Pratique judô para melhorar sua saúde!




Brasileiros estreiam no World Judô Masters, última competição do ano |  Agência Brasil

Você pode até achar que a prática do judô serve só para auto-defesa, mas há mais elementos que podem ser aproveitados.  Essa arte marcial, além da concentração e da disciplina, traz a resistência necessária para dar uma rasteira em vários inimigos da saúde. Vamos ver quais são os benefícios que essa arte marcial podetrazer para os praticantes?

Na luta, na prática, as pernas e braços não param quietos. Para sustentar essa relação, o abdômen trabalha sem parar. Toda a musculatura se desenvolve por igual, o que diminui o risco de lesões. Equilibra e fortalece o corpo.

A luta é composta de ataque e defesa, o tempo todo. Portanto, para realizar essas manobras de ataque e de defesa exigem velocidade e exatidão. O estímulo do cérebro para as respostas ágeis, o "treino" da velocidade de reação ficar  mais rápida e precisa, faz você enfrentar os percalços do dia a dia com mais facilidade.

O bem-estar que a prática de atividade física proporciona também fubciona com o judô. Então, com a maior produção de endorfinas, que diminuem o estresse, um fator desencadeante dos ataques de epilepsia, por exemplo.

Outro fator bacana é a socialização. As aulas de judô, geralmente cheias de alunos, ajudam a criar vínculos sociais e, assim, quebrar o isolamento.

As quedas são uma das principais causadoras de ossos quebrados. E não dá para evitar todo tropeço. Com a prática do judô, seus participantes treinam incessantemente o jeito mais harmonioso possível de cair.  Com isso, na hora do vacilo, eles instintivamente se protegem, evitando um impacto grande que machucaria o esqueleto. Já há profissionais que defendem a prática do judô para idosos justamente por isso.

O judô pode ajudar a controlar a agressividade porque traz todas uma filosofia de respeito ao adversário e a vida, com disciplina e leveza, po incrivel que pareça.

Boa sorte!


Comente:

Nenhum comentário