Esta modalidade tem como meta principal, a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate. Desta maneira valorizam-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora. É uma modalidade completa, onde todo o corpo trabalha formando um equilíbrio muscular. As atividades aplicadas devem ser alegres, divertidas, onde as crianças sintam prazer em praticá-las, o Judô nesta fase deve ser trabalhado de forma lúdica, sem cobrança de desempenho ou resultados. O importante é o contato inicial com a modalidade. Os equipamentos, vestuários e recursos indispensáveis à prática do Judô competitivo, podem ser adaptados para as aulas na escola. O tatame (piso para o Judô), e o judogui (vestimenta específica) podem ser substituídos por outros materiais que amorteçam as quedas e roupas comuns sem que se perca o objetivo do ensino nas aulas.
No ambiente escolar, o esporte proporciona vários benefícios como equilíbrio mental, reforço de caráter, diminuição do estresse, fortalecimento da autoconfiança, melhora do condicionamento físico, aperfeiçoamento do reflexo, aumento da capacidade de concentração e memorização e desenvolvimento do respeito, da humildade e da socialização.
Além disso, a capacidade de conhecimento das técnicas de domínio corporal impacta positivamente no aprendizado escolar.
Na prática pedagógica da Educação Física escolar, devemos analisar e propor uma série de conteúdos que condizem com os objetivos da disciplina. Ao citar e propor o Judô e a sua aplicação na escola, entendemos que este pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando em seu desenvolvimento intelectual e no desenvolvimento escolar.
Conheça o Programa de Treinamento Jiu-Jitsu Campeão
O Jiu Jitsu pode ser usado de forma igual para a Educação Física Escolar. O Programa de Treinamento Jiu-Jitsu Campeão é Dividido em 7 Módulos mais os materiais Extras... Saiba mais clicando aqui
Nenhum comentário
Postar um comentário