Heróis dos inéditos ouros da competição por equipes na segunda-feira, os judocas brasileiros Leandro Guilheiro e Maria Portela trouxeram mais duas medalhas de ouro para o Brasil nos Jogos Mundiais Militares nesta sexta-feira, na Unifa, em Campo dos Afonsos. Portela conquistou o ouro na categoria até 70kg, enquanto Guilheiro foi campeão entre os atletas até 81kg.
Os dois judocas fizeram as lutas decisivas nas finais por equipes na segunda-feira - contra a Coreia do Sul no masculino e contra a China no feminino - e mostraram a mesma garra nesta sexta. Leandro Guilheiro passou por quatro oponentes com ippon, rumo à final contra o italiano Giovanni Carollo. No último combate do dia, o paulista entrou com a mesma frieza de todo o torneio e tomou a frente com um yuko a 3min38s do fim. Com a vantagem, Guilheiro passou a controlar o adversário e encerrou a competição com mais um belo ippon, 1min30s antes de o cronômetro estourar.
Maria Portela teve caminho mais simples para chegar à decisão. Bastou derrotar a alemã Anne Lisewski nas quartas de final, com uma imobilização, e Lynn Mossong, de Luxemburgo, por ippon na semifinal. Na decisão, porém, a adversária seria a eslovena Rasa Sraka Vukovic, campeã militar europeia e medalha de bronze no Mundial de Tóquio em 2010. Numa luta nervosa, a gaúcha conseguiu um yuko a 45s do final. A torcida contou os segundos para o encerramento do combate e Portela se agachou, emocionada, para celebrar seu segundo ouro nos Jogos.
Com uma lesão na lombar que o incomoda desde a Copa do Mundo de São Paulo, no final de junho, Hugo Pessanha desistiu de disputar a categoria até 90kg e não compareceu à pesagem, pela manhã. Maximilian Schirnhofer, da Áustria, conquistou o ouro ao derrotar Robert Krawczyk na final. O italiano Walter Facente e o eslovaco Milan Randl ficaram com as medalhas de bronze.
A programação do judô termina neste sábado, com quatro categorias. Maria Suellen Altheman (+78kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Rafael Silva (+100kg) representam o Brasil. Na categoria até 78kg, o país não terá representantes - a titular Mayra Aguiar está lesionada, com uma luxação no dedo anelar da mão direita, e a reserva Natália Bordignon não conseguiu baixar o peso a tempo.
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário
Postar um comentário