Flávio Canto: 'Judô do Rio sai da UTI e entra numa fase de esperança'





Alexandre Cassiano/AGÊNCIA O GLOBO

Ao lado do governador Sérgio Cabral, atletas observam  apresentação de golpes de judô

Os atletas não esconderam o alívio ao receberem a notícia de que o governo estadual vai apoiar o judô do Rio de Janeiro com um investimento de R$ 500 mil em 2009. Eles vão receber o dinheiro de forma direta, sem vínculo com clubes. A medida vai impedir que os judocas sejam obrigados a buscar outros estados para treinar. Flávio Canto, que negociava com o Pinheiros, de São Paulo, poderá continuar morando na cidade, onde comanda o Instituto Reação, que atua na formação de jovens atletas.

- O judô do Rio sai da UTI e entra numa fase de esperança. É um dia de festa e, por isso, quero agradecer os esforços em prol do judô do Rio - disse o atleta, medalha de bronze nos Jogos de Atenas.


Daniela Polzin, que fazia parte da equipe da Universidade Gama Filho há 14 anos e estava apreensiva com o fim do investimento da instituição no esporte, ficou aliviada com a notícia dada pelo governador Sérgio Cabral.

- É um grande peso que eu tiro das costas. Esse incentivo fará com que os judocas respirem aliviados. Vamos correr atrás de medalhas e, por isso, teremos que treinar bastante - afirmou a judoca.

Schlittler espera a chegada de mais atletas na sua categoria

O peso-pesado João Gabriel Schlittler, que chegou a pensar em abandonar o esporte para se dedicar à carreira de economista, também comemorou a ajuda financeira. Ele espera que, com o investimento, outros atletas de seu nível e peso possam treinar na cidade.

- É apenas um começo. Tomara que, com essa ajuda, novos atletas de alto nível possam vir para o Rio. Ainda temos na cidade uma escassez de atletas na minhas categoria, o que vem prejudicando o meu treinamento. Neste ano, por exemplo, só consegui treinar 10 vezes - disse.

Leo Leite, que vinha sofrendo com o drama dos esportes olímpicos do Flamengo e estava há mais de oito meses sem receber salário, também comemorou a ajuda financeira. Ele acredita que os atletas cariocas entrarão ainda mais motivados para as próximas competições.
- Esse incentivo acendeu a nossa luz no fim do túnel. Nós (judocas) fomos até onde podíamos. Agora, vamos conseguir treinar com mais segurança para as competições que virão - destacou o atleta da categoria meio-pesado.

Os 14 atletas contemplados com o investimento do governo estadual são: Flávio Canto, João Gabriel Schlittler, Leonardo Leite, Daniela Polzin, Raquel Silva, Rafaela Silva, Deborah Souza, Victor Penalber, Ricardo Ayres, Rodrigo Rocha, Marcos Seixas, Katherine Campos, Giovani Cuplillo e Luiz Marcos Filho.



Comente:

Nenhum comentário