Após terminar o primeiro dia da Copa do Mundo do Uzbequistão sem medalhas, a seleção brasileira de judô deu a volta por cima neste domingo, em Tashkent. O paulista Rafael Silva conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 100kg e o Brasil foi ao pódio em outras três categorias, com a prata de Maria Portela (-70kg) e os bronzes de Maria Suellen Altheman (+78kg) e Luciano Corrêa (-100kg).
Em boa fase, Rafael Silva, principal esperança do país no torneio, começou o dia com uma vitória por ippon sobre Mukhriddin Butaev, do Uzbequistão. Na semifinal, deixou Emil Tahirov, do Azerbaijão, para trás com dois yuko. Na final, o "Baby" superou outro judoca da casa, Adiljon Tulendibaev. A luta foi decidida por punições: enquanto o paulista recebeu duas, resultando num yuko para seu adversário, o uzbeque levou três, o que se transforma num wazari, que deu a vitória para o Brasil.
Na categoria até 70kg, a gaúcha Maria Portela conquistou a medalha de prata ao derrotar duas judocas do Cazaquistão por ippon e alcançar a decisão contra Juliane Robra, da Suíça. Na final, entretanto, Portela perdeu também por ippon.
Maria Suellen Altheman ficou com o bronze na categoria mais de 78kg. Após vencer na estreia, a brasileira perdeu na semifinal para a russa Nataly Sokolova, mas superou a bielorussa Maryana Slutskaya por ippon na disputa de terceiro lugar.
Luciano Corrêa chegou à semifinal na categoria até 100kg com vitórias por ippon e wazari em sua chave. Na semifinal contra Utkur Kurbanov, do Uzbequistão, porém, duas punições contra o brasileiro acabaram decidindo a luta para o uzbeque. Corrêa se recuperou com um ippon sobre Balint Farkas, da Hungria, para levar a medalha de bronze.
O único brasileiro a ficar sem medalhas neste domingo foi Nacif Elias. Ele começou bem na categoria até 81kg e venceu as duas lutas de sua chave. Entretanto, foi superado pelo japonês Tomohiro Kawakami na semifinal, por yuko, e perdeu por dois yuko a um na disputa pelo bronze contra Yakhyo Imamov, do Uzbequistão.
Nenhum comentário
Postar um comentário