Como evitar lesões nos treinos




 
Como evitar lesões em treinos. Foto: Divulgação

Vi um texto bem interessante sobre como evitar lesões nos treinos de lutas, não só do judô e achei interessante. Para evitá-as, pecisamos levar em conta alguns aspectos indispensáveis para um treinamento seguro – a estrutura da academia, profissionalismo do treinador e, claro um equipamento a seguir o parâmetro de qualidade elevada. Estes preceitos favorecem um bom treino e evitam possíveis lesões como musculares, articulares e/ou nos casos mais graves ósseas.

Prevenir lesões é um trabalho em conjunto do atleta e seu treinador, os músculos e sistemas precisam ser estimulados e não danificados. A forma correta da realização dos exercícios, carga específica e acompanhamento técnico são mais do que recomendadas – são imprescindíveis para evitar lesões nos treinos.

Algumas lesões são silenciosas e acabam se transformando em um grande problema, mas é possível realizar um treino seguro e funcional – sem amplas preocupações.

Confira dicas de como evitar lesões

Avaliação Postural: a avaliação postural é um dos primeiros passos a serem observados antes de começar a treinar, seja um treino de musculação ou de artes marciais. O profissional irá avaliar sua estrutura física, o formato e sustentação da coluna vertebral, caso haja desequilíbrios um lado do corpo irá compensar o outro e as chances de acontecer uma lesão são bem maiores.

A correção dos possíveis desvios é corrigida através de seções de fisioterapia ou mesmo treinos funcionais, por isso a avaliação completa é essencial antes do início dos treinos.

Evite o Excesso de Carga: até mesmo super atletas do boxe ou MMA recebem um treinamento adequado sobre o excesso de carga, os treinos diários são preparatórios para se participar de uma boa luta. Podemos analisar a "luta do século", por exemplo, entre o maior boxeador de todos os tempos e o nome mais famoso do MMA.

Fortalecimento dos Músculos: é preciso focar no fortalecimento do core, ou seja, o conjunto de músculos que estabilizam o corpo. Após algum tempo de treino dedique parte de sua atividade a esta função, os músculos estabilizados não ficam "soltos" e as chances de lesioná-los é bem menor. Em treinos de luta as bandagens e luvas de onças protegem os punhos dos atletas – evitando mais uma vez uma lesão séria.

Equipamentos e Suplementos: Outros aspectos também contribuem evitando possíveis lesões, os atletas necessitam de roupas de treino adequadas, calçados que gerem estabilidade e alguns suplementos que auxiliem o corpo em um preparo mais pesado. O calção de boxe, kit de luvas para MMA, meias e calçados são equipamentos que todos os atletas de lutas utilizam, a qualidade deste material reduz significativamente o número de lesões.

Já os suplementos somente podem ser indicados pelo seu preparador físico ou mesmo nutricionista esportivo, seu histórico de treinos é levado em consideração nesta etapa, o treinador saberá qual marca e substância indicar.

Inspire-se na luta mais esperada de todos os tempos e comece um treino mais adequado para o seu perfil, o acompanhamento de um profissional alinhado com equipamentos de qualidade irá resultar em um excelente treino e preparo físico.



Comente:

Nenhum comentário