Seleção de judô faz últimos treinos no Brasil antes de "peregrinação"





A equipe masculina de judô do Brasil está fazendo seus últimos treinos no país nesta semana antes de definir os sete atletas que disputarão os Jogos de Pequim. Até a próxima sexta-feira, o grupo comandado pelo técnico Luis Shinohara passará por avaliações físicas e sessões técnicas no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Depois, cada um dos 14 atletas na disputa terá mais uma semana para trabalhar individualmente em seu clube.

Segundo o coordenador-técnico da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson, os próprios judocas preferem treinar separadamente. "Essa fase é muito individual. Para nós da CBJ independe, mas cada um quer ganhar do outro", comenta Ney.

Uma parte do time viaja para a Europa no dia 6 de fevereiro para iniciar a bateria de seletivas olímpicas. Os demais atletas partem no dia 20.

Ao todo, serão quatro etapas de Copa do Mundo até março para definir os classificados. Por enquanto, apenas João Derly, campeão pan-americano e mundial, já tem sua vaga assegurada.

A CBJ espera que o time seja definido até o dia 16 de março. Caso alguma categoria tenha empate técnico entre os candidatos, o desempenho no Aberto de Nova York servirá como critério de seleção.

Com sete atletas definidos, a seleção inicia uma "peregrinação" que passa por Belo Horizonte (Copa do Mundo), outra cidade brasileira (desafio Brasil x Japão), Tóquio (aclimatação para o período de treino pré-Olimpíadas), Moscou (mais uma etapa de Copa) e França (torneio amistoso).

A equipe brasileira feminina ainda terá uma passagem por Portugal, na próxima semana, para uma série de treinos antes da seletiva.


Comente:

Nenhum comentário