Seis brasileiros vão às finais no Pan de Judô; Canto revê algoz do Rio





O Brasil teve um bom início de competição nesta quinta-feira, na disputa do Campeonato Pan-Americano de judô, realizado em Buenos Aires. Seis atletas do país conquistaram vagas nas finais, em oito categorias disputadas na abertura do evento. As decisões acontecem ainda nesta quinta-feira.

FI
Flávio Canto teve de deixar o Pan do Rio, em 2007, por uma luxação no cotovelo
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE JUDÔ
Nas categorias masculinas, Flávio Canto venceu seus dois combates e voltou a uma final de Pan-Americano, contra um rival conhecido. Ele enfrentará o americano Travis Stevens, seu algoz nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, uma lesão no cotovelo direito tirou as chances de pódio do brasileiro.

Para chegar à decisão da categoria até 81 kg, ele teve um ippon contra o colombiano Cesar Bebbeo na abertura e depois venceu o chileno Luis Retamales na semifinal.

Eduardo Santos (até 90 kg), bateu o uruguaio Pablo Aprahaman e o argentino Diego Rosati até chegar à decisão, enfrentando Alexandre Edmond, do Canadá. O pesado João Gabriel Schlittler também bateu dois rivais e enfrentará Oscar Braison, de Cuba, um medalhista olímpico com o bronze em Pequim.

Pelas mulheres, Danielli Yuri (até 63 kg) terá uma judoca da casa como adversária pelo ouro: Daniela Krukower. Yuri, ouro no Pan de 1999 e prata no de 2007, passou na semifinal pela atleta do México Karina Acosta, com um ippon.

Entre as judocas de até 70 kg, Maria Portela teve um triunfo contra a canadense Kelita Zupancic pela vaga na decisão e enfrentará Yuri Avelar, da Colômbia. E, completando as finais femininas, Claudirene César (acima de 78 kg) bateu Alyssa Cauchy, do Canadá, e pega a cubana Idalis Ortiz, bronze em Pequim-2008, na final.

Os outros dois brasileiros que não chegaram à final, Deborah Souza (até 78 kg) e Luciano Correa (até 100 kg), disputarão o bronze. Outros seis lutadores terão seus combates na sexta-feira.


Comente:

Nenhum comentário