Golpes de quadril no Judô




Mudança de regras no judô deixou atletas 'cabreiros', admite brasileiro |  Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Algumas das técnicas são bastante semelhantes, como o Harai Goshi e o Hane Goshi, e como o Utsuri Goshi e o Ushiro Goshi. o vídeo mostra as diferenças.
Mas antes de ver o vídeo, vamos entender um pouco mais sobre estes golpes:
  • Ilustração de um Harai-Goshi
    Ilustração de um Harai-Goshi
    Harai Goshi – Significa "varrendo com o quadril". "Harai" é o termo em japonês para "varrer" e "Goshi" (ou "koshi") é o termo em japonês para quadril. O Harai Goshi é uma técnica onde o tori (quem aplica o golpe) eleva o uke (aquele que recebe o golpe) e após elevá-lo, o derruba varrendo-o do chão com uma de suas pernas. É um golpe de quadril (koshi waza) porque o quadril ajuda o tori a elevar o uke, permitindo que o mesmo fique vulnerável à varredura.
  • Hane Goshi – Significa "brotando do quadril" ou "elevando com o quadril". É uma técnica onde todo o movimento surge no quadril, que joga o oponente para cima, como se fosse um coice. A perna é um elemento secundário desta técnica, que auxilia o quadril a jogar o oponente para cima. Se parece muito com o Harai Goshi porque a perna parece que está varrendo, mas no Harai Goshi a perna varre por fora do oponente, e no Hane Goshi, a perna se posiciona por dentro do oponente, auxiliando o quadril a eleva-lo neste coice.
  • Hane Goshi sendo demonstrado
    Hane Goshi sendo demonstrado
    Utsuri Goshi – Significa "trocando o quadril". É uma técnica de contra-ataque (Gaeshi Waza), onde o tori, ao receber um golpe. joga o uke para cima e "troca" o quadril, passando-o na frente do uke e derrubando-o. É uma técnica difícil por exigir bastante força, mas quem consegue aplica-la se torna um oponente difícil para pessoas que gostam de aplicar técnicas de quadril.
  • Ushiro Goshi - Significa "parte de trás do quadril". É também uma técnica de contra-ataque (Gaeshi Waza), onde o tori, ao receber um golpe, joga o uke para cima com o auxílio do seu quadril, dando uma "barrigada" e deixando-o cair de costas.
  • Daki Age – Significa "segurando e levantando". Esta técnica é conhecida no jiu-jistu como "bate-estaca". É uma técnica bastante eficiente, pois normalmente, quando o uke pula na guarda do tori com este em pé, fica com as coisas vulneráveis para a aplicação desta técnica. Por ser uma técnica forte, se tornou proibida nas competições.
Conhecendo um pouco sobre cada uma das técnicas, vamos agora assistir ao vídeo abaixo, que mostra detalhadamente como cada uma delas é aplicada, algumas variações e dicas interessantes para um bom atleta de Judô e de Jiu-Jitsu:

Veja aqui!

Publicado em 05/06/13 e revisado 11/04/18



Comente: