Treinamento intenso no Judô é indicado para as crianças?






A gente sabe que o desempenho de grandes atletas,em qualquer esporte incentiva a prática e crianças e adolescentes. fazendo com que deixem de lado o sedentarismo

Acesse o blog da Educação Física

Mas será que essa prática do Judô pode trazer prejuízo ou só traz vantagem? Sem duvida, a prática do esporte bem dirigida proporciona inúmeros benefícios  desde os primeiros anos de vida. Para favorecer o crescimento, porém, o esporte precisa respeitar a idade e as fases do desenvolvimento da criança. Já a opção por um treinamento intenso deve ocorrer, em geral, bem mais tarde.

Quando se opta pelo esporte como forma de competição, é preciso analisar três aspectos dos esforços físicos: o cardiocirculatório, o psíquico e o osteomioarticular. No primeiro tipo de esforço, encontramos os maiores prejuízos à prática competitiva em idade precoce indevida. Os músculos submetidos precocemente a trabalhos intensos podem se hipertrofiar ou mesmo se retrair, levando a compressões no nível dos ossos e a desequilíbrios articulares.

É que o Judô tenha um caráter lúdico, associado ao desenvolvimento psicomotor da criança. Quando está competindo, a criança busca extrapolar seus próprios limites. Com isso, a criança corre o risco de perder o parâmetro do bem-estar

Outro problema está no fato de a criança ser exposta a uma situação que demanda maior maturidade do que aquela que possui para enfrentá-la.

Responsáveis devem ficar atentos a sinais de insatisfação dos filhos com a prática esportiva: Esses sinais vão variar. Os pais podem observar como as crianças se comportam momentos antes, durante e após a prática da atividade e se expressam algum tipo de descontentamento.

A prática do Judô é ótima para crianças. Invista nisso, com os devidos cuidados.



Comente:

Nenhum comentário