Psicologia do Esporte no Judô




http://www.cbj.com.br/painel/arquivos/noticias/194448030215img-20150203-wa0012.jpg

A Psicologia do Esporte é o estudo científico e aplicado de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos.E ela está sendo cada mais utilizada, seja em esportes individuias e coletivos.

É importante deixar claro, desde o inicio, que a psicologia não deve ser focada só em aspectos negativos. Uma boa preparação psicológica engloba períodos de treinos e de competições. A função do psicólogo do esporte é de auxiliar a potencializar os aspectos positivos que o individuo possui para que esse seja mais um diferencial no seu rendimento.


O Judô é um esporte que possui características que podem ser muito bem trabalhadas pela psicologia. Desde a capacidade de se superar até o aprendizado do controle na arte marcial,  A prática do Judô agrega valores que estão incluídos em sua filosofia e que podem ser um facilitador para a aprendizagem das práticas da psicologia do esporte nas rotinas de treinos e competições.

O judô relaciona-se com a autodisciplina, a utilização de energia e o aperfeiçoamento do bem-estar psicológico e físico, tendo como base o desenvolvimento e a integração das energias corporais, mentais e espirituais para que sua execução seja correta.

O Judô competitivo e de lazer ainda pode trazer benefícios psicológicos para os seus praticantes, tais como: sensação de tranquilidade, relaxamento, renovação e redução de ansiedade, além de, aumento de criatividade, melhora da percepção de si mesmos e dos outros e maior clareza de pensamento, facilitação da autoexpressão, melhoria do autoconhecimento e melhoria da concentração mental, da autoestima, do sentimento de bem-estar psicológico.

Sabemos que o Judô consiste numa luta em que saber utilizar a força do adversário é mais importante do que aplicar a própria força – a máxima eficiência encontrasse no mínimo esforço. Diante de tudo isso, o praticante desta arte se dedicará profundamente ao condicionamento físico como forma de aperfeiçoar, ao mesmo tempo, o campo espiritual, estando ele ciente que suas vitórias irão depender quase que exclusivamente da exploração de qualquer ponto fraco físico ou mental detectado no oponente e poder utilizá-lo a seu benefício.

Com ajuda daqui




Comente:

Nenhum comentário