Judô brasileiro está em Paris por mais pontos para ranking olímpico





Sarah Menezes (de branco), contra a cubana Dayaris Rosa, no Pan de Guadalajara. Scott Heavey/29.10.2011/Getty Images

Na reta final de classificação para a Olimpíada de Londres 2012, a equipe brasileira de judô disputa o Grand Slam de Paris neste fim de semana (a disputa de medalhas está prevista para as 16h (horário local), 13h de Brasília, no sábado (4) e no domingo (5). Esse é o torneio que mais distribuirá pontos para o ranking mundial e olímpico até o fim da janela de classificação, programada para 30 de abril.

Em Paris estão os brasileiros Sarah Menezes (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Ketleyn Quadros (57 kg), Mayra Aguiar (78 kg), Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Tiago Camilo (90 kg), Hugo Pessanha (90 kg), Luciano Correa (100 kg), Leonardo Leite (100 kg), Daniel Hernandes (+100 kg) e Rafael Silva (+100 kg). Leandro Guilheiro (81 kg) acompanha a delegação, mas participará apenas do treinamento internacional organizado pelos franceses após o Grand Slam.

A medalha de ouro em Paris vale 300 pontos no ranking mundial, a de prata, 180, e a de bronze, 80.

Segundo critério da FIJ (Federação Internacional de Judô), estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londresos 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país, em cada categoria.

São 594 judocas de 97 países inscritos no Aberto de Paris – mas muitos dos que estão nas primeiras posições do ranking mundial (caso de Guilheiro, segundo do mundo até 81 kg) optaram por não ir a Paris.

- Estou indo para aprender, para observar os adversários e treinar bem para aprimorar o meu judô.

Dois por uma vaga

Em disputa particular pela vaga da categoria 90 kg na equipe brasileira, Tiago Camilo e Hugo Pessanha ressaltam a concentração neste momento decisivo.

Tiago, quinto do ranking do peso, lembra que atleta de alto rendimento "está sob pressão o tempo todo".

- Chego a Paris bem, com a cabeça no lugar e muita vontade de vencer. Estou trabalhando duro. As coisas sempre deram certo comigo.

Na sexta posição e apenas 80 pontos atrás de Tiago Camilo, Hugo Pessanha diz que evita assistir às lutas de Tiago.

- Fico concentrado no meu judô, faço o meu trabalho. Pensar demais no outro cria um estresse a mais, desnecessário.

Foco mais próximo

Terceira colocada na lista mundial, Sarah Menezes quer mais um bom resultado na temporada.

- Procuro não pensar na Olimpíada, ainda. Meu foco neste momento é conquistar resultados nas competições em que estou sendo inscrita.
O pesado Rafael Silva acredita que um bom resultado em Paris dará mais tranquilidade no caminho até a Olimpíada.

- A disputa interna está muito boa e um resultado positivo aqui em Paris aumentará minhas chances de representar o Brasil em Londres. Além disso, vou aproveitar para experimentar alguns golpes novos e fazer ajustes.

Pela programação oficial do Grand Slam de Paris, lutam neste sábado (4) os judocas das categorias 48 kg, 52 kg, 57 kg, 63 kg, 60 kg, 66 kg e 73 kg. No domingo (5), entram no tatame os judocas dos pesos 70 kg, 78 kg, +78 kg, 81 kg, 90 kg, 100 kg e +100 kg.




Comente:

Nenhum comentário