sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mayra Aguiar passa por duas cirurgias


Mayra Aguiar mundial Judô (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / Fotocom)

A judoca Mayra Aguiar passou nesta quinta-feira por duas cirurgias, no cotovelo esquerdo e no joelho direito, em São Paulo. Os procedimentos transcorreram bem e a previsão é de alta nesta sexta-feira, quando a gaúcha de 22 anos já inicia a reabilitação. A medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres e primeira do colocada no ranking mundial na categoria até 78kg deve voltar aos treinos em quatro meses e às competições em seis meses.

No cotovelo de Mayra havia uma lesão do ligamento medial e foi retirado um corpo livre - fragmento ósseo - por artroscopia. No joelho foi tratada uma lesão do menisco e reconstrução do ligamento lateral. O primeiro procedimento foi feito pelo ortopedista Breno Schor e o segundo por  Caio D`Elia.

- Mayra sofreu as lesões no Campeonato Mundial de 2013, no Rio de Janeiro, e não estava conseguindo treinar adequadamente. Por isso, optamos por operá-la agora, já que o ranking olímpico começa em maio do ano que vem - disse o doutor Breno.

Na competição do Maracanãzinho a judoca conquistou a medalha de bronze.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Judô brasileiro fará segunda etapa da Seletiva Rio-2016






 

O judô brasileiro foca suas atenções agora para a segunda etapa da Seletiva Rio-2016, que será realizada no próximo dia 14 de dezembro, no ginásio do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro. O evento definirá quais atletas permanecerão na equipe brasileira de alto rendimento no segundo ano do ciclo olímpico.

Em 2013, a Confederação Brasileira de Judô trabalhou com três atletas em cada categoria, exceto no meio pesado feminino, onde foram apenas duas representantes, e no meio pesado e pesado masculino, que tiveram quatro nomes na zona de investimento direto. Ainda houve o caso de Rafaela Silva, que iniciou o ano no meio médio, mas retornou para a categoria leve, onde foi campeã mundial.

No masculino, todas as categorias tem, pelo menos, uma vaga em aberto. Eric Takabatake (60kg), Marcelo Contini (73kg), Mauro Moura (81kg), Hugo Pessanha (100kg) e Daniel Hernandes (+100kg) não conseguiram cravar uma vaga entre os 22 melhores do ranking mundial (zona de classificação olímpica) e terão que lutar para se manter na equipe em 2014.

Na categoria médio (70kg) serão duas vagas, já que Eduardo Santos e Eduardo Bettoni Silva também não figuram entre os 22 da lista. No meio leve (66kg), Leandro Cunha, titular do Brasil na Olimpíada de Londres e um dos três nomes na zona de investimento na categoria, decidiu subir de peso e vai disputar uma vaga entre os leves.

No feminino, são duas vagas a serem preenchidas em seis das sete categorias. A única categoria definida é a do peso leve, que já conta com Rafaela Silva, atual líder do ranking mundial, e a medalhista olímpica Ketleyn Quadros.

No meio pesado, que teve duas atletas em 2013 - Mayra Aguiar e Samanta Soares -, terá três representantes em 2014. Samanta tentará se manter na equipe, além de Gabriela Chibana (48kg), Nathália Brigida (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Raquel Silva (52kg), Juliene Aryecha (57kg), Flávia Gomes (57kg), Katherine Campos (63kg), Mariana Silva (63kg), Nádia Merli (70kg), Bárbara Timo (70kg), Rochele Nunes (+78kg) e Claudirene Cezar (+78kg).