Os tipos de Kata no Judô





Ju-no-kata – Wikipédia, a enciclopédia livre
 
Katas do judô é o conjunto das técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô. Segundo o mestre Jigoro Kano: "Os katas são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." O kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica.

No treinamento do Kata, a maioria dos judocas como "Tori" (pessoa que aplica as técnicas) não aplicam com convicção e o "UKE" (pessoa que é projetada) muitas vezes projetam-se propositadamente no Kata. É sabido que, nos primórdios, o Judô ainda se encontrava fundido com o Ju Jutsu, para a sociedade japonesa, em 1883 aproximadamente, e a brasileira em 1914, Judô e Ju Jutsu eram a mesma arte, com os mesmos golpes e princípios.

Para isso Jigoro Kano inicia a criação dos Katas em 1890, as formas que seriam as técnicas padronizadas do Judô, e em 1956, chega ao Brasil Yoshio Kihara incumbido pelo KODOKAN de implantar aqui o Nague no kata buscando a separação definitiva entre o Judô e o Ju Jutsu. O Nague no kata, como dissemos é composto por 5 grupos de 3 técnicas cada.
 

 

TE WAZA KOSHI WAZA ASHI WAZA MAE SUTEMI WAZA YOKO SUTEMI WAZA
Uki Otoshi Uki Goshi Okuri Ashi Harai Tomoe Nague Yoko Gake
Ippon Seoi Nague Harai Goshi Sassae Tsuri Komi Ashi Ura Nague Yoko Guruma
Kata Guruma Tsuri komi Goshi Uchi Mata Sumi Gaeshi Uki Waza


Comente:

Nenhum comentário