Elementos técnicos do Judô





Para ensinar as técnicas do judo para iniciantes o caminho é fazer uma sequencia pedagógica correta, onde irá facilitar assimilação dos conhecimentos e objetivos a serem atingidos. Primeiramente citaremos uma sequencia que profissionais podem seguir no treinamento da luta para iniciantes, começando pela saudação, técnicas de quedas e amortecimentos (rolamentos), técnicas de projeção ( derrubar o adversário), técnicas de imobilização.

Saudação
A saudação é um ritual oriental e faz parte no judo e deve ser feita em todo local que se for praticado a modalidade tanto no inicio como no fim do treino . existem dois modos de saudações: 
Em Pé: Pode ser feito a qualquer momento apropriado menos quando atividade é realizada no solo.
Ajoelhado: É  feito quando as atividades são realizadas no solo.




Rolamentos
As técnicas de rolamentos são ensinadas aos alunos para facilitar posteriormente o desenvolvimento das técnicas de projeção com maior segurança, pois o iniciante irá aprender a "cair de uma maneira certa" e isso diminui o risco de ocorrer a acidentes. São várias as técnicas de rolamentos que podem ser tanto para trás  (deitado ou sentado), De cócoras, De pé, Lateral (deitado ou sentado), para frente por cima dos ombros, ajoelhado, agachado, de pé.

Para trás
Deitado: Decúbito lateral (deitado de lado), pernas flexionadas, solas dos pés apoiadas no tatâmi, braços estendidos com as mãos em pronação ( palma da mão para baixo), apoiados no solo, e afastados um palmo pelo menos das pernas.

Execução: Elevar os braços e bater no tatâmi ao mesmo tempo, do jeito e no mesmo lugar onde na posição inicial. Esse degrau ser utilizado apenas na primeira aula, com objetivo de fixar de modo definitivo a batida das mãos no solo.

Sentado: Pernas juntas e estendidas, braços estendidos a frente, na altura dos ombros.

Execução: Deitar elevando as pernas semi-flexionadas, batendo com as mãos conforme o exercício anterior, voltando a posição inicial, sem tocar a cabeça no tatâmi. Se o aluno tiver alguma alguma dificuldade em mante-la afastada do chão, deve encostar o queixo no peito, até que consiga firmá-la na posição correta.   

De cócoras: Braços estendidos a frente, na altura dos ombros, pernas flexionadas em afastamento lateral ( "dedão apontado para fora").

Execução: Rolar para trás, executando o movimento igual aos exercícios anteriores.

De Pé : Braços estendidos a frente na altura dos ombros, pernas em afastamento lateral.

Execução: Passar pela posição agachada, rolando para trás repetindo os mesmos movimentos dos exercícios anteriores, voltando a posição inicial.

Lateral
Deitado: Decúbito dorsal ( deitado de costas), mãos a altura da faixa, pernas flexionadas com os pés apoiados no tatâmi. 

Execução: Rolar para o lado direito, batendo com o braço no tatâmi, com a palma da mão voltada para baixo e posicionada no mínimo a um palmo de distancia da perna, permanecendo a mão esquerda na posição inicial. Rolando para o outro lado, bate-se com o braço esquerdo e a mão direita fica na faixa. A prática desse rolamento deve ser feita com movimentos alternados e contínuos. A cabeça não pode encostar no tatâmi. Esse degrau deve ser utilizado apenas na primeira aula.

Sentado: As pernas estendidas a frente, da mesma maneira que o braço direito, indicando ao iniciante para que lado que vai cair e o braço em que vai bater. A mão esquerda na altura da faixa ou do peito.

Execução: Com um desequilíbrio lateral para a direita, vai-se ao chão, caindo na mesma posição do do exercício anterior. Ao cair, podem-se elevar um pouco as pernas, para tornar mais suave a batida do corpo no solo. Para o lado esquerdo, faz-se o movimento oposto.

De Cócoras: Pernas flexionadas em afastamento lateral, braço direito estendidos a frente, na altura dos ombros.

Execução: A perna direita passa a frente da esquerda, rente ao tatâmi. Com o desequilíbrio lateral, vai-se ao chão, caindo na mesma posição do degrau anterior. Para o lado esquerdo, faz- se o movimento oposto, com a perna esquerda passando pela frente da direita.

De Pé : Pernas em afastamento lateral, braço direito estendido a frente, na altura dos ombros.

Execução: A perna direita passa a frente da esquerda, que se flexiona. com o desequilíbrio, vai-se ao chão, da mesma maneira que nas atividades anteriores. Para o outro lado, troca-se a posição dos braços, e, na execução, a perna esquerda passa a frente da direita.

Para Frente
Ajoelhado: Ombro direito apoiado no tatâmi, braço direito estendidos lateralmente, com as palmas da mão virada para cima. A cabeça, virada para o lado oposto e encostada no tatâmi. A palma da mão esquerda apoiada no chão, ao lado da cabeça, um pouco acima do ombro esquerdo. Para lado esquerdo faz-se mesma coisa para lado contrario.

Execução: Impulsionar com as pernas o corpo para frente , rolando por cima do ombro direito, caindo na posição do rolamento lateral. Para o outro lado, inverte-se a posição. O braço que vai bater no tatâmi, é sempre o do lado para está virada, ou seja o que está com palma da mão apoiada. Para lado esquerdo é igual o movimento.

Agachado: Pernas em afastamento lateral, com a direita um pouco a frente da esquerda. Palma da mão esquerda apoiada no tatâmi, a frente da perna esquerda e no prolongamento lateral da outra perna. Braço direito em forma de arco, apoiado pelo dedo mínimo, entre o braço esquerdo e a perna direita, com a mão em forma de cutela e voltada para trás. Cabeça virada para o lado esquerdo, por cima do ombro.


Execução: Igual ao exercício anterior.

De pé: Dá-se um passo a frente, com a perna direita, flexionando o joelho e o tronco para apoiar o braço direito em forma de um arco, do mesmo modo do degrau anterior. A perna esquerda praticamente estendida para trás, a mão esquerda apoiada no tatâmi, formando um triangulo com os pés e cabeça, na mesma posição da atividade anterior.

 Execução: Impulsiona-se com as pernas o corpo para frente , jogando a esquerda para cima,  rolando do mesmo modo, e caindo na mesma posição da atividade anterior. 

Técnicas de Projeção 
As técnicas de projeções são movimentos que visam derrubar o adversário no tatâmi para vencer as lutas devem ser treinados em ambos os lados. As técnicas de projeção adequadas para uma iniciação, veja alguns exemplos:


O-Soto-Gari
É a técnica mais indicada para se usar como primeiro golpe a ser ensinado e foi essa que usamos em aula, pois ela inibe o medo da queda, é uma movimentação simples de quadril e de membros inferiores e a dupla pode ajudar o seu companheiro a diminuir o impacto com solo. veja a imagem para exemplificar melhor:


O- Goshi
O- goshi é uma técnica um pouco mais complexa que o O-soto-gari pois o aluno que está sendo golpeado perde o contato com solo, o movimento que um dos iniciantes fazer é levantar seu companheiro com quadril e com parte posterior do corpo, fazendo uma "cama de gato" no adversário. veja a imagem para exemplificar melhor:


Técnicas de imobilização
As técnicas de imobilização como nome já diz serve para imobilizar o adversário quando este se encontra no solo, deve segura-lo de costas sem que ele consiga tirar totalmente as costas do tatâmi. veja a imagem para exemplificar melhor:

Hon-Kesa-Gatame

Kuzure-kesa-Gatame
Yoko-Shiho-Gatame


  
Kami-Shiho-Gatame


Obs: Existem várias outras técnicas tanto de imobilizar e projeções, mas trouxemos alguns exemplos que podem ser trabalhados na iniciação.



Comente:

Nenhum comentário