Ídola do Judô: Sarah Menezes





Nascida e criada em Teresina (PI), Sarah Menezes fez história aos 22 anos. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a piauiense se tornou a primeira atleta do judô feminino brasileiro a conquistar uma medalha de ouro na competição.

Ela descobriu o esporte aos nove anos na escola. Mesmo com a resistência dos pais – que consideravam a modalidade muito masculina –, Sarah insistiu no caminho escolhido e foi tricampeã das Olimpíadas Escolares, competição criada pelo governo federal para incentivar jovens atletas dos colégios públicos do País.

Com 15 anos a judoca chegou à seleção brasileira, na categoria ligeiro (até 48Kg). Apesar da pouca idade, conta que o caminho até a vaga foi longo e que o incentivo do técnico Expedito Falcão foi essencial. "Tive muita dedicação, determinação, perseverança nos treinamentos. A única coisa que eu escutava do Expedito é que eu chegaria a ser uma atleta da seleção e após algumas seletivas, eu realmente consegui", lembra.

Desde então, a atleta de 1,54m acumula bons resultados: participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008; foi bicampeã do Mundial Sub 20, em 2009; recebeu o prêmio de Melhor Atleta do Ano, do Comitê Olímpico Brasileiro, em 2009; foi terceira colocada no Mundial Sênior de Tóquio, em 2010; conquistou o terceiro lugar no World Masters, 2º no Grand Slam do Rio de Janeiro; e uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara, todos no ano de 2011.

Em 2012, classificada para as Olimpíadas de Londres, Sarah chegou ao topo. Após garantir a vaga na final na vitória contra a belga Charline Van Snick, ela acreditou que podia mais. Bateu a romena Alina Dumitru e conseguiu o que nenhuma judoca brasileira havia alcançado antes.

"Fazer parte de uma Olimpíada é o sonho do atleta. A experiência de estar nos Jogos com tantas potências mundiais do esporte foi fascinante, mas o que mais me marcou foi a minha determinação durante toda a competição", diz ela.



Comente:

Nenhum comentário