Brasil participa de Mundial de Judô de Equipes




A Seleção Brasileira Masculina de Judô embarcou no início desta semana rumo a China. O destino dos atletas é o Campeonato Mundial de Equipes, que será realizado neste sábado (17) e domingo (18), e também o Evento Teste para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que termina nesta sexta-feira (16).

A equipe que defenderá o País no Mundial são Charles Chibana (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Pedro Guedes e Victor Penalber (-73kg), Tiago Camilo (campeão mundial neste ano e eleito o melhor judoca do mundo) e Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (campeão mundial em 2007) e Leonardo Leite (-100kg), e João Gabriel Schilittler (+100kg) - bronze no Mundial do Rio neste ano. A Seleção Feminina não se classificou para o Mundial.

A principal ausência no grupo é o bicampeão mundial dos meio-leves João Derly, que sofreu uma lesão no ombro esquerdo e foi cortado oficialmente da seleção na última sexta-feira (9). O judoca também não participará da Copa Jigoro Kano, em dezembro, no Japão. Leandro Cunha será o substituto na China.

Em uma situação oposta a Derly, Flávio Canto retorna aos tatames na competição da Ásia. Medalhista olímpico em 2004, o judoca foi convocado na mesma categoria do campeão mundial Tiago Camilo depois de se recuperar de uma contusão no cotovelo sofrida na semifinal do Pan no Rio, em julho. Hugo Pessanha, que se machucou antes do Pan, também está de volta. Em sua primeira competição após a cirurgia no joelho, o judoca ficou com o bronze no Mundial Militar, em outubro.

Evento teste
Além de Leandro Cunha e Tiago Camilo, Érika Miranda (-52kg) e Danielle Yuri (-63kg) competem no Evento Teste, que ocorrerá no mesmo ginásio onde serão realizadas as disputas da modalidade nas Olimpíadas. Como o próprio nome diz, o objetivo desta competição é testar a estrutura montada, juntamente com o protocolo oficial.

"Além de testarmos e conhecermos os espaços que serão utilizados para as Olimpíadas, o Evento Teste vai ser muito importante também para pegar ritmo de competição. Provavelmente teremos várias chinesas fortes pela frente", comenta Danielle, 23 anos, que treina no AD São Caetano.

Depois do campeonato, Danielle Yuri irá para o Japão ficar com a família até o fim do ano, quando também participará da Copa Jigoro Kano. Para o próximo ano, a meta da judoca é treinar pesado para participar do Circuito Europeu, que será no fim de fevereiro, ainda sem local confirmado. "Este com certeza será um campeonato disputado, pois começa a definir quem irá para as Olimpíadas, que é um sonho para qualquer atleta", completa a brasileira. (Colaborou Aline Bosio)



Comente:

Nenhum comentário