Aposte no Judô para Idosos!







A prática de atividades físicas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fator fundamental para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida em todas as idades.

Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), órgão do Ministério da Saúde, estimam que de cada três indivíduos com mais de 65 anos, um é vítima de queda. Entre os fatores intrínsecos relacionados às quedas de idosos, conforme o Into, estão: perda da força muscular, osteoporose, anormalidades para caminhar, arritmia cardíaca, alteração da pressão arterial, depressão, senilidade, artrose e alterações neurológicas. Já entre os fatores extrínsecos surgem a deficiência de iluminação de ambientes, cômodos mal projetados, disposição inadequada de móveis e uso inapropriado de tapetes.

O judô é uma atividade benéfica para quem já chegou à terceira idade. É um esporte que possui aspectos que estimulam a consciência corporal, além de proporcionar um aumento do tônus muscular. Porém, a prática dessa modalidade requer cuidados. O praticante deve fazer uma espécie de judô adaptado, ou seja, de acordo com as condições físicas apresentadas.

Na adaptação do judô para quem tem 60 anos ou mais, é preciso dar mais ênfase aos exercícios que trabalham equilíbrio, alongamento e resistência, podendo enfim, se aproveitar da criatividade, fazendo coisas como a utilização de colchão, além do tatame convencional.

A combinação entre ganho de saúde e integração social proporcionada pela prática das artes marciais é importantíssima para a ampliação da qualidade de vida dos idosos. Com cuidados adequados, aposte no Judô para idosos!



Comente:

Nenhum comentário