Sua roupa diz muito sobre você. Se você nunca ouviu essa frase antes, saiba que muitas pessoas ao seu redor podem interpretar e perceber muito sobre a sua personalidade de acordo com o que você está vestindo. Nas artes marciais não é diferente: o cuidado, o carinho e principalmente a higiene que um praticante tem com o seu kimono diz muito a respeito da sua dedicação com os treinos.
Muito além disso, um kimono de jiu jitsu mal cuidado e mal lavado pode trazer diversos prejuízos para um lutador. O mau odor pode causa incômodos e a presença de bactérias favorece a transmissão e a contração de diversas doenças. Todo praticante da arte suave deve procurar dominar não só a luta no chão, mas também o hábito de manter o seu kimono limpo - e a tarefa é mais simples do que parece.
Dicas de como lavar kimono de jiu jitsu
- Lave seu kimono do avesso: dessa forma você deixa os produtos de limpeza em contato com a parte interna, a que mais absorve o seu suor durante treinos e lutas;
- Nunca seque em secadora: é natural durante as diversas lavagens e secagens você perceber o seu kimono encolher, mas isso pode ser evitado ou adiado. Por isso, não coloque a sua roupa de luta na secadora e, sempre que possível, evite também seque ao sol. Tente fazê-lo secar na sombra e em ambientes abertos ou arejados.
- Procure utilizar produtos de limpeza profunda e de ação antibacteriana: por mais completa e cuidadosa que seja a lavagem, o kimono é um material que fica em contato direto com o seu suor, com o solo e com o suor de outros atletas. Por isso, quanto melhor e mais profunda a ação de limpeza, mais protegido contra bactérias você estará;
- Nunca deixe um kimono suado no guarda-roupas, porta-malas ou em qualquer outro lugar fechado: cheiro de suor ficará ainda mais forte e incômodo. Além disso, roupa molhada é completamente favorável para proliferação de bactérias e fungos;
Dicas para manter a conservação
Outros pontos são essenciais para manter a conservação do seu kimono. Ter uma lycra rash guard, espécie de camisa de compressão utilizada como "segunda pele" barra o contato direto entre o kimono e o suor, evitando o mau cheiro e o acúmulo de bactérias.
Outra dica importante para prolongar a vida útil do seu kimono é: tenha mais de um. Se você é um praticante fiel de jiu jitsu e vai à academia quase todos os dias, o ideal é que você tenha dois ou mais kimonos, revezando o uso entre eles. Assim você não acumulará suor e bactérias e dará tempo para a lavagem e secagem acontecerem de maneira correta.
Nenhum comentário
Postar um comentário