CBJ anuncia suspensão, e Penalber deve perder bronze do Mundial Jr.





O judoca Victor Penalber foi oficialmente suspenso nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Judô. O atleta foi flagrado no antidoping no dia 5 de outubro, durante o Mundial por Equipes de Tóquio.

Como a suspensão é retroativa, o lutador deve perder a medalha de bronze no último Mundial Júnior, disputado na Tailândia, entre 23 e 26 de outubro. A CBJ espera, porém, a oficialização do período de afastamento e da validade da punição para eventos menores para anular os resultados do lutador.

Segundo o coordenador da entidade, Ney Wilson, o resultado do Mundial por equipes não deve ser alterado. O caso veio a público na semana passada, mas a entidade esperou receber a confirmação da contraprova para confirmar a suspensão do atleta.

A CBJ também confirmou que a substância apontada no exame do judoca carioca foi o diurético furosemida. A substância está na lista da Agência Mundial Antidoping porque pode ser usada para mascarar o uso de outras substâncias.

Em modalidades que dependem de peso, como o judô, diuréticos podem ser usados para garantir que o atleta chegue ao peso de sua categoria. Penalber compete entre os leves, para a atletas de até 73 kg.

O último judoca brasileiro flagrado no antidoping foi João Derly, que competia na época nos 60 kg, também com diurético. Quando voltou a competir, o gaúcho já lutou no 66 kg, categoria em que foi bicampeão mundial. Derly foi suspenso por seis meses. A punição de Penalber, porém, deve ser de dois anos, seguindo o novo Código Mundial Antidoping.



Comente:

Nenhum comentário