Judô brasileiro se prepara para fazer campanha histórica em Pequim




Com 13 das 14 categorias possíveis praticamente asseguradas para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a seleção brasileira de judô abriu nesta segunda-feira sua fase de preparação rumo à China. No Centro Olímpico de Treinamento do Ibirapuera, em São Paulo, seis medalhistas mundiais (duas mulheres) e três olímpicos deram início à corrida pelo direito de representar o país nos Jogos.

 

Para o coordenador-técnico das seleções, Ney Wilson, as conquistas obtidas pelo atual grupo que integra a equipe já tornam esta a melhor geração do esporte na história do país e, por isso, as expectativas são ousadas para os Jogos chineses.

 

Em Pequim, o objetivo da comissão técnica é assegurar ao país o melhor desempenho da história do país, conseguindo que a equipe masculina traga na bagagem quatro medalhas - com pelo menos uma de ouro. "Nossa expectativa é superar o que já fizemos de melhor. Até hoje, nossas melhores campanhas foram nos Jogos de Los Angeles-84, quantitativo; Seul-88 e Barcelona-92, qualitativos", avalia Wilson.

 

Nos Estados Unidos, a delegação brasileira conquistou três medalhas: prata com Douglas Vieira e dois bronzes com Walter Carmona e Luís Onmura. Na Coréia do Sul, Aurélio Miguel tornou-se o primeiro campeão olímpico nacional, exemplo seguido por Rogério Sampaio na edição seguinte.

 

"Com quatro medalhas, sendo uma de ouro, superamos todo e qualquer resultado obtido até hoje", completa o dirigente, que não tem dúvidas quanto ao potencial da equipe de atingir a meta. "Hoje, na equipe masculina temos seis categorias com chances de conseguir medalha. Pode não acontecer, mas que a gente tem esta possibilidade é um fato".

 

A confiança não é exagerada. O grupo reúne, entre outros, o bicampeão mundial João Derly, os campeões mundiais Luciano Corrêa e Tiago Camilo, além do medalhista de bronze do último Mundial João Gabriel Schlittler e os medalhistas olímpicos Camilo (prata), Leandro Guilheiro (bronze) e Flávio Canto (bronze).

 

"Não tenho dúvida que esta é a melhor fase da seleção, porque tenho fatos para confirmar", ressalta Wilson, enumerando as conquistas da equipe desde os Jogos Pan-americanos. "No Mundial (em setembro, no Rio de Janeiro), fizemos um resultado para confirmar esta fase".

 

Com a 'fama' construída, os Jogos de Pequim tornam-se um desafio para consolidar a situação. "O que o Brasil precisa agora é de um bom resultado olímpico para se colocar de vez entre os melhores do mundo", completa.

 

Mas para os judocas, antes de pensar em resultado histórico, o desafio é se garantir no grupo que competirá na China, em agosto. As únicas exceções na fila da concorrência são os meio-leves João Derly e Érika Miranda, que garantiram sua titularidade graças ao desempenho nos Jogos Pan-americanos do Rio e no Mundial, em 2007.

 

O caminho para os demais está apenas no começo. Após os treinos em São Paulo, a equipe se divide em dois grupos para participar do Circuito Europeu. A exemplo da temporada passada, o desempenho dos judocas nestas competições definirá o titular da seleção olímpica.

 

O anúncio oficial do número um de cada categoria está previsto para março. Depois disso, é encarar a maratona de compromissos até os Jogos de Pequim. "Vamos ter 132 dias de treinamento da seleção nos próximos oito meses", ressalta Wilson.

 

Depois dos quatro torneios seletivos na Europa, os brasileiros participam do Aberto dos Estados Unidos, do Desafio Brasil-Japão, das Copas do Mundo em Belo Horizonte (MG) e Moscou (Rússia) e do Campeonato Pan-americano, além de treinamentos de campo no Japão e na França, este último juntamente com japoneses, franceses e atletas do Azerbaijão.

 

A equipe feminina cumpre quase a mesma programação, mas após os treinos na Rússia, ainda tem treinamentos na Espanha e na França, antes de seguir para a aclimatação no Japão.



Comente:

Nenhum comentário