O sonho da medalha inédita para o judoca Luciano Correa terminou no segundo combate. Na manhã desta quinta-feira, o brasiliense, campeão mundial em 2007, acabou derrotado pelo favorito holandês Henk Grol por um wazari, por conta de três punições dadas pela arbitragem, e deixou a Olimpíada de Londres eliminado nas oitavas de final, fase que sequer dá uma vaga à repescagem para o representante nacional da categoria meio-pesado (até 100 kg).
Diante do segundo colocado no ranking mundial, Correa enfrentou muitas dificuldades. O holandês conseguiu encaixar uma pegada perto da gola do brasileiro e manteve uma longa distância, impedindo qualquer iniciativa do brasiliense. Rapidamente, a arbitragem puniu os dois judocas por falta de combatividade.
A partir de então, Grol demonstrou maior atividade no ataque, buscando a entrada primeiro do que o brasileiro. O árbitro central, então, puniu o brasileiro com outro shido, dando ao europeu uma pequena desvantagem de um yuko, com pouco mais da metade do combate desta quinta-feira.
Dificultado pela distância imposta pelo holandês, Correa não conseguiu ser agressivo nos minutos seguintes para buscar, no mínimo, o empate. Com a diferença no marcador, Grol procurou fazer um jogo seguro e defensivo até o final, e ainda acabou beneficiado por mais um shido contra o brasileiro, que sacramentou o wazari e a diferença final. Eliminação de mais um brasileiro no tatame.
O resultado desta quinta-feira registrou o segundo revés de Correa para Grol em uma competição de alto nível. Há quatro anos, na Olimpíada de Pequim, o brasileiro acabou derrotado pelo holandês ainda na primeira rodada da competição. Na China, o lutador europeu terminou o evento com a medalha de bronze.
Campanha
Luciano Correa não teve dificuldades para avançar às oitavas de final. O judoca brasileiro passou com facilidade pelo lutador Oumar Kone. Dominante desde o início do combate, o brasiliense triunfou por ippon (fruto de uma finalização) e obteve o resultado positivo logo em sua estreia na Olimpíada de Londres.
Diante de um adversário com um ranking inexpressivo, Luciano Correa se impôs desde o início do combate. Agressivo e tecnicamente superior ao rival, o brasileiro rapidamente forçou duas punições para o africano, abrindo um yuko de vantagem. Com tranquilidade, o brasiliense encaixou um kuzure-kesa-gatame e finalizou o adversário, confirmando o favoritismo no primeiro combate do dia.
Nenhum comentário
Postar um comentário