Sarah Menezes ganha o bronze no Mundial de Judô




O mascote do Mundial de judô no Maracanãzinho faz graça e carrega Sarah Menezes até a torcida, após conquista do bronze, com vitória no último segundo sobre Sol Mi Kim, da Coreia do Norte Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Sarah Menezes, atual campeã olímpica e líder do ranking da categoria até 48 kg, conquistou a medalha de bronze no Mundial de Judô, no Maracanãzinho, no Rio, nesta segunda-feira, primeiro dia de competição. Derrotada na semifinal para Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, a brasileira se recuperou na luta seguinte, que valia o bronze. Ela conseguiu um ippon sobre a norte-coreana Sol Mi Kim no último segundo do combate, que estava empatado e seguiria para o golden score (prorrogação para desempate, com a vitória a quem conseguir a primeira pontuação). A mongol Munkhbat ficou com o ouro, ao vencer por ippon, com chave de braço, a japonesa Haruna Asami, duas vezes campeã do mundo.

- Graças a Deus consegui trazer mais um bronze para o Brasil, é seguir nesse caminho. O mais importante são as Olimpíadas de 2016 - comemorou Sarah. - Quando perdi (na semifinal), tive que zerar (esquecer o resultado negativo e seguir em frente), levantar a cabeça, porque a competição não tinha acabado ainda. Entrei na luta pelo bronze como se fosse a primeira da competição. Ela (Kim) é muito forte, e esperei o momento certo para ela entrar (tentar o ataque) e eu puxar - explicou.

A luta contra Kim foi complicada mesmo para Sarah. A coreana tomou mais a iniciativa no começo e, apesar de não fazer ponto, conseguiu duas punições para a brasileira (nesse caso, se a luta terminasse empatada, a vantagem seria de Kim, devido às punições). Com raça e muita vontade, porém, Sarah reverteu o quadro. Procurou mais os golpes e igualou o placar, já que a adversária acabou sendo punida duas vezes também. E então vei o contragolpe mortal, em que se defendeu da coreana puxando-a para baixo e colocando as costas dela no tatame: ippon no último segundo.

Foi o terceiro bronze consecutivo de Sarah em campeonatos mundiais.

- Ainda não desisti, quero um ouro num Mundial e o bicampeonato olímpico - disse.

Reclamação contra arbitragem

Na semifinal, contra a mongol Munkhbat, Sarah perdeu por dois yuko, a pontuação mínima. A brasileira não conseguiu pontuar, apesar do bom início, quando a adversária recebeu punição por falta de combatividade (punição repetida mais tarde). E lamentou um wazari que os árbitros não lhe deram, e que ela considerou que merecia ter sido marcado e lhe daria a vitória.

- A luta foi bem igual, sabia que era uma atleta muito forte. Aquele último golpe lá eu achei que era meu, mas tudo bem - disse Sarah, sobre o wazari que não veio.

Até a derrota na semifinal a brasileira tinha vencido todas as suas lutas. Ela superou nas quartas de final a turca Ebru Sahin, com ippon a 1min11s do fim do combate. Na estreia a vitória foi sobre Aigul Baikuleva, do Cazaquistão, em combate bastante disputado e decidido com um wazari a 44 segundos do final. Em seguida Sarah derrotou Amelie Rosseneu, da Romênia, também por ippon.



Comente:

Nenhum comentário