Lesões no Ombro dentro do Judô






O ombro em particular está propenso a lesões no judô por manter um precário equilíbrio entre movimento, estabilidade, sobrecarga e impacto, os quais podem estar envolvidos na causa de incapacidade em certos atleta.

A maioria das lesões atléticas do ombro representa o resultado de uma atividade repetitiva realizada acima da cabeça e que pode ser classificada como micro traumática ou resultante de um mecanismo de uso excessivo.

Podemos destacar dois tipos de lesões no ombro de atletas: traumática e atraumáticas.

Lesões traumáticas são aquelas causadas por traumas diretos ou indiretos na articulação. Elas estão mais presentes em modalidades que exigem mais contato físico.

Já as atraumáticas estão relacionadas a esportes sem contato, mas com movimentos repetitivos, de explosão ou em grandes amplitudes.A prática competitiva costuma exigir treinos intensos e frequentes dos atletas, fazendo com que eles sofram lesões no ombro por sobrecarga e fadiga. Claro que isso não quer dizer que praticantes amadores estejam livres de riscos.

Em geral eles se lesionam devido à falta de acompanhamento profissional, que leva a gestos feitos de maneira incorreta.Movimentos de arremesso apresentam um perigo em especial. Ao propelir um objeto para longe do centro de massa do corpo o membro produz uma energia elevada que pode ultrapassar o limite do ombro.

Para qualquer atleta a lesão é um problema gigantesco. Um processo de reabilitação força o esportista a diminuir a frequência e intensidade dos treinos ou até a deixar de praticar por um tempo. Isso está relacionado a uma queda no rendimento e possíveis dificuldades psicológicas que acompanham a lesão.

Após o processo de reabilitação o esportista precisa retomar as atividades gradualmente, podendo demorar na volta. A única maneira de tentar evitar  esse processo em um praticante de esportes é através da prevenção.

A maioria dos esportistas já possui desequilíbrios musculares potencialmente nocivos para o complexo do ombro.Só é possível descobrir quais são esses desequilíbrios e como trata-los avaliando com cuidado a movimentação do indivíduo. Dê atenção especial aos gestos esportivos do atleta. É importante avaliar de qual maneira eles são feitos e qual risco apresentam à articulação. Outro ponto importante é avaliar como o corpo do praticante se comporta quando fadigado.

A única maneira de prevenir e tratar lesões e patologias do ombro é através do conhecimento. Por ser uma das articulações mais complexas do corpo, esse processo é muitas vezes demorado e doloroso para o paciente.Felizmente é possível tratar a maioria dos problemas que acometem o ombro através do movimento.

DICA BOA:

Conheça o Método Ombro FIT 15MD - Para praticantes de Jiu-Jitsu.Único método de tratamento do ombro com resultados rápidos. Para praticantes de Jiu-Jitsu. Você gasta somente 15 minutos/dia. Sem gastar com equipamentos. Sem sair de casa. Sem pagar caro. Criado por Fisioterapeuta e praticante do Jiu Jitsu. Clique aqui!



Comente:

Nenhum comentário