O Matte no Judô





O árbitro anunciará Matte para interromper temporariamente o combate nos seguintes casos, anunciando "Hajime" para recomeçar:

  • Quando um ou ambos os competidores saem da área de combate (ver "Excepções" no artigo 9).
  • Quando um ou ambos os competidores executam um dos atos proibidos.
  • Quando um ou ambos os competidores estão lesionados ou doentes.
  • Quando é necessário, para um ou para ambos os competidores, que ajustem o Judogui.
  • Quando em Ne-waza não se verifica um progresso aparente.
  • Quando um competidor retoma a posição de pé ou semi erguido da posição de Ne-waza suportando o seu oponente nas costas.
  • Quando um competidor permanece de pé, ou a partir de Ne-waza retoma a posição de pé e ergue o seu oponente que está de costas com a(s) sua(s) perna(s) à volta do corpo do competidor que está de pé, claramente do tapete.
  • Quando um competidor executa ou tenta executar Kansetsu-waza ou Shime-waza a partir da posição de pé e o resultado não é imediatamente aparente.
  • Em qualquer outro caso que o árbitro considere necessário.
  • Quando o árbitro e árbitros laterais ou a Comissão de Arbitragem desejem conferenciar.

Ao anunciar Matte, o árbitro deve ter o cuidado de manter os competidores no seu campo de visão, para o caso de eles não terem ouvido a voz de Matte e continuarem a lutar.

O árbitro não deverá anunciar Matte para evitar que os competidores saiam da área de combate, a menos que a situação seja considerada perigosa.

O árbitro não deverá anunciar Matte quando um competidor que escapou, por exemplo a Osaekomi, Shime-waza, Kansetsu-waza, parece necessitar de um repouso ou pede para descansar.

O árbitro anunciará Matte quando um competidor que está deitado no tapete de barriga para baixo, com o adversário às costas, consegue levantar-se e as suas mãos ficam livres do tapete, indicando a perda de controle por parte do oponente.

Se o árbitro se enganar e der Matte durante o Ne-waza e os competidores se separarem em conseqüência disso, o árbitro e os árbitros laterais podem, se for possível, de acordo com a regra de "maioria de três", repor os competidores numa posição tão próxima quanto possível da posição original e recomeçar o combate, se com esse fato retificar uma injustiça para com um dos competidores.

Depois do anúncio de Matte, os competidores deverão voltar o mais depressa possível para a posição em que iniciaram o combate.

Quando o árbitro tiver anunciado Matte o(s) competidor(es) deve(m), ou permanecer de pé se o árbitro lhe(s) indicar para ajustar(em) o judogui, ou pode(m) sentar-se se for previsível uma longa interrupção. Apenas quando da observação médica poderá um competidor assumir qualquer outra posição.

O árbitro poderá anunciar Matte se um competidor estiver lesionado ou indisposto e deverá pedir ao médico oficial que entre na área de competição e proceda a um rápido exame.

O árbitro deverá anunciar Matte se um competidor que está lesionado pedir ao árbitro para ser examinado pelo médico; tal exame será feito o mais rapidamente possível.

O árbitro deverá anunciar Matte se a Comissão de Arbitragem, a pedido do médico credenciado pela equipe, autorize este a proceder a um rápido exame ao atleta lesionado.



Comente: