Honorato e Daniel Hernandes garantem retorno à seleção de judô




Os veteranos Carlos Honorato e Daniel Hernandes estão de volta à seleção brasileira de judô. Neste domingo, os dois atletas confirmaram o favoritismo e venceram a seletiva Projeto Londres 2012, em Vitória (ES), garantindo assim o direito de disputar vagas no circuito internacional com a equipe principal do país.





Afastado da seleção desde o Campeonato Mundial de 2007, Honorato disputou a seletiva uma categoria acima da que estava acostumado. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 no médio (90 kg), o judoca ganhou o campeonato deste domingo no meio-pesado (100 kg) depois de derrotar Leandro Gonçalves na decisão.

"Já sabia na minha cabeça que eu precisava subir. Sempre soube que precisava lutar no meio-pesado, pois sofria muito para chegar aos 90 quilos", revelou Honorato em entrevista ao UOL Esporte na última quinta-feira, afirmando ainda não ter previsão nenhuma de quando irá se aposentar. "Lutarei até quando eu agüentar", completou o atleta de 33 anos.

Daniel Hernandes, por sua vez, também mantém as chances de voltar a defender o Brasil nas Olimpíadas (ele participou de Sydney-2000 e Atenas-2004). O judoca ainda defendeu o país no último Campeonato Mundial por equipes, em outubro, no Japão, e ajudou a equipe nacional a levar o terceiro lugar com duas vitórias.

Neste domingo, Hernandes perdeu sua primeira luta contra o outro finalista, Rodrigo Artilheiro. O atleta paulista, no entanto, conseguiu a vaga após obter dois triunfos em seguida sobre o rival, que também é membro da seleção brasileira de luta greco-romana.

"O mais importante para mim foi voltar ao ciclo olímpico, o que era meu principal objetivo. Esse pode ser o meu último ciclo, por isso é vital para mim. Ainda estou precisando de um melhor ritmo de luta, mas fiquei satisfeito com o que produzi hoje [domingo]", comemorou Hernandes após a final.

No último sábado, foram disputadas as categorias de ligeiro a meio-médio. A surpresa ficou por conta da exclusão da campeã mundial júnior Rafaela Lopes (57 kg), derrotada na estréia por Paula Souza. No fim, Mariana Barros ficou com a vaga no peso.

Confira os vencedores de todas as categorias:
Feminino
48 kg: Taciana Resende
52 kg: Raquel Lopes
57 kg: Mariana Barros
63 kg: Camila Minakawa
70 kg: Márcia Costa
78 kg: Deborah Almeida
+78 kg: Maria Suelen

Masculino
60 kg: Felipe Kitadai
66 kg: Luiz Revite
73 kg: Marcelo Contini
81 kg: Rodrigo Luna
90 kg: Ricardo Trevisan
100 kg: Carlos Honorato
+100 kg: Daniel Hernandes

Comente:

Nenhum comentário