Como é a aula de Judô para Crianças?






Como atividade física, o judô promove melhorias consideráveis na execução de movimentos que requerem maior coordenação motora. Desenvolve-se equilíbrio, condicionamento físico, noção espacial e corporal. Como atividade disciplinar, desenvolve a sociabilidade com outras crianças, o trabalho em equipe, o respeito ao professor e aos amigos e muito mais.

Todos estes estímulos contribuem muito para que a criança cresça saudável, mais concentrada e mais disciplinada tanto dentro quanto fora do dojô.

No treino, o sensei ensina as técnicas de pé ou solo e orienta os alunos a treinarem através de uchikomis (entradas de golpe), Nague Ais (projeções), Reraku-henka-wazas (golpes combinados), kaeshi wazas (contra golpes), dentre outras

Estas seções técnicas também podem ser feitas de forma divertida.. Como exemplo, Nague Ai em filas, com saltos, cronometrados, etc.

Obviamente as técnicas escolhidas devem ser condizentes com a capacidade motora e idade dos alunos. Não se deve esquecer também, que apesar de golpes de pegada de perna não serem permitidos em competições, eles podem ser ensinados sem problemas nas aulas. É também dever do professor reforçar quanto ao uso proibido destas técnicas em competições.

Geralmente após os uchikomis e treinos técnicos, pode-se aproveitar que as técnicas aprendidas estão frescas na mente e puxar lutas em forma de randoris, shiais ou yaku-soku-geikos.

O judô é uma ótima alternativa para crianças, inclusive para socialização. Tendo que trabalhar em grupo, a criança aprende desde cedo a necessidade do respeito, da empatia e da cooperação. Assim, há um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, além da conservação da boa saúde e melhorias em termos de disciplina.

O Judô, além de tudo, auxilia na formação de seres humanos melhores, capazes de tomarem decisões, serem companheiros e, ao agirem, não terem a intenção de machucar, e sim de se defender de forma consciente e humana.



Comente:

Nenhum comentário