Érika cai diante de atleta do Kosovo e vê ouro inédito no Mundial escapar




Erika miranda e Kelmendi Mundial Judô final (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX )

Faltou pouco. Restava um minuto de combate. A medalha de ouro em um mundial, que teima em não vir para o Brasil entre as mulheres, parecia possível, palpável para Érika Miranda. Depois de uma manhã perfeita, com três vitórias, duas por ippon, e de vencer na semifinal a romena Andreea Chitu, a brasileira sucumbiu diante da melhor do mundo, a atleta do Kosovo Majlinda Kelmendi, e ficou com a medalha de prata no Mundial de Judô do Rio de Janeiro na categoria meio-leve (até 52kg).

- Hoje a minha vitória foi muito pessoal, eu estou batalhando em Mundiais há um bom tempo, e hoje eu finalmente conquistei uma medalha. O meu objetivo era subir o pódio, e agora eu vejo que é só questão de persistir mesmo. Meu choro é de tristeza, mas também de alegria. Judô é assim, você pode perder ou ganhar no último segundo - afirmou Érika.

Mesmo derrotada, porém, Érika, de 26 anos, deu fim ao destino de bater na trave em mundias. Em 2007, no próprio Rio de Janeiro, e em Tóquio, em 2010, a judoca perdeu a disputa pela medalha de bronze. Do outro lado, Majlinda Kelmendi, de 22 anos, conquistou pela primeira vez uma medalha em mundiais. Antes, na base, ela já havia conquistado o título mundial. Neste ano, além do título do Masters de Judô, foi prata no Grand Slam de Paris, na França.

Érika perde por ippon

Érika e Kelmendi se enfrentaram pela quarta vez na carreira. Em 2010, a vitória foi brasileira. Mas daí em diante, Majlinda passou a dominar os duelos contra a brasileira. Venceu em 2011 e 2012, e fez a trinca agora, no Mundial do Rio. O combate, porém, começou equilibrado. Érika partiu para cima da rival, e ambas trocaram pegadas. Bastante ofensiva, a meio-leve do Brasil acabou se descuidando e foi punida. No segundo minuto de luta, Érika aplicou um golpe e pediu ao menos um yuko. A arbitragem negou e o técnico do Brasil acabou recebendo uma bronca do árbitro central.

No terceiro minuto de luta, Kelmendi também recebeu uma punição, deixando a luta igual. Bastante agressiva, Kelmendi tentava o golpe perfeito, mas Érika se defendia bem. No último minuto, porém, a brasileira acabou surpreendida ao ser lançada ao solo, o que rendeu um wazari para a rival. Na sequência do golpe, no solo, a atleta do Kosovo imobilizou a judoca e conseguiu o ippon.



Comente:

Nenhum comentário