Judô: Brasil na busca por vaga em Pequim




Divulgação
Divulgação
Priscila Marques quer carimbar seu passaporte para os Jogos de Pequim

Os judocas Denílson Lourenço (-60kg), Danielli Yuri (-63kg) e Priscila Marques (+78kg) disputam nesta quarta-feira, na Argentina, um torneio de ranqueamento olímpico da União Pan-Americana de Judô. São esperados no evento países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru.

O Brasil tem cinco pesos garantidos nos Jogos Olímpicos de Pequim pelo critério de classificação da Federação Internacional de Judô. Porém, os pesos de Denílson, Danielli e Priscila são os que estão em situação mais delicada no ranking.

Na categoria até 60kg, o Brasil está na terceira colocação. No masculino, os cinco atletas mais bem colocados no ranking garantem vaga em Pequim. Já no feminino, o país aparece na segunda colocação na categoria até 63kg e em sexto lugar acima de 78kg. Apenas as três primeiras da lista garantem presença.

- Passei por esta mesma situação em 2004 e não quero mais uma vez ser titular da seleção e ficar de fora ds Olimpíadas pelo ranqueamento. Não será uma disputa fácil, mas vou fazer tudo que seja possível para carimbar meu passaporte para Pequim - diz Priscila Marques.

Além do torneio de ranqueamento argentino, é possível também marcar pontos no ranking no Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô, nos EUA, em maio.

GLOBOESPORTE.COM
Não quero mais uma vez ser titular da seleção e ficar de fora ds Olimpíadas pelo ranqueamento. Vou fazer tudo que seja possível para carimbar meu passaporte para Pequim
Priscila Marques, judoca
GLOBOESPORTE.COM

 

 Entenda o sistema de classificação para Pequim
André Durão
Bicampeonato mundial garantiu João Derly nas Olimpíadas de Pequim 2008

A classificação do país em cada uma das 14 categorias olímpicas do judô se dá através do ranking pan-americano. A lista leva em conta a classificação nos Campeonatos Pan-Americanos 2006, 2007 e 2008, nos Jogos Pan-Americanos 2007 e no Torneio de Ranqueamento 2008. Classificam-se os três países mais bem colocados no feminino e os cinco primeiros no masculino.

É possível também o país se classificar através do Campeonato Mundial. Todos os cinco primeiros colocados de cada categoria no Mundial 2007 automaticamente garantiram a participação do país nas Olimpíadas de Pequim. No Brasil, este foi o caso das categorias –52kg (quinto), -66kg (ouro), -81kg (ouro), -100kg (ouro) e +100kg (bronze).

Nos pesos onde há atletas classificados pelo Mundial, abre-se nova vaga de classificação pelo ranking. Exemplo: Brasil e CUBA garantidos pelo Mundial no –66kg, outros cinco países pan-americanos irão a Pequim.

Pelas regras da Federação Internacional de Judô, quem se classifica para as Olimpíadas é o país. O atleta para representa-lo é designado a partir de critérios estabelecidos por cada Federação Nacional. No Brasil, a regra é:

FEMININO
- Medalhista dos Jogos Pan-Americanos e até quinta colocada no Mundial 2007 leva a classificação automática da atleta. Érika Miranda garantiu seu nome na categoria –52kg.
- Titular do Mundial 2007 e atleta proveniente da Seletiva Nacional disputam torneios equivalentes na Europa (uma etapa de Super Copa do Mundo e uma de Copa do Mundo). Vai aos Jogos quem obtiver o melhor desempenho.

MASCULINO
- Campeão dos Jogos Pan-Americanos e finalista do Mundial 2007 na mesma categoria leva a classificação automática do atleta. João Derly garantiu seu nome na categoria –66kg.
- Titular do Mundial 2007 e atleta proveniente da Seletiva Nacional disputam torneios equivalentes na Europa (uma etapa de Super Copa do Mundo e uma de Copa do Mundo). Vai aos Jogos quem obtiver o melhor desempenho.



Comente:

Nenhum comentário