Imigração japonesa turbina esporte olímpico brasileiro com o judô





O centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado neste ano, marca a importância da chegada das artes marciais ao país. Sem a influência japonesa, o Brasil teria desempenho olímpico muito inferior ao atual. Só o judô ganhou 12 medalhas olímpicas na história --duas de ouro, com Aurélio Miguel e Rogério Sampaio.

Na lista dos esportes que mais renderam pódios ao país em Jogos Olímpicos, o judô perde apenas para vela e atletismo.

Apesar de os principais atletas brasileiros da modalidade não terem ascendência japonesa, eles reconhecem os valores esportivos e culturais herdados dos imigrantes do oriente. Para Rogério Sampaio, que brilhou nos Jogos de Barcelona-1992 ao conquistar a medalha de ouro, o judô é, mais que um esporte, um estilo de vida. "Quando era criança, era muito agitado e, por sugestão de um pediatra, passei a praticar judô. Foi assim que comecei e aprendi isso."

Sampaio diz que o judô transmite um pouco da cultura japonesa. "É importante você transportar os ensinamentos do judô sobre disciplina, correção e hierarquia para o seu dia-a-dia. Isso é legal."

De acordo com o judoca Carlos Honorato, 33, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, respeito e disciplina são palavras chaves no esporte. "Comecei a praticar aos oito anos, e desde pequeno os professores mostraram a importância de ter disciplina e respeito", disse o atleta. "Os pais conhecem a filosofia do judô, a educação e disciplina que o esporte proporciona, e passam incentivar os filhos a praticar cada vez mais."

História

O judô, idealizado por Jigoro Kano em 1882, chegou ao Brasil nos anos 20. No Brasil, as primeiras exibições foram feitas por Eisei Maeda nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Em 1938, Riuzo Ogawa criou uma academia e, assim, aumentou o número de adeptos da nova modalidade.

Em 1954, foi organizada a primeira competição nacional, e, em 1969, foi fundada a Confederação Brasileira de Judô.

Em Tóquio, em 1964, foi realizado o primeiro torneio de judô em uma Olimpíada, com apenas três categorias. Em 1972, em Munique (Alemanha), o Brasil conseguiu sua primeira medalha, com Chiaki Ishii, que levou o bronze.

Outras modalidades como o caratê, aikidô, jiu-jitsu, sumô, kendô (esporte que utiliza espadas) kyudo (com arcos), também foram difundidas no Brasil e se popularizaram.



Comente:

Nenhum comentário