O sonho ficou pelo caminho e deu lugar às lágrimas. O brasileiro Tiago Camilo se recompôs da derrota para o sul-coreano Song Dae-Nam na semifinal, lutou de igual para igual com o grego número 1 do mundo, Ilias Iliadis, mas não conseguiu a medalha de bronze no torneio peso-médio (até 90kg) nas Olimpíadas de Londres 2012. Iliadis venceu por um yuko, pontuação mínima do judô, graças a dois shidos (advertências) contra o paulista.
Desta forma, Camilo deixou Londres sem a sonhada medalha, que o tornaria o primeiro judoca da história a conquistar medalhas em três categorias de peso diferentes, após a prata como peso-leve (até 73kg) em Sydney 2000 e o bronze como peso-meio-médio (até 81kg) em Pequim 2008. O paulista segue empatado com Leandro Guilheiro e Aurélio Miguel como maiores medalhistas do judô brasileiro em Olimpíadas, com duas cada.
Camilo iniciou o combate mais agressivo que na semifinal, tentando a primeira entrada, e quase levou um contragolpe de Iliadis. Defendeu bem. A disputa por pegada era acirrada e nenhum dos dois conseguia espaço. O grego marcava as mãos do brasileiro e não o deixava agarrar seu quimono. A primeira metade do duelo passou sem pontuações, nem punições. Com 2m06s restando, Iliadis conseguiu um golpe, mas Camilo conseguiu se ajustar e proteger a queda.
Pouco depois, veio um shido (advertência) contra Camilo, significando que ele teria de ser mais ativo para não sofrer nova punição. Com 35s, porém, veio outro shido, somando um yuko para o grego. Iliadis só levou um shido a 6s do final, e segurou o resultado até o final para sair com o bronze. Insatisfeito com o resultado, o brasileiro não conseguiu impedir as lágrimas de escorrerem. Mesmo esforçando-se para se conter, Camilo deixou a área de luta sozinho, com os olhos claramente marejados.
Nenhum comentário
Postar um comentário