A Psicologia do Esporte é o estudo científico e aplicado de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos.E ela está sendo cada mais utilizada, seja em esportes individuias e coletivos.
O judô relaciona-se com a autodisciplina, a utilização de energia e o aperfeiçoamento do bem-estar psicológico e físico, tendo como base o desenvolvimento e a integração das energias corporais, mentais e espirituais para que sua execução seja correta.
O Judô competitivo e de lazer ainda pode trazer benefícios psicológicos para os seus praticantes, tais como: sensação de tranquilidade, relaxamento, renovação e redução de ansiedade, além de, aumento de criatividade, melhora da percepção de si mesmos e dos outros e maior clareza de pensamento, facilitação da autoexpressão, melhoria do autoconhecimento e melhoria da concentração mental, da autoestima, do sentimento de bem-estar psicológico.
Sabemos que o Judô consiste numa luta em que saber utilizar a força do adversário é mais importante do que aplicar a própria força – a máxima eficiência encontrasse no mínimo esforço. Diante de tudo isso, o praticante desta arte se dedicará profundamente ao condicionamento físico como forma de aperfeiçoar, ao mesmo tempo, o campo espiritual, estando ele ciente que suas vitórias irão depender quase que exclusivamente da exploração de qualquer ponto fraco físico ou mental detectado no oponente e poder utilizá-lo a seu benefício.
Nenhum comentário
Postar um comentário