim e Raquel Silva.

57kg - Ketleyn Quadros, Juliene Aryecha e Camila Minakawa (ou Flávia Gomes).

63kg - Mariana Silva, Rafaela Silva e Mariana Barros.

70kg - Maria Portela, Amanda Oliveira e Nadia Merli.

78kg - Mayra Aguiar e Samanta Soares

+78kg: - Suellen Altheman, Claudirene César e Rochele Nunes.

60kg - Felipe Kitadai, Diego Santos e Eric Takabatake.

66kg - Leandro Cunha, Charles Chibana e Luiz Revite.

73kg - Bruno Mendonça, Marcelo Contini e Alex Pombo.

81kg - Leandro Guilheiro, Victor Penalber e Mauro Moura.

90kg - Tiago Camilo, Nacif Elias e Eduardo Santos.

100kg - Luciano Correa, Renan Nunes e Rafael Buzacarini (ou Hugo Pessanha).

+ 100kg - Rafael Silva, Daniel Hernandes, Davi Moura e Walter Santos.