Que a disputa de pegadas no judo é importante durante o randori, ninguém dúvida, mas durante os treinamentos a insistência sistemática na disputa das pegadas para evitar tomar uma queda, pode atrapalhar um pouco o desenvolvimento das entradas de ataque.
O que acontece é que se você está sempre disputando pegadas, você acaba treinando um "anti-jogo", ou seja, fortalecendo as suas defesas e evitando se pôr em posições desfavoráveis e até diminuindo as quedas que tomaria num dia normal de randori na aula. Isso em si é bom, mas considerando que a maioria das pessoas não possuem todo o tempo que um atleta profissional dispõe para treinar, você acaba perdendo oportunidades de treinar o jogo ofensivo na mesma proporção e isso tem um preço: sempre haverá aquele adversário que você não consegue desfazer a pegada e que mantem você num posicionamento mais desfavorável… Nessas circunstâncias, você poderia entrar com um ataque mesmo estando em pior posição se estivesse com o jogo ofensivo em dia!
Assim, é bom treinar bastante a disputa de pegas e aprender a esgrimar para manter uma posição de domínio no tachi waza (trabalho em pé), mas é igualmente importante manter a proporção de tempo dedicado à trabalho de ataque, nem que isso implique tomar umas quedas durante os randoris! Aliás, isso é judô: aprimorar-se é mais importante que vencer ou perder!
Nenhum comentário
Postar um comentário