Brasil e Cuba ameaçam Japão no judô




Quatro anos depois de mostrar sua força com dez medalhas olímpicas, entre elas oito de ouro, o Japão tentará nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 voltar a mostrar sua autoridade no judô, ante a ameaça dos países emergentes, entre os quais se encontram Brasil e Cuba.

No Mundial do Rio de Janeiro-2007 e no anterior do Cairo, mostraram que a hegemonia japonesa está sob ameaça, diante do progresso das nações latino-americanas e de outras como a França e a China, anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2008.

Em Cairo-2005, os japoneses 'apenas' obtiveram três títulos, e dois anos mais tarde, na cidade brasileira, sua atuação não melhorou.

Ainda assim, a equipe japonesa chegará à Pequim como grande favorita e com representantes de grande qualidade, como Ryoko Tamura (-48 kg), que tentará seu terceiro título.

A delegação feminina sofreu uma maior renovação nos últimos anos, mas, ainda assim, continuam as campeãs Auymi Tanimoto (-63 kg) e Masae Ueno (-70 kg).

O grande ausente será Kosei Inoue, vencedor dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e tricampeão mundial, ao ser eliminado nas seletivas e anunciar sua retirada dos tatames.

Os campeões em Atenas, Matatoshi Uschichiba (-66 kg), Maki Tsukada (+78 kg) e Keiji Suzuki, que baixou dos 100 kg, continuam na equipe japonesa.

Na frente deles estarão às equipes do Brasil, impressionante no mundial do Rio (três títulos) e Cuba, apesar da deserção em maio da bicampeã mundial, Yurisel Laborde (-78 kg).

Também terá que seguir muito de perto a China, que se preparou com muita consciência para desempenha um bom papel nos Jogos diante de sua torcida, como judocas como Tong Wen (+78 kg), Liu Xia (-78 kg), Qin Dongya (-70 kg) e Gao Feng (-48 kg).

A França é também uma séria aspirante, com nomes como o Teddy Riner, anunciado como o sucessor do mítico David Douillet.

Todos eles parecem dispostos a acabar com o domínio até agora incontestável do Japão, a grande potência do judô, uma esporte que desde 2003 tem experimentado forte desenvolvimento em várias partes do mundo.



Comente:

Nenhum comentário