Mundial de Judô inicia luta por vaga olímpica





O Campeonato Mundial de Judô tem início nesta quarta-feira, em Tóquio, no Japão, e promete intensas disputas pelas medalhas de ouro. Será a primeira competição a distribuir pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Por isso, conta com o maior número de participantes da História: 792 atletas (número ainda a ser confirmado pelo Congresso Técnico).

Os primeiros brasileiros a competirem serão os pesos pesados Rafael Silva, Walter Santos e Maria Suellen Altheman, e os meio-pesados Luciano Correa e Mayra Aguiar. As eliminatórias têm início programado para as 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, quando já será manhã de quinta-feira no Japão.

- Já vivi todas as experiências em um Mundial: fui bronze, fui campeão e voltei de mão vazia. Essa bagagem me deixa mais tranquilo para lutar. Desde o Mundial de Roterdã, em 2009, investi bastante na parte técnica, sem descuidar do físico que sempre foi meu trunfo - disse Luciano Correa.

O judoca vive uma boa temporada e ocupa o quinto lugar no ranking mundial. No Grand Slam de Moscou, na Rússia, ficou com o ouro após vencer o líder da lista, o japonês Takamasa Anai.

- Essa é a prova da minha evolução técnica. Tinha lutado cinco vezes com o Anai sem conseguir aplicar nenhum golpe. Agora já sei o caminho. A maturidade vai ser importante para controlar a cabeça nesse Mundial - afirmou.

Um total de 17 judocas brasileiros vão lutar pelas medalhas no Mundial. Além dos estreantes desta quarta-feira, também competem Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva e Maria Portella.



Comente:

Nenhum comentário