COB cria núcleo científico visando ao desenvolvimento do esporte
brasileiro
Em mais visando ao desenvolvimento do esporte olímpico nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro criou a área de Ciência do Esporte, subordinada ao Departamento Técnico da entidade. As informações sobre os estudos e os conhecimentos científicos relacionados às práticas esportivas terão espaço no site oficial do COB, que também listará eventos acadêmicos ligados ao setor, realizados no Brasil e no exterior.
Supervisionados pelo Gerente Geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, Luis Eduardo Viveiros de Castro, mestre em Educação Física na área de Fisiologia do Exercício, especialista em treinamento de força e treinamento esportivo e com Licenciatura Plena e Bacharelado com ênfase em Esporte; e Isadora Britto, bacharel em Educação Física com Licenciatura Plena com ênfase em Esporte, mestre em Esporte, Cultura e Sociedade pela University of Brighton (Inglaterra) e especialista em preparação física, formam a área científica do COB. O novo setor tem como objetivo permitir que dados científicos se tornem um instrumento concreto de auxílio e desenvolvimento do esporte de alto nível no país. O núcleo procura fazer uma ligação entre o meio acadêmico e as Confederações Brasileiras Olímpicas, buscando um melhor desempenho dos atletas nacionais.
"Em qualquer explicação para um processo evolutivo estão subentendidas idéias de aprimoramento, de mudança para melhor. O setor de Ciência do Esporte do COB pretende empregar dinamismo que viabilize uma transição visando ao progresso do esporte olímpico brasileiro. Para que aconteça o crescimento deve haver uma interação entre as partes que cercam o esporte de alto rendimento", define Luis Eduardo, coordenador da área de Ciência do Esporte do COB.
"O calendário de eventos acadêmicos também facilitará os técnicos na hora de escolherem cursos de atualização profissional, pois nem sempre a divulgação desses eventos tem um longo alcance. Para que se obtenha sucesso no esporte de alto rendimento é necessário conhecer e controlar as muitas variáveis do treinamento esportivo. Nossa proposta é levar o conhecimento da ciência do esporte para a realidade dos treinadores, permitindo que os planos de treinamento sejam aperfeiçoados", acrescenta Isadora.
Além da divulgação dos eventos e do acompanhamento da rotina de treinamentos, os pesquisadores preparam o lançamento de um boletim técnico-científico, com informações relacionadas à área de treinamento de alto rendimento.
"Os resultados obtidos pelas grandes potências esportivas, das Américas, Europa e Ásia, encontram explicações na maneira cada vez mais aplicada com que se encara o esporte. O COB enxerga que o crescimento do nosso esporte olímpico só tem a lucrar com mais essa ferramenta de aprimoramento", conclui José Roberto Perillier, gerente geral do Departamento Técnico do COB.
Comitê Olímpico Brasileiro
Nenhum comentário
Postar um comentário