Lesões comuns no Judô







O judô, que pode ser traduzido como "Caminho Suave", é uma prática esportiva de origem japonesa, sistematizada por Jigoro Kano, em 1882, a partir de antigas técnicas de lutas que ele havia estudado e praticado. É um esporte mundialmente difundido e praticado por mais de três milhões de judocas só no Brasil com grande adesão de púberes e pré-púberes devido ao seu caráter de esporte-formação, já que possui um sistema moral que pode ser aplicado a todas as situações da vida  além de ser um rico instrumento pedagógico.

O judô apresenta um considerável risco para ocorrência de lesões. Contusões, entorses, luxações, fraturas, tendinites, distensões, rupturas de ligamentos entre outras são parte inerente do envolvimento com atividades físico-esportivas; contudo, apesar desta afirmação, a existência de detalhamentos sobre a situação sob as quais ocorrem as lesões e as variáveis que as influenciam ainda incita questionamentos

Os programas de incentivo ao esporte devem ater-se aos riscos e benefícios relativos de cada modalidade, a fim de decidir pelo investimento que melhor atenderá o indivíduo em função das necessidades relacionadas à sua respectiva fase do desenvolvimento motor. Essa preocupação vem motivando alguns autores a desenvolverem levantamentos com base em um grupo grande de participantes de diferentes tipos de atividades físicas, recreativas e desportivas, permitindo comparações satisfatórias a fim de estimar os riscos de lesões.

Segundo essa pesquisa, as lesões de joelho, ombro e tornozelo foram as mais freqüentes.

Os golpes mais frequentes que causaram lesões foram o Ippon seoi Nague, o Tai otoshi e o Uchi mata.

O Ippon seoi Nague apresentou relação com as lesões de ombro, todas decorrentes em Tori. O Tai otoshi apresentou relação com lesões de joelho, em sua maioria em situação de Uke.

A relação de ocorrência de lesões em treino é preocupante, principalmente devido à constatação de que grande parcela dos relatos ocorreu quando existiu a participação de um adversário mais pesado, situação comum durante os treinamentos.


Comente:

Nenhum comentário