Análise das chaves dos 13 judocas brasileiros no Grand Slam de Tóquio




 image

Por Marcelo Romano

A partir da noite desta quinta-feira começa uma das competições mais difíceis e importantes para os judocas brasileiros na temporada:  o Grand Slam de Tóquio. Além de vários medalhistas olímpicos e mundiais, o Japão, maior potência da modalidade, costuma escalar mais de 1 atleta por categoria de peso. No total, são 56 japoneses inscritos nas 14 categorias de peso. Em 2014 por exemplo, os japoneses faturaram 7 dos 14 ouros. O Brasil teve só um bronze de Rafaela Silva no ano passado. Conquistar medalha nesse Grand Slam mostrará que o judoca além de ganhar pontos valiosos no ranking mundial, estará em condições de disputar medalha olímpica.

O Brasil tem 13 inscritos, mas nossa principal judoca na atualidade, Erika Miranda não irá participar. Mayra Aguiar é a principal aposta brasielira. Ontem a noite foram sorteadas as chaves. Vamos a uma análise dos adversários dos nossos judocas.

48kg feminino- 24 atletas. O Brasil terá a campeã olímpica Sarah Menezes e a revelação Nathalia Brígida. Sarah teve um 2015 muito ruim e encara uma estreia tranquila contra a vencedora entre a australiana Chole Rayner e a indonésia Terry Susanti. A 2ª luta já será dureza. Ou a mongol Urantsetseg Munkhbat ( campeã mundial de 2013 e atual líder do ranking ) ou a japonesa Funa Tonaki. Nathália Brígida tem uma estreia equilibrada contra a francesa Laetitia Payet , com ranking parecido com o dela. Se passar pega a romena número 12 do mundo Monica Ungureanu. A grande favorita da chave de Nathália é a japonesa Ami Kondo, campeã mundial no ano passado. A categoria tem ainda como candidatas as medalhas, a japonesa Haruna Asami ( campeã mundial em 2010 e 2011) e a cubana Dayaris Mestre ( ouro no Pan de Toronto).

57kg feminino- 30 atletas . O Brasil terá a campeã mundial de 2013, Rafaela Silva, mas que assim como Sarah, teve um 2015 horrível. Ela estreia contra uma atleta de Bahamas, Cynthia Rahming, que não deve trazer nenhuma dificuldade. A 2º luta já pode levar Rafaela para a zona de medalhas. Mas ela deve encarar  a atual campeã olímpica, a  japonesa Kaori Matsumoto. Ainda na categoria tem a romena Corina Caprioriu (vice-campeã mundial e olímpica), a mongol Sumiya Dorjsuren (bronze no Mundial 2015) e a japonesa Nae Udaka (campeã mundial 2014).

70kg feminino- 23 atletas. O Brasil terá Maria Portela, número 20 do ranking mundial. Ela pega uma atleta de Luxemburgo na estreia e não deve ter problemas. Na sequência pega a canadense Kalita Zupancic, que a derrotou no Pan de Toronto e ocupa a posição 4 do ranking. As favoritas da categoria são a alemã Laura Vargas ( número 2 do ranking) e a japonesa Chizuru Arai.

78kg feminino- 28 atletas. Nossa campeã mundial de 2014, Mayra Aguiar busca o melhor resultado da temporada após pratas no Grand Slam de Abu Dhabi e no Pan de Toronto. Ela não deve ter dificuldades com a russa Anastsiya Dmitrieva. A luta que pode leva-la a disputa de medalhas será a 3º, provavelmente contra a japonesa Mami Umeki, atual campeã mundial. Ainda na categoria tem a eterna rival de Mayra, a americana campeã olímpica Kayla Harrison e a eslovena Anamari Velensek ( número 3 do ranking)  

+ 78kg feminino- 20 atletas. Maria Suelen, que tem 2 vice campeonatos mundiais, volta a competir recuperada de contusão. Mas na chave tem duas japonesas. Na 1ª luta encara Kanae Yamabe, bronze no último mundial. A outra é Nami Inamori, atual campeã em Tókio. O peso tem ainda a cubana campeã olímpica e duas vezes campeã mundial Idalys Ortiz.

60kg masculino- 44 atletas. Brasil terá os 2 atletas que lutam ponto a ponto pela vaga olímpica. O medalhista de bronze olímpico Felipe Kitadai deve encarar na estreia o japonês Hirofumi Yamamoto, que não tem resultados tão expressivos. Se chegar a 3º luta, Kitadai pode encarar o sul-coreano Kim Won Jin, duas vezes bronze em mundiais. Já Eric Takabatake, que na semana passada faturou a única medalha brasileira no Grand Prix da Coréia, pega na estreia o francês Sofiane Milous ( 25 do ranking). A chave dele tem o georgiano Papinashvili ( 4º do ranking) como cabeça de chave. Os favoritos da categoria são o japonês Naohisa Takato ( campeão mundial de 2014) e o cazaque Rustam Ibrayev

81kg masculino-  47 atletas . O Brasil terá o campeão mundial júnior Rafael Macedo na disputa. Mas ele está sendo preparado para futuras Olimpíadas. Ele pega logo na estreia o japonês Keita Nagashima Os favoritos são  o georgiano Avtandili Tchrikishvilli ( líder do ranking) e o japonês Takanori Nagase ( atual campeão mundial)

90kg masculino- 41 atletas. Sem o título Tiago Camilo, o Brasil leva Eduardo Bettoni, 43º do ranking para tentar um bom resultado. Ele tem como 1º luta o vencedor do suíço Grossklaus e do australiano Sebastian Temesi. Na 2º luta deve encarar o japonês Daiki Nishiyama, duas vezes vice-campeão mundial. Os favoritos são o sul-coreano Dong Han Gwak ( atual campeão mundial ) e  o georgiano Varlam Liparteliani.

100kg- 37 atletas. Brasil com 2 representantes que também disputam ponto a ponto a vaga olímpica. O experiente Luciano Correa tem logo na estreia Eikhan Mammadov, do Azerbaijão,campeão mundial de 2013. Rafael Buzacarini deve pegar na 2º luta o cubano Jose Armenteros, vice-campeão mundial em 2014. Os favoritos da categoria são o atual campeão mundial, o japonês Ryunosuke Haga e o líder do ranking mundial Elmar Gasimov, também do Azerbaijão.

+ 100kg- 28 atletas- Brasil com David Moura, 13º do ranking mundial. Ele pega na estréia o mexicano Jose Cuevas mas na sequência precisará encarar o holandês Roy Meyer, 7º do ranking. Na chave está também o japonês Hisayoshi Harasawa. O favorito ao ouro é sempre o imbatível francês Teddy Rinner, 8 vezes campeão mundial.



Comente:

Nenhum comentário