Guedes entra para a história do judô do país





Mesmo sem os campeões mundiais João Derly e Tiago Camilo, machucados, o judô masculino voltou a brilhar neste sábado. Novato na seleção, o peso leve Pedro Guedes ficou com a medalha de bronze em uma das mais tradicionais competições da modalidade, a Copa Jigoro Kano, disputada no Japão. Esta foi a primeira medalha do país e apenas a sétima na história do torneio, que já teve as medalha de bronze de Henrique Guimarães (1996), Fulvio Myata (1996), Douglas Vieira, Aurélio Miguel, Rogério Cherobim (1986) e o ouro de Sérgio Pessoa (1986).

Na disputa do bronze, Pedro passou pelo japonês Yusuke Kanamuru com um koka no golden score, prorrogação em que o primeiro lutador que pontuar fica com a vitória. Para chegar à disputa do terceiro lugar, Pedro primeiro venceu o eslovaco Filip Soska, depois passando por Shokrl Muminov, do Ubequistão. No terceiro combate, porém, Guedes foi derrotado pelo japonês Masahiko Otsuka, indo para a repescagem. No caminho para o bronze, o brasileiro venceu o mongol Sayn Nyam-Ochir e superou o japonês Masato Inazawa, antes de decidir a medalha contra Kanamuru.

Os demais brasileiros não medalharam e o destaque foi a jovem Mayra Aguiar, da categoria médio (-70kg). Mayra ficou com a sétima colocação. Hugo Pessanha (-90kg) e Danielli Yuri (-63kg) foram eliminados nas primeiras lutas e não obtiveram colocação.

Na estréia da equipe brasileira, na última sexta, Charles Chibana, da categoria ligeiro, venceu por WO o holandês Ruben Houkes, na primeira rodada e, em seguida, o judoca de Macau Fushuko Nagata, por ippon. Na terceira luta, Chibana perdeu para o francês Cyril Soyer e na repescagem sofreu mais uma derrota, desta vez para o atleta japonês Fukuoka Masaaki. Já no pesado feminino, Priscila Marques perdeu a primeira luta para a japonesa Mai Tateyama e, na repescagem, foi superada pela francesa Anne Mondiere.



Comente:

Nenhum comentário