segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O judô em crianças



Academias de lutas e artes marciais espalhadas por vários espaços nas cidades, escolas de educação infantil com atividades extracurriculares de lutas e artes marciais para as crianças, também são indicativos da relevância do tema na sociedade.

A prática de qualquer modalidade esportiva deve ter como finalidade conservar a saúde, melhorar a disciplina e formar o hábito de recrear-se com coisas sadias, fugindo da delinquência e maus costumes.

A prática do trabalho físico deve, nesse período conseguir da criança, melhor postura corporal e desenvolver-lhe reflexos que venham equilibrar seus impulsos naturais.

Visto sob o aspecto educativo, o Judô deve restringir-se a uma atividade bem orientada, recreativa-educacional, pois a resistência da estrutura óssea e dos músculos que quase nenhuma força possuem, é fraca e o desenvolvimento mental é lento e não muito regular.

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia;
Desenvolve o educando como um todo

Inúmeros são os fatores que conduzem a criança à prática do judô. Muitas vezes atraídas pelos amigos; outras, por recomendação médica, com o objetivo de corrigir problemas clínicos ou neurológicos; e também incentivadas pelos pais, com o intuito de contribuir na formação da personalidade e na continuidade do processo educacional. Enfim, de qualquer forma, há a certeza de todos de que o judô é uma das atividades de maior reconhecimento no campo pedagógico para a formação do ser.

As aulas de judô infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade buscamos fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

Um ambiente que estimula a tomada de decisões, o espírito em grupo e o companheirismo desde cedo. A criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, por isso a nossa preocupação com sua formação global.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Categorias do Judô nas Olimpíadas


 


Ó Judô brasileiro é reconhecido por todo o mundo. Ganhador de medalhas e produtor de grandes atletas. Ele é o esporte no qual o Brasil mais conquistou medalhas olímpicas - são 22 ao todo, sendo 4 ouros, três pratas e 15 bronzes.

Mas quais sãos as categorias do judô nas olimpíadas? Dividida por peso, ao todo, serão 15 eventos em Tóquio 2020. Os masculinos são: -60kg, -66kg, -73kg, -81kg e -90kg, -100kg, +100kg. As mulheres disputarão: -48kg, -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, -78kg e +78kg. E, por fim, o novo torneio de equipes mistas, com atletas femininas do -57 kg, -70 kg e +70 kg e atletas masculinos do -73 kg, -90 kg e +90 kg.

Em Tóquio 2020, será a primeira vez que o número de homens e mulheres será igual. Serão 176 de cada gênero, ou seja, 352 competidores, mais 14 japoneses (7 + 7) e 20 convidados da Comissão Tripartite. O número final ficará em 386 judocas em Tóquio 2020, com o máximo de sete homens e sete mulheres por Comitê Olímpico Nacional e um lutador por evento. As equipes mistas só poderão ser formadas por atletas qualificados para eventos individuais.

O Japão é o maior ganhador de medalhas olimpíadas da história do judô. São 37 ouros, 19 pratas e 26 bronze. em segundo lugar vem a França om 14 ouros, 10 pratas e 25 bronzes.