Brasil ganha mais dois ouros no judô





O Brasil conquistou duas medalhas de ouro no segundo dia da etapa brasileira da Copa do Mundo, em Belo Horizonte. Depois das três na estréia, o país encerrou o domingo com vitórias da jovem Mayra Aguiar, de apenas 16 anos (na categoria até 70kg), e de Hugo Pessanha (-90kg). Mayra levou a medalha ao derrotar na final a compatriota Manoela Inocêncio.

- O judô me fez ter outra vida, muito diferente de uma pessoa da minha idade, mas as medalhas compensam. Meu foco é o ouro olímpico e vou em busca disso. Mas estou tranquila, pois se não for desta vez ainda tenho uma estrada muito grande pela frente - diz Mayra.

Fora das Olimpíadas de Pequim, Hugo sonha, depois dos Jogos, entrar na seleção brasileira e lutar por uma vaga em Londres-2012.

- Essa medalha é uma esperança renovada. Sempre que olhar para ela, vou lembrar que posso ser campeão de novo - diz.
 

Na luta mais esperada da noite de domingo, Guilherme Luna e o italiano Giuseppe Maddaloni se enfrentaram na final da categoria até 81kg. O brasileiro dominou a luta até os últimos instantes, quando o italiano conseguiu o empate e levou a luta ao 'golden score'. No tudo ou nada, Giuseppe Maddaloni levou a melhor.

Em seguida, Victor Penalber (até 73kg) teve a chance de conquistar o segundo ouro do Brasil no dia. Lutando contra o experiente francês Benjamin Darbelet, ele começou bem na luta, conseguiu um koka, mas, faltando poucos minutos para o fim, foi vencido por um ippon. Assim, o brasileiro ficou em segundo lugar.

 Outras chances de ouro

Ketleyn Quadros também ficou perto do lugar mais alto do pódio, mas levou a medalha de prata na categoria leve. Ela foi derrotada pela portuguesa Joanna Ramos, que estava atrás no placar, perdendo por um wazari, quando conseguiu uma imobilização e um ippon nos instantes finais da luta. 

Com uma vitória por wazari em sua última luta no sitema de todos contra todos, no qual foi disputada a categoria até 90kg, Eduardo Santos não ficou satisfeito com a medalha de prata. O títular da equipe olímpica brasilera disse que ainda se recupera de uma lesão sofrida no cotovelo:

- Vim debilitado pois não tive condições de treinar o suficiente. Só tive a liberação para lutar na última quarta-feira. Isso prejudicou muito. Tive dificuldade de pegar ritmo, o que me deixou desistimulado.

 Medalhas de bronze para o Brasil

Com um ippon por imolização, Danielli Yuri venceu a também brasileira Larissa Trindade e ficou com a medalha de bronze na categoria até 63kg. Camila Minakawa também conseguiu a bronze com um ippon na colombiana Madeleine Chocanta. Marcelo Contini, da categoria até 73kg, triunfou por yuko contra o uruguaio Leandro Vaz e, com o resultado, garantiu mais um bronze para o Brasil.

- Tive que me superar para conquistar esta medalha. Estou feliz com o bronze - diz Danielli Yuri.

 

 Mais brasileiros no tatame em Belo Horizonte
Divulgação
Divulgação
João Gabriel é esperança de medalha

Nesta segunda-feira serão disputadas as últimas categorias na Copa do Mundo do Brasil: -48kg, -52kg, -100kg e +100kg. No masculino, a promessa é de muita emoção, já que estarão no tatame medalhistas olímpicos e mundiais.

Pelo Brasil, o destaque é o campeão mundial Luciano Correa (-100kg) e João Gabriel Schlittler (+100kg, bronze no Mundial 2007).

Entre os estrangeiros as atenções estão voltadas para o campeão mundial 2007, o francês Teddy Rinner (+100kg), e seu compatriota Pierre Robin (+100kg, bronze no Mundial 2005). Ainda no pesado, o atual vice-campeão europeu, o italiano Paolo Bianchessi, vai competir também.

Já no meio-pesado, o campeão mundial 2001 e bronze olímpico 2000, Frederic Demontfaucon, deverá ser o principal adversário do Brasil, junto com o também francês Christophe Humbert.

 Todos os brasileiros em ação nesta segunda 

+100kg: João Gabriel Schlittler, Walter Santos, Rafael Silva e Luiz Carmo
-100kg: Luciano Correa, Leonardo Leite, Leandro Gonçalves e Marcos Lima
-48kg: Sarah Menezes, Andressa Fernandes, Isabelle Lima e Cristiane Pereira
-52kg: Érika Miranda, Raquel Silva, Giulia Penalber



Comente:

Nenhum comentário